quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Porque os Homens mentem e as Mulheres choram?


Porque os Homens mentem e as Mulheres choram? - Barbara Pease, desta feita, trazendo extracto do livro com relação a pergunta:

Porque as Mulheres choram? OS perigos da chantagem emocional.

Introdução

O Homem esta rodeado de mulheres, a mãe, a(s) irmã(s), a esposa, a sogra e por fim a(s) filha(s)... cada uma delas com sua queixa específica.

A velha mãe: "Não precisam se preocupar comigo... Estou velha, doente e logo, logo vou morrer.
A irmã: Estou triste com o meu marido, esta sempre ocupado no serviço.
A mulher: "Você se esqueceu do nosso aniversário de casamento! Nossa relação caiu na.rotina, você não me ama mais.
A sogra: minha filha esta sempre triste, merecia alguém melhor.
A filha: "Se você gostasse de mim de verdade, me dava uma bicicleta nova! A mãe da Cassandra deu uma pra ela.

Porque choramos?
Chorar: berrar, verter, derramar ou debulhar-se em lágrimas, uivar, lamuriar-se, soluçar, prantear, queixar-se, choramingar,ganir (o cão). Chorar é um comportamento que temos em comum com os outros animais e que começa ao nascermos, mas os humanos são os únicos que choram de emoção. Para os humanos, as lágrimas servem a três propósitos: ajudar a limpara superfície do olho; excretar substâncias químicas geradas pelo estresse;sinalizar aflição em situações emocionalmente carregadas.

As lágrimas são segregadas por uma glândula localizada acima do olho e eliminadas por dois canais, no canto interno, que deságuam por sua vez na cavidade nasal. Em circunstâncias emocionais ou aflitivas, o excesso de lágrimas que não consegue ser drenado pelos canais lacrimais rola pela face.

Às vezes o choro vem como resposta direta do coração, mas há momentos em que as pessoas choram para manipular as emoções dos outros. Embora os homens façam isso ocasionalmente, as mulheres são mais propensas a usar as lágrimas como arma de chantagem emocional, mesmo que não tenham consciência disso. É um mecanismo de controle que pode ser deliberado ou inconsciente. O objetivo é forçar a outra pessoa - marido, filho, pai ou amigo - a agir de uma forma diferente da que gostariam.

A mulher também chora para parecer arrependida e receber um castigo mais brando por uma ação errada. Este capítulo o ajudará a identificar as pessoas que usam essas táticas para manipulá-lo ou enganá-lo com o objetivo de obter o que querem.
Por que as mulheres choram mais que os homens?

Choramos desde que nascemos. O propósito primordial do choro, nos adultos, é estimular sentimentos de afeto e proteção.
Chorar é uma forma de a criança conseguir o que quer, comportamento perpetuado,entre adultos, por algumas mulheres. 

A maioria das mulheres consegue identificar sete diferentes significados no choro do bebê, através dos quais ela avalia suas necessidades. As glândulas lacrimais da mulher são mais ativas que as do homem, o que é coerente com as reações emocionais mais potentes do cérebro feminino. 

Raramente se vê um homem chorar em público, porque, em todo o processo evolutivo, o homem que demonstra emoção, principalmente na presença de outros homens, se coloca em situação de risco. Ao transmitir fraqueza, ele encoraja outros homens a atacá-lo. Para a mulher, no entanto, exibir suas emoções, em especial para outras mulheres, é sinal de confiança: a que chora se torna o bebê, e a amiga desempenha o papel dos pais protetores.

Conclusão - Chorar tem três finalidades conhecidas

1. Lavar o olho: A glândula lacrimal segrega líquido dentro do olho e os canais lacrimais agem como ralos para drená-lo para a cavidade nasal. Chorar serve para remover o sal e outras impurezas do olho. As lágrimas contêm uma enzima,chamada lisozima, que mata as bactérias e evita infecções no olho.

2. Reduzir o estresse: Análises químicas revelam que as lágrimas do estresse,aquelas que rolam pelas faces, contêm proteínas diferentes das que servem à limpeza do olho. O organismo parece usar essa função para eliminar as toxinas do estresse. Isso explicaria por que as mulheres dizem se sentir melhor depois  de "uma boa chorada", mesmo quando parecem não ter nenhum motivo para fazê-lo. As lágrimas também contêm endorfinas, um dos anestésicos naturais do corpo que agem como amortecedor da dor emocional.

3. Sinalizar emoções: Focas e lontras do mar choram quando emocional mente abaladas pela perda de seus filhotes. O ser humano é o único animal terrestre que chora de emoção e para manipular a emoção. As lágrimas atuam como um aceno emotivo para que os outros abracem e confortem aquele que chora, além de incentivar a produção do hormônio oxitocina, que faz as pessoas desejarem certo cadas e acariciadas por outras pessoas.
 Os olhos brilham quando a pessoa sente uma emoção intensa, mas a quantidade de lágrimas não é suficiente para rolar pela face. É o que acontece quando a luz reflete as lágrimas dos pais orgulhosos e dos amantes apaixonados.dica pessoal: investe tempo conhecendo o (a) teu (tua) parceiro(a) de forma a reduzir brigas desnecessárias! Hora de acordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário