quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lucas 15:11. O que eu penso sobre Deus e o que Jesus sabe sobre Deus. 
Cenário 1: Voltarei à casa do pai. Sim! Voltarei! Será que voltarei…? Pensando bem se eu voltar, eu acho que ele vai me matar! Já posso vê-lo e ouvi-lo dizendo: “Seu porcaria. Onde você andou? Que fez de sua vidinha mediocre? E a herança? Tô cansado, esgotado de ver você detonando tudo que lhe dou com tanto amor e esperança de que você reconheça…!!! Se eu voltar, é possível que ele me mate…, TUDO ERRADO.
Cenário 2: Se eu voltar e pedir perdão por meu pai. Não estou seguro que ele vai me perdoar desta vez. Já perdi a conta de quantas vezes eu prometi que mudaria e volto a escapar de casa outra vez. Certamente eu já esgotei a paciência dele. Ele certamente vai me expulsar da presença dele pra sempre… TUDO ERRADO
Cenário3: Vou retornar à casa de meu pai e vou arriscar um pedido de perdão. Sei que primeiro vou ter que escutar um discurso gigantesco (igual de Pastor fundamentalista extremado). Ele vai me dizer: “seu atoa de uma figa; você é mesmo um cara de pau. Acha que é só vir aqui e pedir perdão, que já está tudo certo? Vai querer aquela caminha quentinha, roupa lavada e comidinha caseira assim, sem mais nem menos? De jeito nenhum. Só não te mato, porque hoje estou até que de bom humor. Você vai viver na senzala junto com os outros escravos. Vai dar muito duro pra merecer a marmita e a rede de dormir no barracão. Horário pra levanter e só vai comer ou dormir depois de todo trabalho feito e muito bem feito. Tá claro peão? TUDO ERRADO.
Cenário4: Vou pra casa de meu pai e vou dizer: Pai eu pequei feio demais desta vez. Fui no fundo do poço. Fiz de tudo que não prestava em minha vida. Sei que eu não mereço mais ser seu filho. Mas tem como me deixar viver no quintal? Posso dividir a casa do cachorro como cachorro. Nem precisa ligar pra mim. Só me deixa viver por perto. Certamente , se meu pai engolir este meu discurso, já sei o que ele vai me dizer: “Olha aqui o “zé-ninguém”, tua sorte é que eu tô na boa hoje. Vê se te acomoda na casinha do cachorro. Se o cachorro nao gostar, você é quem cai fora, porque aqui o cachorro vale mais do que você, entendeu? Se tiver frio, faz uma fogueira. Não dá um pio, pois não quero ouvir sua voz pra nada. E, nen se atreva querer entrar e comer à minha mesa, pois em minha mesa só pessoas díginas. Imprestáveis e inúteis como você jamais terão comunhão comigo outra vez. Você não me pediu a herança? Eu não era morto pra você? Então agora, você é como morto para mim. Tá claro? Sai já da minha frente antes que eu mude de idéia…”. TUDO ERRADO.
Cenário 5: Vou pra casa de meu pai e vou, com a maior cara de paú, pedir perdão pra ele. Se ele me perdoar, logicamente ficarei devedor. Minha dívida já é gigantesca. Diante de um perdão gigantesco, só me restará servi-lo pra sempre, sem alternativa. Deverei abandonar todos os meus sonhos pessoais e me dedicar somente à vontade dele pra sempre. TUDO ERRADO
Cenário 6. Quando voltamos à casa do pai, antes mesmo de chegar o pai já sai correndo em nosso encontro, pois sempre esteve à espreita, à espera, ansioso por nosso retorno. Ele está compadecido (apaixonado), corre ao nosso encontro, nos beija, ainda quando estamos sujos pela poeira do caminho e imundo pelo pecado que nos desfigura. Nos beija sem nojo, sem rejeição, sem exigências. Aí é minha vez de falar: “Pai eu pequei… Não mereço ser mais seu filho. Poderia ser só um escravo? O pai não se dirige ao filho primeiro. Primeiro fala aos empregados para preparar a festa. Nesta hora eu falo pro meu pai: Eu pequei! Posso servi-lo? Ele fala pra mim. Deixa esta coisa de serviço pra depois. Antes venha comer de minha comida,. Venha desfrutar de meu amor. Meu filho, deixe-me servi-lo. Meu amor e minha riqueza extravagante se renovam na medida em que os uso. TUDO CERTO.
Cenário 7: É isso o que Deus deseja mais que tudo. Ele quer servir-nos, ver-nos festejar e regozijar-nos em sua bondade. Algum dia, nós serviremos aos outros (porquanto minha relação vertical com Ele desembocará, tornando-se legítima, na horizontalidade de meus relacionamentos, no chão da minha existência), mas apenas como uma resposta ao amor de Deus, nunca mais motivados pela culpa. TUDO MARAVILHOSO. O que penso sobre Deus não muda a posição que Ele tem a meu respeito. Mas, o que penso sobre Deus, mudará dramaticamente a minha posição diante dEle. Pense nisto. Deus os abençoe. Nassiffão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário