Sejam completamente humildes e dóceis,
e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. - Efésios 4:2
A paciência, mais do que morder a língua, mais do que bater a mão na boca, é respirar fundo. Ela purifica o ar. Ela impede a insensatez de espalhar seu veneno por toda casa. Ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de permitir que elas lhe controlem. É escolher demonstrar graça ao invés de pagar mal com mal.
Se o seu marido lhe ofende, VOCÊ rapidamente revida ou se controla? VOCÊreage com raiva quando ele lhe trata injustamente? Se a resposta for sim, VOCÊestá espalhando veneno ao invés de remédio!
A raiva é causada, na maioria das vezes, quando VOCÊ não consegue o que quer, então começa a se irritar por dentro, na maioria das vezes a raiva é a reação emocional que resulta das nossas razões egoístas, tolas e más. Por outro lado, a paciência nos torna sábios. Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa está dizendo. Ela espera na entrada enquanto a raiva deseja invadir com violência. A paciência aguarda para ver toda a situação antes de julgar. A Bíblia diz: "o homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez" (Pv 14:29).
Assim como a falta de paciência fará do seu lar uma zona de guerra, a prática da paciência estimulará a paz e a tranqüilidade. "O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" (Pv 15:18).
A paciência é o lugar onde o amor encontra sabedoria. E todo casamento precisa desta combinação para permanecer saudável. A paciência lhe ajuda a dar ao seu marido o direito de ser humano. A paciência entende que todos falham. Quando um erro é cometido, a paciência decide dar mais tempo do que ele precisa para corrigi-lo. A paciência lhe capacita a permanecer firme durante os tempos difíceis do seu casamento, ao invés de lhe esgotar com as pressões.
Cuidado! Poucas pessoas são tão difíceis de se conviver quanto uma pessoa impaciente! Como seria o tom de voz do seu lar se VOCÊ colocasse em prática essa abordagem bíblica: "tenham cuidado para que ninguém retribua mal com mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." (1 Tes 5:15)?
Poucos de nós praticam a paciência de forma adequada, e nenhum de nós a pratica naturalmente. Mas a mulher sábia verá a paciência como um ingrediente essencial no casamento. Este é um bom ponto de partida para demonstrar o amor verdadeiro.
Apesar do amor se comunicar de várias formas, as palavras, na maioria das vezes, refletem o estado do nosso coração. Decida demonstrar paciência e de modo algum diga algo negativo para o seu marido. Se a tentação surgir, não diga nada. É melhor segurar a língua do que dizer algo de que possa se arrepender depois.
Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. - Tiago 1:19-20
Kendrick
Extraído do livro “O desafio de amar” – BV Books
Nenhum comentário:
Postar um comentário