quarta-feira, 15 de maio de 2013

LIÇÕES DA VIDA DE GEAZI IV

6. Usou o nome do Senhor em vão. Em êxodo 20:7, o Senhor dá claro mandamento sobre esta questão, do uso do nome do Senhor. Até hoje um judeu ao ler a Bíblia, quando enxerga escrito a palavra Deus, ele pronuncia “Senhor”. Ele não se atreve a dizer, a mencionar o nome de Deus. Sempre o diz: Senhor. Os americanos crentes jamais usam a expressão: “my God”. Esta expressão não é usada pelos crentes americanos. Ele usam: “my gosh”. Para, desta forma, não usar o nome do Senhor em vão. Já ouvi cristãos, em estados alterados, usarem expresses como (o Senhor me perdoe por escreve-las aqui): “meu Deus do Céu, que inferno!” Ou pior ainda: “meu Deus, que diabo!”. Creio que o Senhor se vingará destas palavras proferidas por nossos lábios. Que a tenaz do altar possa ser trazida, pelos anjos, e queimar as palavras vãs e impuras de nossos lábios. Purifica-nos Senhor!!!
7. Manipulação de pessoas. Aqui a coisa pega feio. Creio que é preciso um exame constante e criterioso de nossas vidas quando elogiamos pessoas, quando exaltamos virtudes dos outros, quando reconhecemos valor em nossos amigos. O que, DE VERDADE, está por traz de nossos elogios e reconhecimentos? Será que não estamos, em nenhum momento, desejando “usar” estas pessoas, com a finalidade de alcançarmos algum objetivo secreto? Outro dia eu estava numa cerimônia fúnebre em minha igreja. Um irmão idoso falecera. Era rico. Família rica. De-repente um pensamento passou por minha cabeça: “bem que a viúva poderia doar o carro do defunto pra mim, pois estou precisando tanto de um carro. Defunto não dirige e eu não tenho medo de fantasmas”. Viu meus “racionalismos” falsos aí? Sabe de uma coisa? Me levantei e abandonei a cerimônia. Fui para casa! Sabe por que? Porque Lutero disse uma vez: “não podemos impedir que pássaros voem sobre nossa cabeça, mas podemos impedi-los de fazerem ninhos!”. Hoje, este assunto, graças a Deus, virou piada. Sempre que a conto, me serve de alerta para EXAMINAR, muito criteriosamente, minhas motivações secretas! Deus dá-nos livre-arbítrio. Satanás nos manipula. O que liberta vidas vem do Espírito Santo. O que manipula pessoas, também sei de onde é! De onde é você? De onde? Confessa e sai daí agora, em nome de Jesus!!!
8. Dificuldade em ser o segundo; rebelião. O Reverendo Jeremias Pereira, em seu sermão sobre Geazi, menciona a dificuldade do mesmo ser o “segundo”. Isto é fato. Quero me atrever a dizer que a dificuldade em ser o segundo tem um nome: REBELIÃO. Na verdade, para mim, aí está a RAIZ de todos os problemas de Geazi: a REBELIÃO de sua alma. A “PORTA ABERTA” por onde entraram todas as outras “lepras secretas, escondidas em lugares secretos”, em sua alma. Fosse ele um SERVO, de corpo e alma, mesmo diante de compulsões e cobiças, as poderia frear (e quem sabe as confessar muito cedo em seu relacionamento com Eliseu), impedindo, a si mesmo, de cometer os pecados que cometeu: pré-conceitos raciais, nacionalismo extremado, compulsão, cobiça, mentira, manipulação, mais mentiras, usar o nome do Senhor em vão, não aproveitar as oportunidades de arrependimento, etc, etc. Rebelião significa INCAPACIDADE DE SUBMETER-SE ao líder; seja quem for o líder. A rebelião instalada na alma de Geazi, o fez ir além de seu senhor Eliseu, porquanto em seu interior, ELE MESMO era seu MAIOR senhor. Deus, ME PARECE, não aceita a rebelião em Seu arraial. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. 1 Samuel 15:23. Como feiticeiros habitariam impunes nos santos lugares da presença do Senhor? Já no caso de Miriã, o Senhor a cobriu de lepra por se rebelar conta o líder Moisés. Agora seria a vez de Geazi. Também sob a liderança de Moisés, milhares de rebeldes foram engolidos, literalmente, pelo abismo, quando se rebelaram contra o ungido do Senhor. Tudo indica que o Senhor trata, com EXTREMO VIGOR E RAPIDEZ, o rebelde. Uma vez uma jovem disse: “você pode me mandar ficar de joelhos, que eu obedeço, mas em meu coração eu permanecerei em pé”. Que pena! Deus não é como o homem, que vê a aparência. O Senhor vê; SEMPRE VÊ, o coração. E por seu coração o avaliará e o julgará!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário