terça-feira, 28 de outubro de 2014

ALIMENTO ANTIOXIDANTE

Açafrão (ou cúrcuma) - O ingrediente ativo do açafrão, a curcumina, inibe reações inflamatórias. Estudos recentes mostram que a curcumina também pode inibir a formação de metástases, processo no qual o câncer se espalha.
Aveia - É um cereal de alta qualidade nutricional, rico em betaglucanas, que são fibras solúveis. Estudos demonstram que dietas suplementadas com farelo de aveia promovem descréscimo significativo do colesterol. Além disso, é excelente fonte de silício, auxiliando no tratamento de celulite.
Azeite de oliva - As propriedades benéficas do azeite, principalmente o virgem, são atribuídas à presença de ácidos graxos monoinsaturados e de agentes fenólicos, como tirosol, esqualeno e lignanas, componentes capazes de inibir o estresse oxidativo. Seu consumo está associado à prevenção e ao tratamento de enfermidades como melhora dos triglicerídios, redução do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol.
005392d5Foto: Ricardo Wolffenbüttel
Chocolate - É rico em polifenois, particularmente catequinas e procianidinas, que possuem importante papel na inibição de processos vasculares e inflamatórios que contribuem para diversos tipos de patologia.
Frutas cítricas - Laranja, limão e lima … O principal ingrediente antioxidante destas frutas é a vitamina C. Além disso, os bioflavonoides também podem ser encontrados nestas frutas, que, além de potencializar a ação da vitamina C, são excelentes para a saúde.
0066243d
Foto: stock.xchng
Frutas vermelhas e roxas - Ajudam a manter a pele jovem e saudável, pois são ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres, além de fornecerem vitaminas e minerais em quantidades elevadas. A proantocianidina, é uma substância presente nessas frutas e tem potencia antioxidante 20 vezes maior que a vitamina C e 50 vezes mais potente que a vitamina E. A proantocianidina do cranberry é extremamente eficaz no tratamento de infecçoes urinarias, por inibir a aderência bacteriana. Recentemente, o Departamento de Agricultura dos EUA inclui as frutas vermelhas entre os 20 alimentos mais ricos em antioxidantes.
Hortaliças crucíferas - Os vegetais crucíferos contém fatores dietéticos potencialmente anticarcinogênicos, tais como caroteinoides, vitamina C, fibras, flavonoides e glucosinolatos. Os glucosinolatos são fitoquímicos presentes em quase todos os vegetais crucíferos, principalmente nas brássicas, como repolho, couve de bruxelas, brócolis, couve-flor, nabo e mostarda.
007909cfFoto: Rainer Berg
Linhaça - Rica em ômegas 3 e 6, possui excelente ação anti-inflamatória. Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas. A linhaça promove melhora da resposta do sistema imune, principalmente devido ao seu alto teor de ômega 3.
Óleo de gergelim - Possui na sua fórmula sesamol, propriedades antioxidantes que dão ao óleo uma elevada estabilidade e age contra radicais livres no organismo humano. O óleo de gergelim é fonte de ácidos graxos essenciais, ômegas 3, 6 e 9, que ajudam a reduzir o nível de colesterol. Além disso, é fonte de vitamina E, antioxidante poderoso contra a ação de radicais livres
Suco de uva integral - Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
0015cf78Foto: Fernando Gomes
Óleo de coco - Rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.
Tomate - Contribui com 85% do total do licopeno ingerido ao dia. O alto consumo de licopeno esta associado com a redução do risco de alguns tipos de câncer.

0081a62b}
Foto: Divulgação
Soja - Os componentes fitoquímicos são as isoflavonas, daidzeina e genisteina, que pertencem ao grupo dos fitoestrógenos. A soja e sua isoflavona têm atividade anticarcinogênica, antioxidante e antiaterosclerótica. Além das isoflavonas, outras substâncias presentes na soja apresentam forte ação antioxidante: fitoesterois, fitatos, saponinas e vários ácidos fenólicos.
Alho e cebola - Sua ação antioxidante se deve principalmente a um composto chamado alicina e aos compostos sulfurados. O alho e os outros alimentos da família da liliáceas, apresentam função imunomoduladora e anticancerígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário