quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CASAS ONDE O SENHOR JESUS ENTROU -

CASAS ONDE O SENHOR JESUS ENTROU - Apoc. 3:20

Estamos iniciando uma “jornada” em nossa Igreja, onde estudaremos passagens da Bíbli
a, que contam as histórias das visitações de Jesus em CASAS. É impressionante notar que a entrada de Jesus Cristo nas casas humanas, sempre provocou manifestações que IMPRESSIONARAM as pessoas que viviam naquelas casas.
Uma casa, onde se percebe a presença de Jesus Cristo, é uma casa MARCADA pelos milagres e intervenções sobrenaturais do nosso Senhor.
Vamos vislumbrar algumas das casas por onde o Senhor passou e os milagres ocorridos lá. Vamos perceber que a presença do Senhor Jesus naquelas casas, MUDOU a vida dos que ali habitavam para sempre.
Vamos também, pensar, lembrar e analisar, nossas próprias casas, nossos lares, à luz destes textos da Bíblia e ver quais destas visitações de Jesus carece nossa família. Vamos lá?

PRIMEIRA CASA (Lucas 7:36-50): A Casa de Simão, o Doutor da Lei. Vamos perceber que o Senhor Jesus entrou nesta casa, para PERDOAR PECADOS. Era comum naqueles tempos, sempre e quando os doutores da Lei iam se reunir para comer e discutir teologia, abrirem os portões de suas casas, de maneira que as pessoas pudessem ter acesso até uma espécie de grande sala de portas abertas no meio do pátio interno da propriedade. Assim sendo, como nas suas casas os portões ficavam abertos, as pessoas da rua podiam entrar e ficarem à porta daquela grande sala, onde estavam reclinados os doutores da Lei. Eles discutiam as questões teológicas e o povão ficava ali escutando. Jesus havia sido convidado por um doutor da Lei chamado Levi, para ir à casa dele. Quando todos estavam reclinados à mesa, uma das pessoas que estava ali era uma prostituta. Ela lavava os pés de Jesus com lágrimas e os enxugava com seus cabelos. O doutor da Lei ficou “injuriado” com a cena. Ali na casa do “DOUTOR” da Lei, Jesus entrara para PERDOAR PECADOS. Jesus ensinaria que quanto maior o pecado, maior seria o perdão de Deus e, tão grande como o perdão, seria a gratidão e a devoção a Deus pelo perdoado. Só o doutor da Lei não havia percebido quantos pecados próprios poderiam ser perdoados. Quando estudarmos este texto, vamos aprender as outras tantas lindas e ricas lições de Jesus dentro daquela casa. Espero que você não seja uma daquelas pessoas que perdem a chance de receber perdão, com Jesus em casa, porque acredita que os vizinhos são mais pecadores do que você....

SEGUNDA CASA ( ): Casa nenhuma. Não havia lugar para José, Maria e o menino que estava para nascer. Quando Deus deseja cumprir uma promessa, Ele move montanhas e vales, move mares, lagos e rios. Ele move pessoas grandes e pequenas, pobres e ricos, plebeus, reis a rainhas. Quando Deus deseja realizar Seus planos e promessas, Ele move o que e quem Ele deseja, não se importando com o custo de Suas Ações. Quando Deus deseja realizar Seus planos ou, cumprir Suas promessas, Ele pode NOS mover, mover VOCÊ, custe o que custar para nós. Ele fez assim, nos dias do nascimento de Jesus. As profecias contavam do nascimento do Messias na cidade de Belém. Mas Jose e Maria, viviam em outro lugar. Então, Deus coloca no coração do Imperador a iniciativa de realizar um senso...Isto provocou a maior movimentação de meios de transporte, compra de passagens, reservas em hotéis da História daqueles tempos. Estradas congestionadas. Portos abarrotados de pessoas e cargas. Caravanas pelos desertos e estradas. Supermercados lotados com pessoas comprando provisões para suas viagens. Milhares de cavalos e carroças foram alugadas. Milhares de hotéis, estalagens, alojamentos, hospedarias e quartos em casas comuns, foram alugados. Que movimentação impressionante. O comercio se alegrou. Policiamento reforçado em todas as estradas e cidades do império. Por que tudo isto? Porque Deus queria mover José e Maria de lugar, Ele moveu o mundo inteiro daquela época!!! Lá se vai José e Maria. Acho que José pensou: Ela estava gráaaavidaaaa!!!!!! Será que este imperador não sabe disto? Meu Deus, uma viagem com esta barrigona? Sacolejando? Num burrinho “furreca” e sem conforto?”. Lá se foram eles. Era a lei. Deveriam ir a Belém prestar informações aos recenseador de plantão. Não importava o custo, a promessa do Senhor iria se cumprir!!! Mas, quando chegaram a Belém não encontraram vaga em lugar nenhum, em CASA DENHUMA, pois tudo já estava tomado de viajantes. Maria, desesperada, fala (bem eu acho que ela falou...) a José: “Meu bem, você nem para planejar a viagem, fazer reservas pela internet...meu amor e agora..???”. Incrível! Pode imaginar que Deus que mexe com tudo e com todos, no momento do Seu filho nascer, MAS não força a entrada dEle em nenhum lugar? (“Eis que estou à porta e bato...”... lembra?). Em nenhuma casa, hospedagem, estalagem, hotel ou casa havia lugar para Jesus. A opção de José foi ir pra dentro de um estábulo. Nem quero pensar na cara da Maria. Ela deve ter ficado uma “arara” de raiva do José... “Eita marido sem jeito pra nada...”. A Bíblia não fala, mas acredito fortemente que quando deixaram Belém de volta a Nazaré, José levou o menino Jesus sem cadeirinha no banco de traz do jegue... Será que neste Natal, o Senhor Jesus teria um espacinho em sua casa? Duas mulheres estavam no restaurante comemorando. Estavam alegres, falando alto, rindo muito. O garçom não agüentou e perguntou: “Estão comemorando algo?”. Uma delas respondeu que sim e explicou: “Estamos comemorando o aniversário de meu filho de dois anos”. Então o garçom perguntou: “mas onde está o garotinho?”. A mãe imediatamente respondeu: “Você está louco? Se o garoto estivesse aqui não haveria a comemoração que desejávamos. Ele tomaria toda a atenção e a festa seria só dele...”. Espantado? Pois é assim que fazemos, ano apos ano. No Natal comemoramos o aniversário de Jesus sem a presença dEle... O que seria diferente em nossa CASA se Jesus fosse convidado não só para o Natal, mas também para o ano inteiro?

TERCEIRA CASA (Marcos 1:30-31): Casa de Pedro. Por que Jesus deixou a Sinagoga? Por que Jesus foi a casa de Pedro? Quando ele chega à casa de Pedro, encontra a sogra do futuro Apostolo tomada de febre. Ele à cura e, a Bíblia diz que, imediatamente começou a servi-los. A Bíblia não diz que ela começou a servir somente a Jesus, mas começou a servir todos que estavam na casa. Por que será? Quais são os sinais identificadores na vida de uma pessoa visitada pelo Senhor. Quais são as marcas na vida de uma pessoa cuja casa foi visitada pelo Senhor? Qual seria o PROPÓSITO do Senhor ao oferecer cura? Sabemos que a febre pode ser um sinal de alguma infecção. A febre embora seja uma amiga, nos avisando que há algo errado dentro de nós; uma amiga de informa existir alguma bactéria que precisa ser eliminada; também pode, a amiga febre, nos tirar as forças, nos tirar o ânimo e nos manter travados numa cama; pode até mesmo nos matar. Quando estudarmos esta passagem, alem de termos todas estas perguntas respondidas, aprenderemos sobre as causas da febre; as conseqüências da febre. Aprenderemos porque o Senhor deseja eliminar as causas e sintomas que paralisam nossa existência. Mas, acima de tudo aprenderemos sobre a motivação correta na busca de milagres do Senhor.

QUARTA CASA: (Lucas 8:49-55): Casa de Jairo. Jesus é convidado para ir a uma casa, onde uma menina esta a beira da morte. Parece que há casas onde já faz tempo que a ‘vida”se foi de lá! Casas onde imperam o clima fúnebre que celebra a morte dos relacionamentos conjugais e familiares. Casas onde reinam as tristes cores da perda, da separação e da morte. Pessoas que caminham arrastando os pés, numa marcha desesperadamente depressiva. Antes pessoas em um lar feliz, que agora mais se parecem a estranhos seres parecidos com gente. Faz tempo que a “vida”se esvaiu de seu lar. Faz tempo que seu lar tornou-se somente numa casa? Quem morreu para quem aí neste lugar onde você tenta sobreviver? Sua casa, pra quem passa na rua, é bonita por fora? Mas, pra quem se atreve a entrar, percebe que por dentro há um forte cheiro da putrefação da família? Cristo nos ensinará, nesta passagens, que Ele irá à sua casa, se você O convidar. Vai nos ensinar que Ele não está perdendo tempo enquanto atende e socorre doentes pelas ruas. Ensinará que, mesmo quando seus amigos lhe disserem para “dispensar” o Mestre, pois o objeto de seu amor já morreu, ainda Ele pode ressuscitar, trazer de volta à vida aquele (a) ou aquilo que todos dizem: morreu. Jesus quando é convidado a vir, pode ensinar que os “impossíveis do homens são os Possíveis para Deus. A questão é: Você só se encontra com Jesus aos Domingos e o deixa lá no templo? Depois vive sua vida completamente divorciado da fé? Sua devoção dominical, não interfere em nada na sua vida semanal? Se Jesus entrar em sua casa agora, Ele o reconheceria? Você é a mesma pessoa em casa que você é no Domingo lá no templo, com esta roupa especial e esta bíblia enorme?

QUINTA CASA (João 2:1-11): Casa em Caná . Nesta casa estava acontecendo um casamento. A realização das bodas de um casal, certamente conhecido da família de Jesus de Nazaré. Naquela casa, naquele casamento Jesus entrou para levar ALEGRIA. Ele entrou para renovar as paixões do casal e de todos os convidados. Quais seriam os segredos de um casamento bem sucedido? Como fazer para o casamento não cair na mesmice, na rotina? Você já convidou Jesus para seu casamento? Não? Ou só O convida em tempos difíceis? Ou O convida em tempos difíceis e em tempos bons? Ou, melhor ainda, você O convida para ser um convidado de honra ou para ser o dono do seu casamento?
Você já aprendeu a levar todos os seu problemas para Jesus? Note: levar os problemas PARA Jesus. Não leve para os outros, senão à Jesus! Note também: levar os PROBLEMAS para Jesus. Não tente dar idéia a Jesus. Apenas lhe apresente os problemas. Deixe as soluções por conta dEle. Ou os está levando à senhora mãe de Jesus? Perceberemos que ela mesmo aponta a direção correta para quem ora na busca de milagres e soluções de problemas. Ela dá a dica: “obedeçam tudo que Ele lhes ordenar!”. Pra que insistir em falar com ela? Ainda mais depois que ela morreu. Os que tem coragem de obedecer TODAS as orientações de Jesus, receberão a benção da renovação do “vinho do casamento”. Como vai o “vinho” do seu casamento? Virou água? Virou vinagre intragável? Será que não está na hora, mais que na hora, de convidar Jesus para este casamento? 32 anos depois de nossa “lua de mel”, nosso vinho ainda tem sido melhor hoje do que o foi ontem. E te digo ainda que, Lucinha e eu sabemos que o vinho de amanha será ainda melhor do que o foi hoje. Tem gente que casa na Igreja, na presença de Jesus. Mas nem mesmo para a festa O convidam. Convidá-lo pra viver lá em casa então? Ihhh piorou! Nem pensar. Pois PENSE!

SEXTA CASA (Lucas 19:9): Casa de Zaqueu. Jesus entra naquela casa, para mostrar que não há pessoas “pequenas”, “insignificantes” ou indignas de receberem a salvação. Naquela visita o Senhor Jesus nos ensina quais são os sinais evidentes na vida de quem deseja receber o Salvador. Quais são os sinais de arrependimento daquele que recebeu a salvação e quais são os critérios de Deus para nos tornarmos filhos de Deus. Talvez venhamos a descobrir que os critérios de Deus sejam bem diferentes dos da nossa religião. Seu eu fosse você pararia de dizer quem pode ou não pode ser salvo. Quem decide o critério pelo qual uma pessoa pode se tornar filho de Deus é Deus, ta? Quando estudarmos este texto, aprenderemos todas estas abençoadoras e consoladoras lições da visita de Jesus.

SÉTIMA CASA (Lucas 10:38-42): Casa em Betânia. Jesus entra nesta casa, para nos ensinar que Ele deseja ser um amigo chegado. Que Ele valoriza muito o serviço. Pois foi servido por mulheres. Foi servido pela sogra de Pedro. Mas, percebera que algumas pessoas, como Marta, dão valor demasiado ao que não tem muito valor. Jesus é contra o trabalho? Jesus não gosta das irmãs que fazem tanto em casa ou na Igreja? Quais serão as lições do Senhor Jesus nesta visita à casa de Marta e Maria? Jesus tem um tempo prioritário, cotidiano em sua vida? Ou os afazeres e compromissos da vida, lhe estão impedindo de usufruir da presença dEle lá em sua casa? Não é interessante como tem gente que corre para tudo que é Igreja, com fama de milagreira, na busca do Jesus que elas mesmas deixaram lá em casa sozinho? Qual seria o ensino de Jesus? Qual seria a nossa escala de prioridades na vida? Você sabia que Lutero orava duas horas todas as manhãs. Mas quando seu dia estava cheio de tarefas a fazer, então ele orava uma hora a mais? Se seu artista preferido chegasse em sua casa, o que você faria para estar um tempinho com ele, antes de sair correndo para os “afazeres” da vida? Suas escolhas são só suas. Mas as conseqüências de suas escolhas poderão afetar mais pessoas do que só você!

OITAVA CASA (Lucas 24:29-32): Casa em Emaús. O Senhor Jesus “pega carona” na estrada para Emaús, com dois discípulos decepcionados com Deus. A decepção era tanta, que desistiram de tudo e voltaram à rotina de uma vida sem esperanças. Quais seriam as causas da desistência? Por que será nos decepcionamos? Será que nossa expectativa a respeito de Deus é real ou é fruto da nossa teologia fantasiada de nossa cultura, religiosidade e circunstancias? O Messias esperado pelos dois amigos de Emaús, seria mesmo um general invencível, que libertaria os judeus do imperialismo romano? Os judeus esperam um Messias alicerçado em suas necessidades econômicas, políticas e bélicas, ou um Messias que ama todas as nações? Parece que o Messias esperado pelos dois amigos de Emaús mais se parecia a uma versão dos tempos antigos do Mel Gibson no filme “Coração Valente”!!! Não é interessante que sempre quando nossas expectativas tem muito mais a ver com nossas necessidades e pouco ou nada a ver com as revelações de Deus em Sua Santa palavra, acabamos por nos frustrar e, em vez de reconhecer nosso erro de interpretação, decidimos desistir de Deus? Não foi assim com Naamã, que tinha uma idéia de como é que Deus “tem que” agir e, porque as coisas não funcionaram de acordo com sua “visão” teológica do jeitão de Deus, acabou desistindo da cura? Não fossem seus soldados, Naamã teria retornado à Síria com sua enfermidade. Jesus, anda ao seu lado em todas as ruas, becos e esquinas de sua vida. Mas parece que só entra em sua casa, quando você o convida. Porque os dois amigos de Emaús convidaram Jesus para entrar, tiveram seus olhos ABERTOS ao Cristo ressurreto. E, olha que no caminho Jesus bem que tentou lhes falar. Mas as vozes dos caminhos somadas as vozes de um coração frustrado e entristecido falavam mais e mais alto, afogando a voz do Senhor nas calçadas agitadas da vida lá fora. Quando o Senhor entrou e tomou o pão, eles O viram!!! Eles o viram através de simples gesto de partir um pão. Jesus pode abrir nossos olhos, quando cansados, desanimados, frustrados e abatidos; quando já desistimos do mais emocionante projeto de vida: seguir a Jesus! Olhos, abertos, reanimados retornaram ao mais importante projeto de suas vidas. Seguir o Messias de Israel!!!

NONA CASA (João 20:26-29): Casa de Seus Amigos. Jesus entra nesta casa sem ser convidado, porque Ele já havia sido convidado anteriormente. Ali, aparentemente, tiveram a última ceia juntos, antes da crucificação. Ali já era Sua casa. Jesus entrou naquela casa que estava tomada pelo medo da perseguição violenta que poderia se dar a qualquer momento. Uma casa cheia de pessoas cheia de dúvidas. Todavia, era um medo real. De fato, depois de terem crucificado o Mestre, os seus seguidores seriam os próximos. Era uma dúvida honesta. Embora gerada por uma compreensão teológica errônea, era uma dúvida honesta. Era uma casa onde todos tinham uma pergunta e ninguém tinha a resposta. “E AGORA?”. E, o mais impressionante é que diante da aparição de Jesus, seus discípulos ainda analisam as circunstancias por um prisma teológico equivocado. “Será hoje que o Senhor devolverá o reino a Israel?”. Em outras palavras: Será hoje que expulsaremos os romanos de Israel e nos tornaremos a maior potencia da Terra outra vez? Os discípulos estão cheios de medo e dúvidas. Jesus aparece para lhes restaurar a fé, dirimir suas Duvidas e os convidar a serem parceiros do Senhor, na maior empreitada de um ser-humano: Ser embaixador de Cristo à todas as nações da Terra. Mas, os discípulos começam a pensar somente em sua raça e ver o Messias como um grande general de exército que os lideraria na expulsão do opressor e na conquista bélica das nações ao redor de Israel, numa espécie de re-edição do Imperador David. Quais sãos as dúvidas de seu coração? Se forem verdadeiras e sinceras, o Messias entrará na sua casa, caso você O convide, e Ele mesmo saneará sua mente, aquietará seu coração e iluminará sua alma.

Então, diante de tudo isto, lembremos que se Jesus é CONVIDADO para nossa casa, Ele poderá lá dentro e de lá de dentro, fazer o que pode sempre fazer: Perdoar Pecados; Trazer Salvação; Curar Enfermidades; Ressuscitar Mortos; Trazer Alegria; Mostrar-se Amigo Intimo; Abrir os Olhos do Triste e Desanimado; Fortalecee a Fé.

De quais milagres precisamos em nossa Casa? Quais atitudes devemos ter, com o fim de alcançarmos tais milagres?

Vamos! Apresse-se! Não perca a sua chance!!! CONVIDE JESUS para morar e ser o dono de sua CASA!!! Lembra-se da canção do Regis Danesi? “Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com as minhas estruturas, sara todas as feridas...?”. Pense nisto. Deus os abençoe. Nassiffão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário