segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ele Ressuscitou e Agora?

Nivaldo Nassiff
 Lucas 24:1-53


Sei que estou atrasado em lhes escrever sobre a ressurreição, pois a Páscoa já passou. Mas é que sempre escrevo depois de pregar. Não consigo desenvolver um texto antes de pregar. Depois que prego a cabeça fica girando, girando, e então as idéias e lembranças, acabam por serem ativadas nos arquivos da memória. Janelas e janelas vão se abrindo; então escrevo. Próximo passo é pedir ajuda a um preciosíssimo irmão, lá de Curitiba, o Odilar Bombardieri, para corrigir o texto e depois de tudo ir para o Face. Sei que o tema da ressureição não é exclusividade de um dia do ano, mas sim, do ano inteiro, em nossas vidas. Pois não há tema mais importante na História da humanidade do que o a da ressureição do Senhor.

Neste Domingo, 31 de Março, perguntei à minha Igreja: “Jesus Ressuscitou, E Agora?” Então, começamos a refletir sobre as consequências da ressurreição. Espero lhe dar algumas dicas que possam valer apena. Espero que estas consequências, lições aprendidas, redundem em mudança de postura, de estilo de vida, de valores e de comprometimentos para o resto de seus anos, pisando neste chão da existência cotidiana.
JESUS RESSUCITOU, E AGORA? O que fazemos com este fato? No que isto afeta minha vida e meu viver diário? No que isto interfere em meus sonhos planos e projetos de vida? O que, o fato da ressureição, faz com minhas emoções? Vamos tentar ver estas coisas nesta história?
1. Temos esperança da ressurreição também. O Apóstolo Paulo declara que se Cristo não ressuscitou inútil é a nossa fé. Mas, exatamente pelo fato de Cristo ter ressuscitado, dentre os mortos, então TAMBÉM NÓS podemos manter a esperança na PRÓPRIA ressureição. Isso mesmo. Também nós, se morrermos antes da aparição do Senhor Jesus, seremos ressuscitados e, juntamente com os que estiverem vivos, seremos arrebatados. Glorioso dia, em que subiremos ao encontro do Senhor nas nuvens e viveremos COM Ele, SEMELHANTES a Ele, por toda a eternidade. Olhe, alguns textos de I Coríntios 15: “E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.
Não é maravilhoso? A ressureição do Senhor é a vitória sobre a morte e sobre o inferno. Também nós seremos ressuscitados!!!
I João capítulo 3:2 diz que seremos como Ele o é. Um corpo espiritual! Um corpo que pode aparecer e desaparecer. Um corpo que não tem fome, mas pode comer que NÃO ENGORDA! Isto não é uma maravilha? Finalmente libertos da escravidão dos regimes de emagrecimentos! Hahaha.



2. Não há nada nem ninguém que pode com o nosso Salvador. 
Salmo 27 diz: O Senhor é minha força, a minha salvação a quem temerei”? A ressurreição do Senhor Jesus me traz à lembrança que ninguém, nem nada no universo, pode ser mais forte e mais poderoso do que o nosso Senhor Jesus. Por isto a Bíblia me convida a cantar o hino de vitória: “Em todas estas coisas, somos mais do que vencedores por meio d’Aquele que nos amou e a Si mesmo por nós se entregou…” Não há barreiras para o Senhor Jesus. Não há dificuldades para meu Senhor. Ele pode todas as coisas. “Por que estás abatida oh minh’alma? “Espera em Deus…” “Os impossíveis dos homens sãos o possíveis para Deus”. O Senhor ressuscitou Lázaro, depois de quarto dias sepultado. Se ele pôde fazer isto, então, nada em minha vida é mais difícil do que ressuscitar um defunto depois de estar quarto dias enterrado. “Levanto meu olhos para o alto, de onde virá meu Socorro? Virá do Senhor que fez os céus e a terra.” Depois da ressurreição do Senhor Jesus, a última notícia NUNCA MAIS será a notícia da morte, mas sim a da ressurreição.
Billy Graham uma vez disse: “se alguém disser Billy Graham morreu, não acredite, eu só mudei de endereço”. 



3. Ele deseja que O anunciemos a todas as nações -vs. 47. O Senhor Jesus, em Sua ressurreição, ABRE O ENTENDIMENTO dos discípulos, ENSINANDO-LHES qual é o propósito máximo e prioritário da Sua vinda, morte e ressurreição. Que em Seu nome fosse pregado à remissão dos pecados a todas as nações da Terra!. É verdade que, por causa da ressureição do Senhor, eu TAMBEM posso esperar pela minha ressurreição e que eu posso saber que nada é impossível para Ele. Que Ele pode me dar tudo que preciso, se Ele o quiser. Que Ele pode realizar qualquer milagre. Porém, é ABSOLUTAMETE VERDADE TAMBÉM, que a morte e ressurreição do Senhor têm como OBJETIVO PRIMEIRO a pregação do Evangelho da salvação, em TODAS AS NAÇÕES da Terra. Quem para nos dois primeiros pontos acima, NÃO conhece as Escrituras. Quem não entende que a PRIORIDADE da Igreja de Jesus, e dos crentes em Jesus, é FAZER A OBRA MISSIONÁRIA, demonstra ser, absolutamente, ANALFABETO em Bíblia. Não entende a Bíblia e não tem a CHAVE de interpretação da Bíblia. A principal ferramenta hermenêutica de interpretação da Bíblia, está no MANDAMENTO do Senhor Jesus à sua Igreja, momentos antes de Sua ascensão. Sei quando uma pessoa esteve investindo tempo na presença de Deus e sei quando não esteve com Ele. Pois, quando uma pessoa esteve investindo TEMPO DE QUALIDADE (oração, jejum contemplação e meditação) com o Senhor Jesus, ela volta com um TREMENDO AMOR E PAIXÃO por pessoas! Quando um sujeito se levanta na Igreja, para cortar ou diminuir o esforço por Missões, demonstra que não tem NENHUMA intimidade como Senhor Jesus. Uma pessoa assim pode ter dons, falar línguas estrangeiras e estranhas, fazer muito barulho, dançar, pular, gritar assobiar; MAS NÃO ESTA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO. Se estivesse estaria cheia de amor, paixão por almas, PREGANDO COM OUSADIA em todos os lugares e fazendo com que sua vida gire ao redor de um PROPÓSITO DIVINO: salvação das NAÇÕES. Simples! Quem conhece a Bíblia sabe que O MAIS IMPORTANTE É FAZER, DA COISA MAIS IMPORTANTE, A COISA MAIS IMPORTANTE. 
Quando falhamos em nossa tarefa evangelizadora, Satanás entra com suas falsas idéias. Toda vez que a Igreja de Jesus falha em sua tarefa missionária, o Diabo inventa uma falsa religião no mundo. Foi assim com Maomé. Ele meditava nas cavernas nas montanhas e um dia viu demônios. Correu, assustado, para um tio cristão, pedindo ajuda e oração. Seu tio o manda de volta às cavernas nas montanhas e lhe diz: “Não são demônios, são anjos. Volte e dê ouvidos a eles”. Assim nasce o islamismo. Na falha da Igreja, nasce a falsa religião, que SEMPRE NEGARA o Salvador!
Em nenhum lugar da Bíblia está escrito que o Senhor repetirá conosco o que fez com a Igreja de Jerusalém. A Bíblia diz que eles adoravam todos os dias no tempo e de casa em casa. A Igreja crescia assustadoramente em Jerusalém. Mas, ninguém saía da da cidade, para pregar às outras cidades e povos. Então o Senhor desencadeia uma perseguição, que provoca um violento êxodo de fugitivos que acabaram pregando por onde iam. Não, a Bíblia não diz que isto vai acontecer de novo. Mas, a Bíblia TAMBÉM NÃO afirma que o Senhor não possa fazer isto outra vez. Se esta for Sua única forma de nos tirar do comodismo, dos dois primeiros pontos, deste sermão: “Oba, também ressuscitaremos e o Senhor é capaz de fazer qualquer milagre por nós!!!” E creio que o Senhor pode, repetir a ação de “desperatmento” da Igreja acomodada à prosperidade. Devemos usar a prosperidade para servir a Deus evangelizando as Nações e não usarmos Deus para servimos aos nossos “delírios” de consumo com a prosperidade dEle.
Eu diria: NÃO SE ACOMODE. Antes, faça de sua vida uma vida que, faça o que faça, viva como viva, trabalhe no que trabalhe, tenha o dinheiro que tenha, a pregação da remissão dos pecados às todas as Nações seja sua absoluta prioridade.
Gandi, perguntado sobre o cristianismo, respondeu: “O Cristianismo é irresistível, o problema é que os cristãos o destroem a cada dia, por causa da maneira intensamente incoerente como vivem”. 
4. Dá-nos poder para esta tarefa. Uma das maiores alegações dos crentes modernos é a incapacidade em realizar a obra da evangelização mundial. Alegam falta de treinamento. Mas, o que mais se precisa hoje não é aprender mais e sim RECORDAR o que se aprendeu e PRATICÁ-LO. Os primeiros discípulos não eram as pessoas mais capacitadas do mundo. Eles foram simplesmente convidados (e nós também o somos) a dar o testemunho deles de sua salvação em Cristo. SÓ ISSO!!! André passou umas horas com Jesus e correu para casa para dizer a Pedro: “encontrei o Messias, vem comigo e lhe mostrarei”. Bastou isso. 
Uma vez preguei numa igreja e fiz um apelo para consagração de vidas, para a evangelização e viverem cheios do Espírito Santo. Uma moça universitária, tremendamente introvertida e muito tímida, fez está consagração. No dia seguinte tomou o ônibus para a escola, e três paradas depois, entrou uma jovem toda falante, com cabelo enorme, calça jeans toda rasgada nos joelhos, perguntando alto: “Este ônibus vai para a Universidade tal?”. A jovem cristã, muito tímida, disse baixinho: “Vai sim, faz ponto final lá”. Pronto, a jovem sentou ao lado dela e começou a tagarelar alto: “Menina que bom. Sabe é meu primeiro ano. Estou estudando sociologia. Tô adorando… Você estuda lá também?”. A jovem crista respondeu “Aham”. Pronto, a outra jovem começou a dizer: “menina estou tentando fazer um trabalho sobre religião; sobre evangélicos. Você já ouviu falar deles? A jovem cristã respondeu “Aham”. E a outra continuou: “Comprei uma Bíblia; pura maluquice". Não entendo nada. Até fui numas igrejas de crentes. Menina, umas mais doidas do que outras. Não entendi nada que o Pastor estava falando. Teve uma que o Pastor só falava mal da vida de umas pessoas. Acho que era um senhor chamado Abrão com dois filhos problemáticos Acho que eram Isaque e Ismael. Nossa, fiquei com dó daquela gente. Só não entendi porque o Pastor estava falando assim deles. Menina, você já foi em alguma igreja de crente”? A jovem crista respondeu “Aham”. A jovem doidinha perguntou ainda: “vai me dizer que você é crente?” A jovem crista respondeu “Aham”. A universitária perguntou: “Você entende a Bíblia?” A jovem crista respondeu: Aham. A universitária perguntou: “posso ir na sua igreja?” . A jovem crista respondeu “Aham”. Bem, pra terminar a história, a jovem universitária frequentou aquela igreja, foi discipulada e hoje é uma cristã fervorosa e intrépida na evangelização. Conclusão: se você estiver cheio do Espírito Santo e souber falar “Aham”, será o suficiente para Deus usar tua vida. 
Assim sendo, gostaria de lhes dár ainda, algumas dicas de vida, depois da ressurreição do nosso Senhor. Posso? Então lá vão:


Nassiffão

Nenhum comentário:

Postar um comentário