domingo, 2 de novembro de 2014

DIETA DETOX

Conhecida por ter muitos adeptos famosos, a dieta detox além de desintoxicar o organismo, ajuda a emagrecer. 

Conheça todos os seus benefícios e cardápio completo.

Apesar da expectativa de vida ter aumentado a nossa população sofre com outros tipos de doenças que há anos não matavam tanto. O depósito de gordura nas artérias, as elevadas taxas de açúcar no sangue e as modificações genéticas que produzem câncer são os grandes males do nosso século. Se você observar bem, todas essas doenças são consequência dos alimentos que ingerimos. Até mesmo o câncer, pois sabe-se hoje que fatores externos do ambiente podem desencadear o fator que modifica a estrutura do nosso DNA, provocando doenças.
Dieta detox
Também existem os indivíduos que vivem entrando e saindo de dietas a fim de perder peso, mas os esforços parecem em vão. Não importa como façam ou o que façam, nada adianta. Você já parou para pensar que se você está se alimentando adequadamente e fazendo exercícios na medida certa, porém os quilos teimam em permanecer. Então, o problema pode estar com o seu organismo, ou seja, pode ser que ele não esteja conseguindo responder ao estímulo de forma correta simplesmente porque não consegue.
Como funcionam
Nosso corpo está repleto de toxinas nesse exato momento. Elas estão por toda parte como nos corantes, aditivos sintéticos, cremes, cosméticos e até no ar que respiramos. Não há como fugir dela, mas há como reduzir a sua presença dentro do nosso corpo e diminuir o impacto que ela provoca na nossa saúde. As toxinas tendem a se acumular nos tecidos orgânicos, inclusive no adiposo e acabam bloqueando o metabolismo da gordura. Isso impede que, por mais esforço que você faça para perder peso, o organismo não vai responder de maneira favorável. Além disso o acúmulo de toxinas pode causar vários transtornos:
  • dor de cabeça;
  • acúmulo de líquidos;
  • problemas na pele;
  • constipação, entre outros;
O nosso corpo possui a habilidade de eliminar toxinas o problema é que a quantidade delas que entram no nosso organismo é muito maior do que conseguimos eliminar. Esse processo ocorre durante a madrugada, mas como o corpo não consegue retirar tudo acordamos inchados e muitas vezes sem fome. Pulamos o café da manhã e como resultado disso comemos muito mais durante o dia e engordamos.

Os benefícios da dieta detox

Por todos esses malefícios citados acima é que a Dieta Detox pode nos ajudar imensamente. Já que o corpo não possui a capacidade suficiente para eliminar as toxinas nada melhor do que ajudá-lo comendo os alimentos certos. Ainda assim não estaremos completamente livres delas, porém quando ingerimos uma menor quantidade damos a chance para o corpo se recuperar mais rapidamente. O fígado não fica sobrecarregado e consegue fazer com que as toxinas possam ser diluídas em água o que as torna de fácil eliminação através da urina.
Quais alimentos podem e quais não podem na dieta detox
Alimentos industrializados como congelados e enlatados devem ser riscados da sua lista de compras. Eles contêm uma grande dose de conservantes e principalmente sódio, que além de aumentar a pressão arterial também acumula líquidos no corpo. Gorduras trans, hidrogenadas, saturadas, açúcar refinado, qualquer tipo de bebida alcoólica e cigarros também devem passar longe. Veja abaixo uma pequena lista de alimentos que são permitidos na dieta e que possuem poder anti-inflamatório.
Salmão: durante o processo de desintoxicação, a carne vermelha também deve ser evitada. Assim, a melhor opção é um bom peixe como o salmão que contém ômega 3, 6 e 9, excelentes para desintoxicar o corpo. Deve ser ingerido de 3 a 5 vezes por semana.
Frutas e legumes: nesses aqui você não precisa ter pena de colocar no prato. Se possível compre sempre os alimentos mais frescos que encontrar. As vitaminas e os minerais presentes nesses alimentos conseguem neutralizar a ação dos radicais livres, que são toxinas que prejudicam o organismo e podem ser um dos fatores que ajudam no desenvolvimento do câncer.
Chá verde: possui uma substância chamada de catequina em abundância. Ela ajuda a combater a inflamação, reduz a concentração de gordura circulante e ainda combate os radicais livres. Deve ser consumido várias vezes por dia, mas não deve ser ultrapassada a marca de um litro.
Gengibre: é comum você ouvir alguém dizer que gengibre é bom para dor de garganta. Isso porque ele possui duas substâncias chamadas de cineol e gingerois que atuam como antioxidantes, anti-inflamatório e bactericida. Ele deve ser sempre consumido cru.
Alimentos integrais: eles ajudam no bom funcionamento do intestino e assim conseguem auxiliar na excreção das toxinas com mais facilidade.
Água: esse líquido tão simples e tão fácil de encontrar é um grande aliado na desintoxicação no organismo. O acúmulo de radicais livres pode deixar o pH do organismo levemente mais ácido. A presença de água consegue equilibrar esses valores e, além disso, também ajuda na excreção.
Cardápio completo da dieta detox
Veja agora como fazer a Dieta Detox montando um cardápio completo para o dia com as 3 refeições e ainda você pode escolher entre as 3 opções para cada uma delas:
Café da manhã:
  1. 1 fatia de pão integral com azeite de oliva e meio mamão papaia;
  2. 1 kiwi, 1 colher de chá de mel com gergelim e 2 torradas integrais;
  3. 1 fatia de mamão com aveia, 1 fatia de pão integral com geleia light e 1 xícara de chá verde sem açúcar (você pode colocar um pouco de mel para disfarçar o sabor amargo);
Almoço:
  1. 1 prato de sopa e de sobremesa 1 pêra;
  2. 1 filé de frango grelhado, 2 colheres de sopa de arroz integral e 1 prato de sobremesa de salada de alface, agrião, tomate e berinjela em cubos temperada;
  3. 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 filé de frango grelhado, 1 prato com verduras cruas misturadas com algum tipo de grão (de preferência aveia);
Jantar:
  1. 1 prato de sopa com uma fatia de melancia;
  2. 1 prato de sobremesa de salada com alface, rúcula, tomate e limão, 1 porção de suflê de chuchu, 2 colheres de sopa de arroz integral e 1 cacho de uvas;
  3. 1 prato de sopa de beterraba e 1 prato de sobremesa de salada de alface com queijo branco e temperada com iogurte desnatado e hortelã;
Como não é aconselhável passar horas sem comer, os lanches também devem ser feitos e entre as opções que a dieta oferece estão: maçã, 2 castanhas do pará, 1 copo de suco, água de coco, 1 fatia de abacaxi com uma fatia de pão integral com queijo ricota. Já para a hora da ceia é preciso maneirar no lanche já que está bem perto da hora de dormir. O ideal é 1 xícara de chá de sua preferência e não adoce com açúcar comum, prefira mel ou açúcar mascavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário