terça-feira, 15 de outubro de 2013

O PERIGO DA TORNEIRA QUE GOTEJA


Eu não achava que os pingos da torneira fossem um problema. Que mal pode fazer um pouquinho de água? Enxuguei a água que pingava da junção do cano perto do chão e esqueci o assunto. Alguns dias mais tarde percebi que o chão estava molhado novamente. Então, enxuguei e continuei fazendo outras coisas. Finalmente me dei conta de que aquilo poderia ser um problema quando vi que o chão em volta da base da pia estava ficando estragado. Chamei o meu marido, que imediatamente fechou os registros de água e chamou um encanador. Realmente tínhamos problemas.

Alguns meses depois me deparei com alguns versículos de Provérbios que passaram a ter um novo significado por causa da situação da torneira que vazava. Quando registrei esses versículos em meu diário, chamei-os de meus versículos "ai" no casamento. Penso que você entenderá a razão:
• "... um gotejar contínuo, as contenções da mulher" ou ainda "as rixas da mulher são uma goteira contínua". – Pv 19.13
• "Melhor é morar num canto de umas águas-furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla". – Pv 21.9
• "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda". – Pv 21.19

Entenderam o que eu quis dizer? Ai! Aquela situação da pia que vazava lançou luz sobre o grave engano que eu estava cometendo em meu casamento. Percebi que eu era um gotejar constante na vida do meu marido. Ao invés de estar empenhada com ele intelectualmente, eu o estava envolvendo em batalhas emocionais para as quais ele não estava equipado. Eu interpretava os seus atos e palavras mais emocionalmente do que ele tinha planejado. Por exemplo, certa vez ele telefonou e ofereceu-se para me trazer o almoço. Eu lhe disse que queria um sanduíche de frango grelhado e uma Coca-Cola. Fiquei pensando neste gesto tão doce de amor e bondade. Quando ele chegou, o meu humor agradecido tornou-se sombrio quando vi a palavra diet escrita em minha bebida. Para ele, era só um engano. Para mim era como se ele estivesse dizendo: "Você está gorda e feia. Você precisa de bebidas diet, então mudei o seu pedido".

Eu estava muito magoada e zangada. "Gotejei" por causa desse mal-entendido tolo durante dias. Cada vez que eu começava a gotejar, Art tentava rapidamente acabar com a confusão. Mas o gotejar continuava e ele estava ficando cansado do retorno constante das poças. Finalmente ele começou a se fechar e fechar o registro de água. Ele sentia que se não podia dizer nada correto, então o mais seguro era não dizer nada. A água estava erodindo o alicerce do nosso casamento. Hora de chamar o encanador.

Nós realmente tínhamos problemas. Na raiz dos nossos problemas estava a minha incapacidade de comunicar-me sem ferir os seus sentimentos. Sentia que eu não era aceitável, bonita ou capaz de ser amada. Essas percepções erradas se inflamaram e devoraram a fundação do nosso casamento. Eram como um filtro sobre a minha mente, que manchava, distorcia e interpretava mal os comentários que meu marido fazia. Será que é possível que você também tenha esse mesmo tipo de filtro?

Se você sente que a sua torneira anda vazando um pouco ultimamente, aqui estão algumas maneiras de deixar de ser a "reclamação em pessoa" na vida de seu marido, e passar a ser a sua adorável companheira:

• Deixe que a Palavra de Deus seja o constante lembrete de seu valor e de sua importância.

• Se o seu marido disser alguma coisa que magoa os seus sentimentos, dê-lhe o benefício da dúvida antes de ficar aborrecida. Peça que ele esclareça o que quis dizer.

• Se o que ele quis dizer for doloroso, explique-lhe calmamente porque essa afirmação a magoa, e sugira uma maneira melhor pela qual ele possa, da próxima vez, comunicar o que desejar dizer.

• Prefira sempre errar por excesso de graça. Seja rápida em perdoar.

• Escolha as suas batalhas com sabedoria. Algumas coisas não merecem a preocupação ou o aborrecimento. Esteja disposta a deixar de lado as pequenas coisas.

• Tente ser a primeira a pedir desculpas.


Lysa Terkeurst – extraído do livro “Cative o coração dele”


Nenhum comentário:

Postar um comentário