terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pr Nivando Nassiff parte 4

NONA LIÇÃO: "Onde Fica Tarsis e Onde Fica Nínive?
A geografia de Nínive é aquela onde você vive em obediência a Deus. Obedecer ao Senhor, significa estar en Nínive. Nínive simboliza a obediência!!! É a geografia da Graca, do milagre, da misericórdia, da abundãncia em tempo certo. Signfica viver em um ambiente arejado, aconchegante, onde a alma e a mente descansam sorridentes nos braços do Protetor e Provedor. 
Já a geografia de Tarsis é aquela onde voce vive em desobediência. Esta é a geografia da dor e do sofrimento. É aquele chão marcado pela seca. É aquele céu forrado de nuvens escuras, chuvas geladas que inundam a alma de pavor e angústias.
Cada consequência e cada resultado colhido em nossa existência nos mares da vida sempre estará diretamente relacionado à direção para onde apontamos o barco de nossa vida: para Tarsis ou para Nínive.
DÉCIMA LIÇÃO: "O Propósito do Sinal, do Milagre e das Maravilhas". 
O Senhor enviou uma planta para fazer sombra ao profeta. Ela nascera em solo desertico, em montanhas rochosas. Era um milagre. Era um sinal. Era uma maravilha de Deus na vida do profeta. Mas para que? Na visão e decisão do profeta, aquela árvore, era algo para se destrutar. Algo para o que se apegar. Mas para Deus, aquele sinal era para apontar ao profeta quem era o autor do milagre. Cada milagre, sinal ou maravilha de Deus em nossa vida tem o PRIORITÁRIO propósito de direcionar nossa visão, coração, adoração e gratidão, AO SENHOR!!! Em segundo lugar o milagre, o sinal ou a maravilha operada por Deus em nossa vida, serve para NOS ANIMAR a continuar servindo ao Senhor. Mas, o nosso amigo Jonas, gostou mais do sinal, gostou mais do milagre, gostou mais da maravilha, do que do Senhor. Jonas em vez de se animar e seguir servindo a Deus, decidiu "CURTIR" as posses recebidas como estímulo e recursos para serem re-investidos no ministerio do SERVIÇO APAIXONADO por qualquer pessoa. Não ame mais a cura do que o Médico dos médicos. Nao ame mais as bençãos do que o Autor do milagre. Não ame mais as finanças do que o Dono de toda prata e de todo o ouro!!! Amar mais coisas do que gente provoca a ira de Deus sobre os filhos ou sobre Igrejas que perderam o foco. Ame SEMPRE mais pessoas do que coisas! Coisas devem servir para servir .... PESSOAS!
DÉCIMA PRIMEIRA LIÇÃO: " O Tapa na Cara com Luvas de Pelica"
Nesta hora, quando o profeta demosntra não entender nada do significado e propósito das bençãos recebidas, o Senhor envia um VERME, que come a raiz daquela árvore provocando sua morte imediata. Creio que o Senhor Deus estava dizendo para o Jonas: "Jonas o verme sem cérebro tem um QI maior do que o seu!". Quando o profeta percebe a morte da árvore (espécie de sistema de ar condicionado daquele tempo), ele fica muito irado. Fica muito bravo. Por que? Porque o profeta do Deus altíssimo dava mais valor a uma planta do que a 120 mil pessoas sem qualquer discernimento das coisas espirituais e além disso, muito animais (parece que Deus já se preocupava com a "sustentabilidade..." hahahahah). No que temos nos transformado? Nada mais nos comove do que as coisas que possuimos (ou pensamos que possuimos)? O choro da criança faminta, do órfão, do perseguido, do desempregado ou do doente, sequer tira nossa fome!!! Nos comove mais a personagem da telenovela do que a criança de rua. Meu Deus, nos que se estão tornando os "profetas destes dias"? Sei que existem profetas santos, honestos e consagradíssimos ao Senhor em todo o mundo. São anônimos. Seus nomes não estão estampados em cartazes de papel ou eletrônicos de conferências religiosas. Sei que há grandes e profundamente consagrados conferencistas ao redor do mundo. Mas, sei que há um grupo de lobos famintos por devorar ovelhas, muito, muito, muito mais interessados na "lã" da ovela, do que na vida da ovelha! Quando chegarmos lá, na presença do Todo Poderoso, que explicações daremos...?
DECIMA SEGUNDA LIÇÃO: " A Terrível Pergunta, Sem Resposta"
Deus faz uma pergunta para Jonas: "Você se importa com uma coisa sem valor e Eu o Senhor não me preocuparia com toda esta gente (indo para o inferno) além de todos os animais que vivem alí? Que resposta Jonas teria dado a Deus? 1. "Ahhh Deus, desculpe-me?". 2. "Olha Deus, eu não quero saber mesmo desta gente?". 3. É que se eu voltar para Isarael ninguém vai entender que eu ajudei o inimigo de meu povo...?". Que resposta teria dado Jonas??? Perguntei ao Senhor sobre a resposta. Não obtive resposta. Perguntei ao Senhor por que o livro termina com uma pergunta sem resposta. O que creio que o Senhor me ensinou foi: O livro de Jonas termina com uma pergunta sem resposta, para que cada Jonas presente entre nós (ou quem sabe, alguns deles estão lendo este post) possa dar a sua própria resposta. Pense nisto. Deus os abençoe. Nassiffão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário