quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ALFACE AMERICANA

Fatos Nutricionaispor 1 xícara, desfiada ou cortada
Energia33 kj
8 kcal
Carboidratos1,63 g
Açúcar0,97 g
Proteínas0,5 g
Gorduras0,08 g
Gordura Saturada0,01 g
Gordura Monoinsaturada0,003 g
Gordura Poliinsaturada0,041 g
Colesterol0 mg
Fibras0,7 g
Sódio6 mg
Potássio78 mg
< 1%
da IDR*
(8 cal)
0% IDR
Repartição das Calorias:
Carboidratos (76%)
Gorduras (8%)
Proteínas (16%)

Existem 8 calorias em Alface Americana (1 xícara, desfiada ou cortada).



A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.
A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; a vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.
O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue.
Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.
Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; e para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias.
É verdade que a alface tem propriedades que acalmam as crianças?

Sim, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Os especialistas dizem ter encontrado substâncias com efeito calmante nas folhas frescas da alface. Isso significa que aquela tradicional receita das avós para colocar os pequenos na cama cedo parece ter sido comprovada pela ciência. O mesmo estudo também indicou que o preparado de chá com a verdura, ingerido diariamente pela criança, ajuda a controlar a agressividade. Quer a receita? Anote: adicione uma folha grande de alface em um copo (200 ml) de água fervida. Abafe a infusão com um pano de prato por alguns minutos e sirva o chá assim que estiver morno.

Alface: contém grande quantidades de b-caroteno, folato, vitamina C, ferro, cálcio, e potássio, podendo variar as suas quantidades de acordo com a espécie da alface (americana, lisa, de folha solta, romana, de cordeiro). Por possuírem baixo valor calórico e serem ricas em fibras, a alface pode ser adicionada às saladas e na preparação de um prato principal altamente nutritivo. No entanto, cuidado com o consumo exagerado de molhos gordurosos; prefira o limão, vinagre, azeite, ervas, cheiro-verde e o iogurte desnatado para temperar a sua salada. Um outro importante benefício conferido à alface e às verduras de coloração intensa é a presença de bioflavonóides, que junto à vitamina C têm ação anticancerígena.

Dica

Na hora de comprar, dê preferência às folhas limpas de cor brilhante. Para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas antes de guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário