sexta-feira, 29 de junho de 2012


Isso é inveja!


Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.
(Ec 4.4)

Todas as bênçãos vêm de Deus. Às vezes, recebemos Suas dádivas com gratidão: uma promoção, um relacionamento reatado, beleza, bens materiais, um bebê, oportunidades, um favor … e a lista continua. Quando os outros são abençoados por Deus, às vezes, somos gratos por eles também.

Em outros momentos, porém, temos inveja. Nas Escrituras, a inveja diz respeito ao descontentamento e rivalidade que destrói os relacionamentos. Ela começa com a comparação entre aquilo que outros têm, mas você não tem. A tentação sussurra: “Por que eles têm isso e eu não?”.
E o coração invejoso responde: “Por que não eu, Senhor?”.

A inveja compara

Infelizmente, tenho ouvido confissões semelhantes de inúmeras mulheres:
“Ultimamente, as comparações estão me deixando realmente deprimida” ou
“Por que meu marido não pode ser como o dela” ou
“Estou triste porque minha vida não se parece com a dela”.

Minha própria inveja parece se expressar assim:
“Por que o meu corpo não pode voltar a ser como o delas?”.

A inveja mata

Todos as pessoas que convivem conosco possuem algo que nós não temos. Muitas vezes, nós nos ressentimos secretamente de suas bênçãos. Eu tenho inveja quando minhas amigas perdem peso, saem de férias ou têm avós por perto. Minha inveja tem sido uma ameaça a esses relacionamentos. Quando nos preocupamos com aquilo que não temos, nossa vida se consome, pois “a inveja é a podridão dos ossos” (Pv 14.30) 
.

A inveja é pecaminosa

A inveja é egoísta e rancorosa, além de que muitas vezes é acompanhada por ciúme e cobiça. 
Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. (Tg 3.14-16).

Quem você inveja?
O seu coração despreza secretamente essa pessoa por aquilo que ela tem?
O seu coração está endurecido e você evita conversas mais chegadas, que poderiam expor a sua inveja secreta?

Deus quer que sejamos agradecidos e que o nosso foco não esteja nas dádivas, mas no Doador. Jesus é o maior tesouro para todos nós. Por causa de Sua morte e ressurreição gloriosa, todos nós podemos ser salvos da inveja pecaminosa, que rouba a paz do nosso coração.

Não vamos chamá-la apenas de comparação .
Vamos chamá-la pelo nome certo − inveja!

Trisha Wilkerson - Fonte: The Resurgence  -  Tradução: Conexão Conselho Bíblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário