terça-feira, 13 de setembro de 2011

INTRODUÇÃO
Canção do exílio


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em  cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
RECORDAÇÕES

(SALMOS Cap: 137)

SL 137:1 - JUNTO dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
SL 137:2 - Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
SL 137:3 - Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
SL 137:4 - Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?
SL 137:5 - Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza.
SL 137:6 - Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
SL 137:7 - Lembra-te, SENHOR, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces.
SL 137:8 - Ah! filha de Babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós.
SL 137:9 - Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

Período do cativeiro:
  1. humilhação
  2. dor
  3. miséria
  4. tristeza
  5. Saudades
  6. esperança de justiça
    RECONHECIMENTOS
(SALMOS Cap: 124)

SL 124:1 - SE não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
SL 124:2 - Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
SL 124:3 - Eles então nos teriam engulido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
SL 124:4 - Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
SL 124:5 - Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma;
SL 124:6 - Bendito seja o SENHOR, que não nos deu por presa aos seus dentes.
SL 124:7 - A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
SL 124:8 - O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.

Período de quebrantamento:
  1. reconhecimento da presença do Senhor
  2. reconhecimento da total dependência
  3. reconhecimento do livramento
  4. reconhecimento da Soberania do Senhor

RESTAURAÇÃO SENHOR
(SALMOS Cap: 126)

SL 126:1 - QUANDO o trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
SL 126:2 - Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
SL 126:3 - Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
SL 126:4 - Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
SL 126:5 - Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
SL 126:6 - Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Período da restauração:

  1. restauração dos sonhos
  2. restauração do louvor
  3. restauração da gratidão
  4. restauração da esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário