terça-feira, 28 de agosto de 2012

Importância do Azeite para a saúde


Indispensável nas saladas e opção saborosa na hora de cozinhar, o azeite, extraído da prensagem da azeitona, também é conhecido como ouro líquido. Sabe o motivo? É porque ele traz inúmeros benefícios à saúde. Por isso, tem feito, cada vez mais, parte das mesas brasileiras.

De acordo com a nutricionista Joana Jakobowicz, da empresa de consultoria nutricional Sob Medida Nutrição Inteligente, o azeite é fonte de gordura monoinsaturada, reduzindo o LDL – conhecido como mau colesterol. Também contém ômega-3 – que reduz o nível de pressão arterial e o “mau” colesterol –, vitamina E – potente antioxidante que combate o envelhecimento precoce –, além de substâncias denominadas ligninas – que protegem contra o câncer ao reprimir precocemente as mudanças de células cancerígenas. Entendeu agora por que o apelido de “ouro líquido”?

“Indicamos consumir quatro colheres de sobremesa por dia, para quem não tem problemas de peso”, informa a nutricionista. É que, apesar de nutritivo, o azeite é calórico. Para quem precisa de uma dieta mais controlada, a especialista orienta ingerir duas colheres de sobremesa por dia, na salada e nos alimentos em geral.

Há uma infinidade de azeites disponíveis no mercado, do extravirgem, passando pelo virgem fino, puro, virgem semifino e refinado. Joana ressalta que as melhores opções são os prensados a frio – conhecidos como extravirgem, que são os mais puros –, pois durante o processo de refinação do azeite, algumas propriedades nutricionais são perdidas.

O extravirgem é indicado para consumo in natura, nas saladas, nos pães e nos queijos. Os demais podem ir ao fogo. Porém, não se esqueça que algumas propriedades nutricionais podem ser perdidas nas altas temperaturas.

O importante é que você inclua no cardápio a quantidade ideal de azeite. Assim você usufrui, no dia a dia, dos ótimos benefícios que esse “ouro líquido” proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário