quinta-feira, 16 de maio de 2013

Você cai nos mitos sobre o consumo de ovos? Descubra se ele aumenta o colesterol e pode ser consumido todos os dias

POR CAROLINA GONÇALVES - 

Mais do que presente no cardápio dos brasileiros, o ovo é um alimento versátil e muito nutritivo. Rico em proteínas que garantem o bom funcionamento do organismo, os ovos também são um prato cheio das vitaminas A, D, E, K e do complexo B, além de minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3. "A melhor forma de consumi-lo é cozido ou sem adição de óleo, podendo inclusive ser enriquecido com legumes", diz a nutricionista Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, em São Paulo. Entretanto, você deve estar se perguntando se o ovo realmente é um alimento saudável, uma vez que já foi muito condenado pelos médicos. Tire suas dúvidas sobre o consumo de ovos e passe a inclui-los em uma dieta saudável: 
 O ovo já foi considerado um inimigo da saúde do coração por aumentar o colesterol ruim (LDL). "Porém, a maior parte do colesterol presente em nosso sangue é produzida pelo próprio organismo", diz a nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Fazenda Igaratá, em São Paulo. Ela afirma que a quantidade de colesterol de um único alimento não tem impacto direto sobre o colesterol sanguíneo, mas sim um conjunto de fatores como genética, consumo de gorduras saturadas e trans, falta de atividade física e pouca ingestão de fibras. "Além disso, o ovo possui uma substância chamada fosfolipídeo, capaz de impedir a captação de colesterol pelo intestino, órgão responsável por levar a substância até o sangue", completa a especialista. Dessa forma, o ovo não só não aumenta o colesterol, como também possui mecanismos que impedem o aumento da substância no sangue.
"A clara não tem gordura e possui todos os aminoácidos essenciais, ajudando em diversas funções do nosso organismo", explica a nutricionista Cristina. Mas isso não quer dizer que você precisa descartar a gema sempre que for comer ovos, pois ela também tem seus benefícios. Um estudo feito pela Universidade de Alberta, no Canadá, descobriu que a gema do ovo é rica em antioxidantes e possui substâncias que diminuem a pressão arterial. Depois de analisar as propriedades do ovo, os pesquisadores observaram que duas gemas cruas têm quase o dobro de antioxidantes de uma maçã e praticamente a mesma quantidade encontrada em 25g de mirtilos. "A parte amarela também é fonte de ferro e ácido fólico encontrado, além de ajudar a reduzir o risco de coágulos e bloqueio das artérias, prevenindo doenças cardíacas", completa a nutricionista Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, de São Paulo.
O consumo de ovos é muito recomendado para quem faz atividade física pesada, principalmente musculação. Isso porque além de o ovo conter todos os aminoácidos essenciais, que ajudarão na reconstrução muscular, ele é rico em uma proteína velha conhecida dos atletas chamada albumina, que além de dar energia ajuda no ganho de muscular. "Como essa proteína se concentra na clara, o recomendado para os praticantes de musculação é ingerir de uma a duas claras por dia de exercício, para ajudar na recuperação e restauração dos músculos", aconselha a nutricionista Cristina. "É importante não ultrapassar essa recomendação, já que o excesso de consumo de proteínas pode sobrecarregar os rins."
Mesmo que sejam comprados em um mercado de confiança e estejam dentro do prazo de validade, os ovos podem estar contaminados na casca com a bactéria salmonela, que pode causar sérios problemas de saúde e inclusive levar à morte ? e ela só morre quando exposta a temperaturas acima de 50 graus. "Por isso, para aproveitar seus benefícios, os ovos devem ser consumidos cozidos, mexidos, na forma poché ou até em omeletes", diz a nutricionista Fernanda.
A nutricionista Cristina explica que as proteínas do ovo são convertidas por enzimas do estômago e intestino, produzindo substâncias chamadas peptídeos. "Esses últimos agem da mesma forma que os inibidores de ECA, medicamentos usados para baixar a pressão arterial", afirma. Dessa forma, o efeito que o ovo traz para o organismo é na verdade o contrário do que se pensa - se consumido de maneira saudável, ele pode inclusive reduzir a pressão arterial. No entanto, é importante ressaltar que a forma como o ovo é preparado interfere nesse benefício. "Uma vez que usamos grandes quantidades de óleo para fritá-lo ou então acrescentamos outras gorduras, como o bacon, a refeição certamente irá não só contribuir para o aumento da pressão, como também do colesterol."
A gema do ovo contém uma substância chamada colina, nutriente que ajuda a melhorar a memória e a capacidade cognitiva, atuando na formação de novos neurônios. "Esse nutriente também é importantíssimo para o pleno desenvolvimento fetal, na formação do tubo neural", diz a nutricionista Fernanda. Um ovo supre 22,7% das nossas necessidades diárias desta substância.
Pode parecer mentira, mas um ovo cozido tem apenas 75 calorias - o que é uma ótima notícia para quem procura emagrecer sem abrir mão de alimentos do cotidiano. "O ovo também é um alimento de alta saciedade, ou seja, faz com que a pessoa fique menos faminta e demore mais para voltar a ter fome", afirma a nutricionista Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário