quinta-feira, 30 de agosto de 2012




Nestes dias de busca de Deus, de busca de sinais, de busca de milagres, de busca de intervenções extraordinárias de Deus no ordinário da minha existência, às vezes tão contubarda, com emoções tão antagônicas (eu acho), sendo liquidificadas no meu estômago, fiquei pensando sobre a FÉ. Nas minhas buscas, anseios e medos, percebi que há alguns tipos de FÉ. 
1. Tem gente que tem FÉ na FÉ. Algumas 
pessoas me dizem: “Pastor o Senhor precisa ter mais FÉ; pois a FÉ nunca falha”. Ou então ouço declarações do tipo: “Cara, vou pedir oração para aquela irmazinha alí, porque a FÉ que ela tem é poderosa. Será que é assim mesmo? Penso que não. Quem crê assim, está crendo em um “amuleto”. Fé não á algo para se crer, é antes de mais nada algo para se colocar em. Onde está colocando sua fé? Em quem?
2. Tem gente que tem uma FÉ de que o Senhor SEMPRE VAI resolver todos os seus problemas, dár vitórias em todas as suas lutas, que sempre abrirá as portas que desejam sejam abertas, e ainda, que o Senhor jamais deixará “seu servo” passar necessiades ou ser envergonhado. E por que? Porque tais se julgam filhos especiais (mais privilegiados, por causa da fé, do que os demais) do Senhor. Será que é assim? Penso que não. Quem assim crê, corre um risco gigantesco de se aborrecer com Deus, de ficar de mal dEle e de desistir dEle. Já ouvi dezenas de pessoas que me contaram como estavam decepcionadas com o Senhor, pois creram de todo o caração de que o Senhor faria o que tanto esperavam e desejavam, mas o Senhor não fez nada! Mas, onde está escrito na Bíblia que o Senhor SEMPRE irá responder nossas orações do jeitinho que desejamos? Onde está escrito na Bíblia que o Senhor SEMPRE operará exatamete o milagre que desejamos ou precisamos?
3. FÉ na quantidade de gente que ora. Se muita gente orar pedindo a mesma coisa, então podemos ter FÉ que o Senhor vai responder. Aí eu estou perdidasso, porque botar gente pra orar não é fácil não. Estava pastoreando uma Igreja de 40 membros. Se todos orarem por alguma coisa que preciso, ainda assim meus irmãos de igrejas que tem 400 orando, vão ganhar tudo. Por que Deus vai responder oração de 40 quando Ele tem 400 orando do outro lado? Tem eu e minha igreja de 40 orando pedindo a vaga deu um emprego e na mesma fila tem um irmãozinho que tem 1000 orando para que ele consiga a mesma vaga …. Cara, já perdi o emprego. Pode imaginar que tem umas 400 pessoas orando para Deus dar aquela vaga para aquele irmãzinho enquanto eu só tenho uns 30 ou 40 orando para que a vaga seja minha? Covardia, não acha? Agora que estou indo para uma Igreja com 15.000 membros, será que vou ganhar mais bençãos do que os Pastores que pastoream Igrejas com menor número de membros? Será que é assim mesmo? Penso que não. Se Deus só responde oração de muita gente orando pela mesma coisa, os irmãos Coreanos (que oram muito mesmo) ganhariam todas as bençãos de Deus só pra eles e, o resto do mundo estaria lascado.
4. FÉ dos heróis da FÉ (no livro de Hebreus). O que me parece absolutamente COMUM na FÉ de todos os mencionados nos últimos capítulos do livro de Hebreus, é que TODOS eles acreditavam, tinham absoluta FÉ de que Deus cumpriria com os planos dEle, de Deus, custasse o que custasse para eles, os crentes. Posso ver que os heróis da FÉ, criam em pelo menos duas coisas de forma inabalável: A. Na vida eterna. Eles tinham total FÉ no Senhor de que iriam para a Nova Jerusalém. Portanto a vida deles e todos os seus bens se tornaram esterco diante da grandeza, da beleza e da riqueza da Nova Jerusalém. Nada era mais valioso do que o campo com a “pérola”. Valia apena se desfazer de tudo para não perder o maior tesouro, invisível e vindouro. Eles podiam crêr, ter FÉ no que não viam, por causa da PROMESSA feita a eles pelo Senhor. B. Eles também tinham absoluta e perfeita FÉ de que o Senhor cumpriria os planos dEle ( os planos de Deus, PRIORITARIAMENTE) neste mundo. Nada nem ninguém poderia deter o Senhor. Todas as Nações, Povos, Tribos e Línguas ouviriam a pregação do Evangelho e o Céu receberia representantes de todas as Nações para louvar o Cordeiro que foi morto e ressucitou!!! Penso que é assim. Posso CRÊR, posso ter FÉ de que o Senhor é CAPAZ para realizar qualquer milagre a meu favor. Todavia, CREIO antes, tenho FÉ antes, de que o Senhor realizará todos os milagres em minha vida, responderá todas as minhas orações, abrirá todas as portas que desejo serem abertas, SE, SE, SE qualquer destas bençãos por mim desejadas, contribuirão para que o PLANO do Senhor seja cumrpido neste mundo. Sempre e quando o Senhor pronucniar uma PROMESSA, então posso caminhar em fé, que Ele prometeu e Ele é suficientemente poderoso para CUMPRIR o que prometeu:
“O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Romanos 4:18-21
5. FÉ nos atributos de Deus: onisciência, onipotência, onipresença. Só estes três me ajudam a entender que quando Ele estava criando o Universo, até mesmo antes de criar o planeta Terra, Ele já me conhecia e sabia por tudo quanto eu passaria. Então, às vezes vou la fora e olho para a imensidão do céu e lembro-me de que Ele me conhece. Aí, muitas de minhas orações se transformam em, mais do que uma lista de coisas que desejo, em louvor a Deus, pelo fato dEle saber de minha vida, minhas necessidades e das necessidades daqueles por quem sofro, choro e oro. A leitura de alguns dos nomes de Deus sempre me ajuda muito em minha busca por como é Deus. Eles são os seguintes: Elohim – O Forte, divino (Gênesis 1:1); Adonai – Senhor, indicando uma relação de Mestre para servo (Êxodo 4:10, 13); El Elyon – O mais Alto, o mais Forte (Gênesis 14:20); El Roi – o Forte que enxerga (Gênesis 16:13); El Shaddai – Deus Todo-Poderoso (Gênesis 17:1); El Olam – eterno Deus (Isaías 40:28); Yahweh – SENHOR “Eu Sou”, significando o Deus eterno auto-existente (Êxodo 3:13,14).
Creio que me é exigida MUITO MAIS FÉ quando ao final de minhas orações eu pergunto ao Senhor: “O Senhor entendeu direitinho do que eu preciso? O Senhor se tocou de como aquela mulher está desesperada com aquele tumor malígno? O Senhor percebeu perfeitamente a quantidade e o nível de sofrimento daquela criança espancada diáriamente? O Senhor já sabe de quanto dinheiro eu preciso para hoje e para a minha aposentadoria? O Senhor esta acompanhando o sofrimento do povo Sírio no país comandado pelo ditador Bashar al Assad? Muito bem! Então, ao final, pronuncio as palavras: “SEJA FEITA A SUA VONTADE e não a minha. Amém”. Confesso que preciso de mais FÉ para dizer estas palavras finais, porque lá no mais profundo e no mais secreto de meu coração habita um medo insistente em não me abandonar. Olho pra trás e posso contar milhares de milagres, intervenções inesperadas e inéditas do Senhor em minha vida. Mas, quando se trata de olhar pra frente, o danando do medo que fez uso capeão das profundidades secretas de meu coração consegue aparecer de novo botando medo na minha FÉ… O que eu faço então? Copio Jesus. Cada vez que satanás tentou o Senhor, recebia um trecho da Bíblia como resposta. Faço o mesmo. Vivo recitando versículos da Palavra ao meu coração. O faço até calar a boca do medo indesejadamente residente nas entranhas deste coração velho.

“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Filipenses 3:20-21). Pense nisto. Deus os abençoe. Nassiffão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário