segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

JESUS ENTRANDO NA CASA DE CANÁ DA GALILEIA (numa festa de casamento) – JOÃO 2

A Bíblia nos informa de que em uma casa, de Caná da Galiléia, uma festa de casamento estava acontecendo e que o Senhor Jesus, com sua família e discípulos haviam sido convidados.
Durante o transcorrer daquela festa algo aconteceu: O vinho que era servido se acabara. E agora? Que festa era essa? Quem havia planejado a quantidade de vinho a ser servida. E o “mestre sala”? Fora especialmente contratado para organizar e realizar aquela festa e tal coisa acontecera. Posso imaginar a indignação, o mal estar entre os convidados. Embora o texto não nos ajude muito, posso acreditar pelo transcorrer dos fatos, de que a mãe de Jesus era bem próxima da família do noivo ou da noiva ou de ambas as famílias. Pois quando ela também recebe a informação de que o vinho se acabara, imediatamente procura o seu filho e relata os fatos para Ele. De alguma maneira, a mãe de Jesus sabia que Ele seria capaz de fazer algo a respeito. A resposta que o Senhor Jesus dá a ela nos parece áspera e mal educada. Todavia, o sentido da resposta era uma indicação à Maria de que a hora do Senhor derramar o “VINHO PERFEITO” ainda não havia chegado (podemos ver isto em João 7:30; 8:20; 12:23; 17:1). Todavia, o Senhor provavelmente dá algum sinal (não visto por nós no texto), a Maria, demonstrando que faria algo que não só abençoaria os noivos e os convidados, como também ajudaria seus discípulos a crerem NELE e ainda, apontaria para a Cruz que viria três anos mais tarde. Vamos então descobrir as lições que o Senhor Jesus nos dá, através desta visita ao casamento na casa em Caná da Galiléia.


PRIMEIRA LIÇÃO: Convide Jesus Para Fazer Parte de Seu Casamento (ou Relacionamentos) e de Sua Casa.
O texto é claro em informar que Jesus havia sido formalmente convidado para aquela casa, onde acontecia a festa de casamento. Aqui percebemos que há vários tipos de casais ou pessoas:
1. As que jamais convidam Jesus para nada em suas vidas. Vivem alienadas do Senhor. Tentam resolver tudo com as próprias forças e entendimento. Incapazes de crêr!
2. As que convidam Jesus somente quando as coisas vão de mal a pior. Primeiro tentam de tudo para resolver seus problemas. Somente quando não conseguiram nada à sua maneira é que convidam Jesus. Lembro-me de papai. muçulmano nominal, que só cumpria à risca a doutrina de ter muitas mulheres.... Um ano antes de falacer, esteve muito doente. Tinha dores horríveis. Nestas horas de dor incontrolável, papai ajoelhava na cama, abria os braços e clamava para Jesus entrar em seu coração, ser seu salvador e aliviar suas dores. Quando melhorava, eu lhe perguntava sobre sua conversão a Jesus. Ele me respondia: "Filho, você está louco? Você acha que eu colocaria um judeu dentro de meu coração? Jesus foi o maior vendedor da História e tem otário comprando "ele" até hoje... Quando a dor voltava, lá ia papai orar de novo pedindo pra Jesus entrar em seu coração. Depois de curado, negava outra vez... Então decidi fazer uma camapnha de oração para papai não sarar. Prefiria ve-lo morrer clmando por Jesus e, encontrá-lo no céu um dia. Nas suas últimas horas não pude estar com ele, de maneira que não sei se ele aceitou ou negou o Senhor.Tem gente que esta vivendo um relacionamento de tormento há anos e, de-repente aparece diante de mim e me diz: “Pastor faz vinte anos que só brigamos... nos machucamos…que há traições e mentiras… mas agora cremos que se o Pastor nos aconselhar por uma hora, ou até duas e orar por nós, seremos abençoados e transformados”. Pode imaginar? 20 anos para serem resolvidos em duas horas e com uma oração? Tem gente que tem mesmo fé no Pastor né? E o pior é que se nada muda, o casal MUDA! Muda de igreja!!!
3. As pessoas que convidam Jesus para todas as horas da vida: boas e más. Jesus é um convidado de honra nestas casas e relacionamentos. Sempre que se lembram DELE, fazem uma oração, pedem a benção e a vigilância do Senhor sobre suas vidas, casa, bens. Também pedem por prosperidade. Muitas são pessoas que vivem em dois mundos: no "natural" e no "espiritual". O mais incrível é que o "espiritual" desta gente jamais afeta ou transforma o mundo "natural" deles. São religiosos! Cantam em corais. Dirigem células. Fazem orações lindas. Mas são desonestos, mentirosos, ladrões, corrúptos. Alguns jamais sentem qualquer arrependimento pelas pilantragens que praticam. Se corrompem durante a semana e, depois vão aos templos, darem uma "oferta de sacrifício" pela remissão dos seus pecados. Tais pessoas tem dois problemas (além dos psiquiátricos obviamente): Primeiro, a oferta de sacrifício custou o sacrifício, a dor e a perda de outras pessoas. Segundo, conseguem acreditar que Deus os perdoa.
4. Mas existem pessoas que convidam Jesus para ser o DONO da casa, o DONO dos relacionamentos, o DONO dos negócios, o DONO da vida! Estes serão pessoas muito mais abençoadas e com muito mais chances de terem casamentos, relacionamentos e negócios bem sucedidos na vida! Jesus é o DONO. Ele ADMINISTRA. Ele faz as MUDANÇAS. Ele DECIDE tudo.
E ainda, a PRESENÇA de Jesus em nossa casa, relacionamentos, negócios e envolvimentos na vida, nos trazem DOIS GANHOS extremamente importantes:

1. A CONSCIÊNCIA da PRESENÇA. Saber, perceber e lembrarmos de que Ele SEMPRE está diante de nós, faz com que meu comportamento deixe de ser “moldado” pela presença de pessoas importantes em minha vida, tais como chefe, cônjuge, professor, pastor, polícia, para ser TÃO SOMENTE MOLDADO pela presença do Senhor Jesus. Em outras palavras, passarei a COMPORTAMENTAR-ME quando ninguém estiver olhando, exatamente da mesma forma quando qualquer pessoa ou figura de autoridade estiver olhando, pois meu comportamento sempre será moldado pela CONSTANTE consciência da CONSTANTE presença DELE junto a mim; O TEMPO TODO! Reputação é o que faço, penso ou falo quando todos (ou alguém) estão me olhando. Caráter é o que faço, penso, ou falo quando ninguém está me olhando.
2. REAÇÕES CRISTIANIZADAS. Isto mesmo! Se tenho constante a consciência da constante presença DELE em minha vida, o dia inteiro, todos os dias, minhas REAÇÕES tenderão a serem mais parecidas com as reações que o Senhor Jesus teria diante dos fatos da vida. Coisas acontecem e eu não tenho controle sobre elas. Mas, posso ter controle da maneira como PENSAR sobre o que está acontecendo. Posso pensar em tudo que acontece à minha volta, como sendo EU o “centro do universo” e então, REAGIR NA CARNE. Minhas decisões, depois de pensar com a mente carnal, me trarão consequências. Posso brigar, gritar, ofender, machucar, e até vingar-me. Ou, posso pensar com a “MENTE DE CRISTO”. Isto significa perguntar: “Como Jesus reagiria nesta situação?”. Lembra-se do livro: “Em Seus Passos O Que Faria Jesus?” (Charles Sheldom, editado primeira vez em 1896).. Pois então, esta é a idéia. Minhas decisões, depois de pensar com a mente de Cristo, me trarão consequências. Porque Jesus HABITA e é DONO de minha CASA, de meus RELACIONAMENTOS e de meus NEGÓCIOS, precisarei reagir aos fatos e pessoas ao meu redor, do mesmo jeito que Ele o faria se estivesse em meus sapatos. Por isso que é bom envolvermo-nos com pessoas que amam a Jesus e que desejam ardentemente viver uma vida de adoração, serviço e obediência. Lembro-me de uma lição aprendida na história do jovem de Gadara: Devemos parar de julgar pessoas pelos sintomas e começarmos a analisar as causas. Nivaldo Nassiff

Nenhum comentário:

Postar um comentário