sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

AUSÊNCIA DE VALORES


AUSÊNCIA DE VALORES
Valores são normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc. Dic. Aurélio. A sociedade necessita de valores que vão nortear a sua vivência em comunidade. Muito se fala em valores que eram observados, mas hoje nem são lembrados. A decadência da família é uma realidade. A ausência de valores provoca na família rupturas que dificilmente serão consertadas, pois no seu desenvolvimento pai, mãe e filhos vão adquirindo certos procedimentos que, com o passar do tempo, transformam em estilo de vida.
"A Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social." - THIAGO FIRMINO SILVANO - Acadêmico do Curso de Direito da UNISUL.
Como podemos definir a ética cristã? É um conjunto de v...
alores extraído da Palavra de Deus que deve determinar o comportamento do crente, garantindo o bom testemunho do filho de Deus. Há aqueles que definem a ética como teórica e a moral como prática. Então, a nossa ética cristã é mostrada através do nosso comportamento visto na prática.
É na Palavra de Deus que encontramos os valores éticos que vão determinar nosso comportamento no lar. O nosso código de ética é a Palavra de Deus. Trata-se de um código completo e, por isso, não há nada que não esteja nele para determinar de como nossas famílias devem viver e, principalmente, desenvolver o caráter cristão dos filhos. São valores eternos e divinamente inspirados para fazer das nossas famílias lares que espelham o caráter de Cristo. A ausência desses valores levarão os lares ao caos. Me encanta demais o texto: Para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos (valores) que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. Dt 6.2.
Os valores eternos se constituem em valores que devem ser guardados como tesouros que enriquecem nossos lares. Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado. Sl 119.127

Nenhum comentário:

Postar um comentário