domingo, 13 de janeiro de 2013

CASAS QUE JESUS ENTROU

NIVALDO NASSIFF

II- O MOVIMENTO DE JESUS


Depois, então, de lermos os textos podemos perceber um certo movimento, que talvez possamos descrever da seguinte maneira: 
O Senhor Jesus Logo depois de ser batizado, vai ao deserto e permanence alí por 40 dias. Foi tentando por Satanás durante aqueles dias. Quando retorna de seu periodo de retiro, sabe que João Batista havia sido encarcerado, Jesus decide deixar Nazaré e vai para morar em Cafarnaun, aldéia à beira-mar. O Evangelista Mateus vê este gesto não como uma fuga de Jesus, mas como o cumprimento da profecia de Isaias 9:-12. Não se pode saber se Jesus estava morando já neste tempo na casa de Pedro.. O texto Bíblico segue dizendo que Jesus quando chega àquela região, logo chama Pedro, Tiago e João. Em seguida, o Senhor prega em toda a região da Galiléia. O texto Bíblico usa uma expressão muito interessante: “Jesus pregava o evangelho do reino e curava toda sorte de doenças…enfermidades, tormentos e endemoninhados, lunáticos e paralíticos… Que lista interessante, não é mesmo? Mas o mais interessante é o uso da conjução “E”. Jesus pregava o evangelho E curava….Significa isto: Pregava o Evangelho, ISTO É, curava, sarava, libertava…. Curar, sarar, aliviar, trazer pessoas da loucura à normalidade, libertar pessoas de demônios é PREGAR O EVANGELHO. Em seguida, depois de ver numerosas multidões seguindo-O, subiu ao monte e pregou um dos mais espetaculares sermões da História: O “Sermão da Montanha: Depois, ao descer da montanha, Jesus cura um leproso e cura um criado de um militar romano, cuja fé impressionou o Senhor Jesus. Então, seguem para a Sinagoga de Cafarnaun. Alí, o Senhor expulsou o demônio de um homem que estava entre eles na Sinangoga. Quando termina o “service” na Sinagoga, Jesus, Pedro, Tiago, João e André foram à casa de Pedro. Lá estava sua sogra enferma, com uma febre…Marcos mensiona que eles falaram a Jesus a respeito dela. Lucas menciona que rogaram-lhe por ela e que o Senhor a tomou pela mão, repreendeu a febre , a ajudou se levantar e a curou completamente. Em seguida a sogra de Pedro passou a servi-loS. Não só a Jesus, mas a todos na casa. Então, no final do dia, ao entardecer, toda a cidade estava reunida à porta da casa de Pedro. Novamente, o Senhor cura muitos, toda sorte de enfermidades e liberta pessoas de demônios….
Tudo indica que em uma casa com a presença do Senhor, há curas internas para que estejam capacitados para servir os que precisam de cura à porta. Parece que casas curadas são tremendos atrativos para pessoas enfermas e endemoninhadas da vizinhança.
Tempos depois, o Senhor condenaria a cidade por sua incredulidade (lucas 10:13-16). Parece que o Senhor esta ensinando que quanto maior o privilégio – ver tantos milagres e ver Jesus – maior sera a responsabilidade e maior sera o juizo….

III- LIÇOES DESTA HISTÓRIA
Assim, sendo vamos tentar encontrar as lições desta história. As lições desta visita do Senhor Jesus à casa de Pedro. Vamos lá? 
1. DOENÇAS PODEM CHEGAR À CASA DE QUALQUER PESSOA. Cuidado com o primeiro grande engano, que é: quem é crente não sofre e nem passa por problemas. Vida em abundância, pode significar o enfrentamento de circunstancias muito difíceis na vida e não a ausência de lutas e dificuldades. E, se o Senhor Jesus vivia emprestado na casa de Pedro, podemos também alegar que, mesmo em casas onde o Senhor Jesus habita, as doenças podem entrar. A questão não é transformar Jesus em um “amuleto” da sorte e da proteção. A questão é ter Jesus em casa, caso a enfermidade ou o ataque, ou o enfretamento difícil invadirem o lar. Infelizmente há gente que ensina que Jesus é a garantia da absoluta imunidade. Enquanto Ele disse que no mundo teríamos aflições….

Nenhum comentário:

Postar um comentário