quarta-feira, 24 de julho de 2013

As SUPERMÃES também precisam de um pastor!


 Se há uma coisa que notei nas mães é que elas parecem saber como cuidar das coisas. Qualquer que seja o problema, elas parecem ser capazes de controlá-lo, limpá-lo, atacá-lo. As mães são desembaraçadas, e às vezes isto pode fazer com que acreditem ser autoconfiantes. Elas começam a pensar:
- Não preciso de conselhos.
- Posso lidar com isso sozinha.
- Não preciso de um pastor, obrigada.

Nós, humanos, gostamos de fazer as coisas do nosso modo. Esqueça o modo fácil. Esqueça o modo comum. Esqueça o modo melhor. Esqueça o modo de Deus. Queremos fazer as coisas do nosso jeito. E, de acordo com a Bíblia, é exatamente este o nosso problema.

Quando Davi escreveu: “O Senhor é o meu pastor”... ele não poderia ter pensado numa metáfora melhor? Claro que sim. Afinal, ele superou Saul e venceu Golias. Por que não escolheu outra coisa que não ovelhas?

Quem percebe quando a ovelha de Deus aparece? Apenas uma pessoa percebe. O pastor. E para Davi, é precisamente este o ponto principal. Quando Davi, que era um soldado, um menestrel e um embaixador de Deus, buscou uma ilustração de Deus, veio-lhe a mente os seus dias como pastor. Recordou-se de como dispensava atenção as ovelhas, dia e noite. Ele dormia com elas e velava por elas. E o modo como ele cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós. Davi regozijou-se ao dizer: “O Senhor é o meu pastor”, e ao fazê-lo, orgulhosamente deu a entender: “Eu sou a sua ovelha”.

Ainda se sente desconfortável em ser uma ovelha? Veja se você possui mesmo autoconfiança:

Você pode controlar o seu animo. Você nunca fica amuada ou mal-humorada. Você sempre está otimista e aprumada. Isto descreve você? Não? Bem, vamos tentar novamente...

Você vive em paz com todos. Todos os seus relacionamentos são doces e agradáveis. Você ama a todos e é por todos amada. Esta é você? Se não, que tal outra descrição?

Você não precisa de perdão. Nunca cometeu um erro. É totalmente honesta. Nunca trapaceou. Nunca mentiu. Nunca mentiu sobre trapacear. Esta é você?

Hmmm... Você quer realmente estufar o peito de autoconfiança?  Cuidado! Poderá terminar com um “Salmo 23” como este:

Eu sou o meu próprio pastor; estou sempre em necessidade.
Cambaleio de shopping em shopping, de psiquiatra em psiquiatra, buscando alivio, mas nunca o encontro.
Arrasto-me pelo vale da sombra da morte e caio em pedaços.
Eu temo qualquer coisa, desde pesticidas a fio elétrico, e estou começando a agir como minha mãe.
Vou às reuniões semanais de mulheres, e acho-me cercada de inimigas.
Vou para casa, e até o meu peixe dourado me faz carranca.
Unjo a minha cabeça com uma dose extra de Tilenol, e o aquário do meu peixe transborda.
Certamente que a miséria e o infortúnio me seguirão, e eu viverei em autoDESconfiança pelo resto da e minha vida solitária.

Por que será que aquele que mais precisa de um pastor mais o resiste?
Ah, eis aí uma questão para a supermãe auto-suficiente.


Max Lucado - baseado no livro “Aliviando a bagagem para as mães” - CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário