sexta-feira, 18 de maio de 2012


CUIDADO COM O “ENSINO PIRATA”!

Para se fazer um produto de qualidade, é necessário percorrer um longo, árduo e trabalhoso caminho, além de pagar um alto preço, pois fazem parte dos custos: impostos, mão de obra, pesquisa, uma boa matéria prima, entre outros. Tudo isso para se construir uma marca vitoriosa.
Porém, existem pessoas inescrupulosas que apenas copiam aquele produto que consumiu tanto tempo e trabalho para ser desenvolvido. “Usam” a marca alheia, para produzir e vender bem mais baratos os “produtos piratas”, cópias do original mas sem qualidade alguma.
Palavras como garantia, nota fiscal, legalidade, durabilidade entre outras, são proibidas no meio “pirata”.
À luz dessa introdução, gostaria que refletíssemos sobre artigos, mensagens e estudos que ouvimos e lemos. Tenho sim preocupação com tudo o que leio e ouço, principalmente porque há uma clara similaridade com a pirataria. A tendência parece ser a de não tocar em pontos vitais do caráter de um líder, e “esconder” particularidades doutrinárias que caracterizam uma igreja centralizada na Palavra.
Parece que cada um quer estar bem com todos, vendendo e comprando o produto pirata, sem se preocupar com as consequências de tudo isso.
Por exemplo: Fala-se muito sobre as qualidades do líder, sua habilidade de negociação, sua oratória, seus empreendimentos e sua visão. Mas, dificilmente se houve falar sobre o líder como marido de uma só mulher, pai que tenha seus filhos em sujeição, chefe responsável do lar (1 Timóteo 3). Líder modelo a ser seguido pelos seus fiéis (1 Tessalonicenses 1.7).
Se apenas são oferecidos à igreja produtos piratas, ela perde a percepção da verdadeira qualidade, deixa de perceber as particularidades doutrinárias como viam os crentes de Beréia. (Atos 17.11).
Em termos de doutrina e seriedade da liderança bíblica, vale a pena pagar mais caro e viver longe do ensino “pirata”.
Pr. Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário