terça-feira, 27 de setembro de 2011

DEUS TEM LIMITES





O que será o escritor de Hebreus quis dizer com esta exortação:

         “Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!” ( Hebreus 10.31)

Conversando com pessoas que foram educados por pais sérios e compromissados com os princípios da Palavra de Deus, percebe-se a gratidão respeito e temor que têm por eles, por causa da seriedade como foram educadas. Havia Limites! Havia grande temor, porque os limites eram estabelecidos e respeitados. Isso gerava na criança um espírito de temor diante das duras conseqüências, caso viessem a desobedecer às ordens paternas.

Não podemos nos esquecer de que há limites estabelecidos por Deus para nossa vida cristã. A graça que nos alcançou é uma graça responsável e exigente. Ela é a revelação maior que a lei. Não deve ser usada como escudo para esconder pecado ou justificar nossa inconseqüência. Somos muito mais responsáveis que aqueles que viveram a época da lei.

Deus tem limites! Estes são estabelecidos pela sua Palavra revelada a nós. Cabe à Igreja fazer o que a Palavra manda:

ü      Disciplinar aqueles que são rebeldes à igreja, e conseqüentemente à Palavra (Mateus 18.15-17).
ü      Recuperar aqueles que confessam e deixam o pecado (Provérbios 28.13).
ü      Exortar os crentes a santidade (1 Tessalonicenses 5.19).

Terrível coisa é ser disciplinado por um pai justo e perfeito. Ele sabe perfeitamente mesclar o amor com a justiça. Ele sabe muito bem como nos disciplinar para que cheguemos a parecer com Cristo (Ef. 4.13). Ele sabe distinguir aquele que é daquele que não é Dele (1Jo 1.19; Mt 7.21-23). 

A criminalidade em nosso país aumentou porque os limites foram afrouxados. Inverteram-se os papéis. Agora são os policiais que respeitam os bandidos. De maneira geral, a frouxidão aos princípios eternos de Deus faz desaparecer temor e descaracteriza a Pessoa de Deus e Sua Igreja.

“Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor.” Filipenses 2.12

Pr Mendes - Primeira Igreja Batista de Atibaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário