domingo, 13 de janeiro de 2013

CUIDADO COM O QUE FALA, E DE QUEM FALA

1- Arrogância de Miriã e de Arão falando contra Moises por ter se casado com uma mulher que não era do arraial de Israel. Aqui  mostra uma situação de discordância contra o líder gerando uma murmuração uma critica.
E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita.

2- Deus que estabelece e unge quem ele quer para obra que Ele tem.Podemos ver o descontentamento e Miriã e seu irmão por Deus falar de uma maneira sobrenatural com Moises podemos sentir um ar de ciumes e inveja. Deus vê como o homem não vê, uma carcteristica de Moises era a mansidão.
E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR o ouviu.
E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
E logo o SENHOR disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três.
3-Será que estamos preparados para o tratamento de Deus? Nosso Deus é um Deus que confronta que joga limpo e claro.
Então o SENHOR desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram. 
Números 12:1-5
4- Deus deixa bem claro que Ele fala sim com profetas através de sonhos ou visão, mas com Moises  era diferente porque ele falava face a face então a Deus se irou pelo murmuração que havia sido feita. Há uma realidade  muito séria na rebelião e murmuração abre portas pra vários demonios entrar e caudar grandes danos na vida cristã.
E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.
Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?
Assim a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. Números 12:6-9
5- A triste consequência, A presença do Senhor se retirou de sobre a tenta, Miriã ficou leprosa penso que nos nossos dias muitos estão leprosos espiritualmente, e emocionalmente por falar contra as autoridades constituída por Deus e orgulho não deixa ver sua real condição espiritual. Por sete dia ficou fora do arraial atrasando a caminhada do povo,Muitas vezes quando Deus aplica a disciplina nem as nossas orações podem impedir a consequências do pecado.
E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado.
Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida.
Clamou, pois, Moisés ao SENHOR, dizendo: O Deus, rogo-te que a cures.
E disse o SENHOR a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham.
Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã.
6 - Depois desta lição houve restauração e o temor ao Senhor retornou e puderam seguir a viagem.
Porém, depois o povo partiu de Hazerote; e acampou-se no deserto de Parã. 
Números 12:10-16  
Que possamos aprender co está história e que nós não venhamos ser leprosos e deixar de avançar em nossos projetos por causa da rebelião e murmuração que só atrapalha o crescimento da igreja e dá base legal par os demônios atuarem no meio da Igreja.


Prª Eliana Araújo 13/01/13 

Nenhum comentário:

Postar um comentário