segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Poder do Arrependimento


Pr. Abe Huber

O arrependimento é como uma cebola que vai tirando as camadas até chegar mais profundo, se você tiver mais revelação do Espírito Santo abrir os olhos do seu coração, arrependimento profundo gera transformação profunda, arrependimento superficial não ajuda vencer pecado, arrependimento continuo, gera transformação continua.
A importância do arrependimento
“Os insensatos zombam do pecado, mas entre os retos há benevolência” Provérbios 14:9
O arrependimento autentico é uma prova da verdadeira sabedoria. O sábio ama a ideia do arrependimento porque ele sabe o poder da restauração. O genuíno  arrependimento  é necessário para que haja salvação.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” Atos 3:19
“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.” Lucas 24:46-47
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.”João 1:12
O arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
2 Pedro 3:9
Arrependimento é uma chave  que abre a porta para a fé o milagre
Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes. Isaías 30:15
Arrependimento  no grego é Metanóia – que quer dizer “meta”- depois ou mudança, “ noia” –mente
Arrependimento em hebraico “shoube”- quer dizer uma mudança de 180º mudança de ação. Uma ação diferente não é um remorso mudança de comportamento “Shoube”. Mudança de direção. Uma definição  “arrependimento é mudança de opinião, uma mudança de atitude que realmente produz uma mudança de direção, nos pensamentos, nas palavras, e nas ações”
Substitutos falsos de arrependimentos.
1.       Pessoa se afastar de Deus- uma tristeza porque afasta de Deus e do discipiulador o arrependimento nos leva para Deus. Deus sabe das nossas fragilidades e sabe que nos erramos e nos ama. A ideia de uma pai carrasco punitivo a Bíblia nos diz que : ”As misericórdias do Senhor se renova a cada manhã”. O pai amoroso cuida do ferido e depois conversa e disciplina. Se você pecou não corre de Deus corre para Deus. Arrependimento é ir chorando para colo do papai. Deus odeia o pecado mas ama o pecador. “ Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Gálatas 6:7-8 Deus é apaixonado por você Ele te ama.” Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28
2.       Aparência de piedade - Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.2 Timóteo 3:1-5 Confessa o pecado para Deus para receber perdão, confessa  ao irmão para receber a cura.
3.       Fazer coisas para compensar o seu erro- o arrependimento atrai a graça de Deus, não precisa se sacrificar. E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. Hebreus 10:17-18
4.       Lançar a culpa no outro- assumir o seu próprio erro, eu sou o culpado, assim Deus pode agir e mudar e desfrutar da graça de Deus. Pare de procurar a culpa no pastor, no irmão, na igreja. A falha é minha e não dos outros dai vem a benção de Deus.
5.       A pessoa se desanimar e  aceitar as mentiras do diabo, afastar de Deus e da igreja- não tem como entregar a vida para Jesus e não congregar na igreja porque a igreja é o corpo de Cristo. Se Jesus é o dono da sua vida você deve obedecer.
6.       A tristeza segundo o mundo produz morte- Agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7:9-10. O arrependimento vem com uma proposta de mudança. Judas teve remorso, Pedro se arrependeu e mudou seu comportamento.
7.       O arrependimento horizontal- um relacionamento profundo com Deus, e um arrependimento  espiritual  vertical por reconhecer seu erro com Deus. Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa. Disse ele então: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao SENHOR teu Deus.1 Samuel 15:28-30. Davi confessa o seu arrependimento e reconhece que tinha pecado contra Deus. “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.” Salmos 51:4
Como desfrutar do poder do arrependimento
1.       Entrega incondicional a Deus- tem que crer no amor de Deus
2.       Reconhecimento do erro com quebrantamento - E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:2-7. “Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18:10-14. Atrair o olhar de Deus  quebrantamento  com arrependimento Salmo 51:17;  Isaias 57:15; Isaias 66:2. 
3.       Proposta de mudança- tem que ter uma entrega incondicional, ai sim recebe a salvação. Enquanto o pecador estiver colocando condições  a restauração não acontece. Entrega 100%
4.       Praticando a presença do Senhor. “ O próprio Senhor  irá e estará a sua frente nunca te abandonará”

Nenhum comentário:

Postar um comentário