QUARTA LIÇÃO: "O perfil do desobediente é sempre pra baixo. Sempre afundando".
A Bíblia diz que Jonas "desceu" para Jope . Depois desceu para o porão do navio. Então desceu ao fundo do mar e, finalmente desceu ao fundo do estômago do grande peixe. Obedecer a Deus custa muito caro. Desobedecer a Deus, custa muito mais caro ainda. Sua via esta sempre afundando? Pode ser que você está fazendo alguma coisa errada. Checa suas estartégias, ações e motivações. Todavia, se você está em franca desobediência a algo que o Senhor claramente lhe comunicou que quer que você faça e voce decidiu desobedecer; talvez aí esteja o motivo de sua falência. Pede ao Espirito Santo para lhe ajudar a discernir. Arrependa-se e MUDE de atitude imediatamente.
QUINTA LIÇÃO: "Lugares não tem o poder de nos mudar, simplesmente, num ato de "mágica divina".
Em Jope, Jonas desobedeceu o Senhor. Na mesma Jope, Pedro obedeceu o Senhor. Em Jope e, em nenhum lugar do mundo há qualquer "energia transformadora"... Sempre será uma questão de atitude diante da vontade de Deus que mudará sua vida e sua sorte neste mundo. Uma vez, nas montanhas da California, estava de costas para um pequeno lago, lindo demais. Em frente do lago havia uma grande pedra de granito e uma cruz ao lado. Vi que na pedra de granito havia uma placa de broze. Mas não dei bola. Diante de mim um profundo abismo e uma gigantesca e impressionante montanha. Parecia que a montanha se envergava por cima de mim. Tive uma nítida impressão da grandiosidade de Deus. Acho que tive uma impressão da presença dEle. Curti aquele momento de quase êxtase e fui embora. Depois soube que anos antes um jovem estava alí e sentira a mesma presença de Deus diante do abismo e da montanha. Só que ele, em vez de só "curtir" a presença de Deus, decidiu se ajoelhar e fazer uma oração mais ou menos assim: "Senhor, se o Senhor deseja um homem que pregue a Bíblia, somente a Bíblia, custe o que custar para mim, então, declaro que o Senhor pode me usar, pois eu pregarei a Biblia, somente a Bíblia custe o que custar para mim!". Sabe de uma coisa? O Senhor aceitou aquela consagração e usou aquele jovem poderosamente. Trinta anos depois ele volta ao mesmo lugar e coloca uma pedra de granito naquele às margens daquele lago, e repete sua oração. O Senhor seguiu aceitando-o e usando-o poderosamente. Através dele, milhões de pessoas por todo o mundo conheceu a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. O nome do jovem? Billy Grahn!!! Você pode ver que um lugar não muda agente? Sempre será nossa atitude diante de Deus que pode se tornar um canal para uma mudança extraordinária em nós e em nosso meio. Já estive no local aceito como sendo a manjedoura do Senhor Jesus, em Belen. Já estive na mesma Cinagoga onde Jesus curou o homem com a mão enferma. Já estive no Muro das Lamentações em Jerusalém. Já estive no Monte Calvário... Já estive em Seul. Já estive em Suansia, no Pais de Gales e, outros tantos lugares onde o avivamento chegou. Nenhum daqueles lugares, fez por sí só uma mudança em minha vida. Mas, sim a lembrança das operações do Senhor naqueles lugares, me ajudaram a consagrar mais minha vida. Lugares não podem nos mudar, MAS NÓS PODEMOS MUDAR LUGARES!!!
SEXTA LIÇÃO: "Quando o Senhor deseja usar você, Ele o fará mais cedo ou mais tarde, custe o que custar para você!"
Deus enviou uma tempestade de despertamento espiritual, social e de caráter sobre a cabeça do fujão. Este é um grande problema. Pois o desobediente fujão, atrai tempestades de desgraças sobre sua cabeça, mas acaba espirrando na cabeça de pessoas que não tem nada haver com a desobediencia dele e que simplesmente estávam desfrutando da mesma geografia do desobediente. Aquela tempestade molhou o barco inteiro e muitos outros barcos na região. Quem é você? Um provocador de chuvas de bençãos sobre os que vivem em seu entorno, ou será você um desencadeador de desgraças nas vidas daqueles que pisam o mesmo chão de sua existência? Se você é um marido desobediente, tenho dó de seus filhos e de sua mulher. Se você é um empresário desobediente, tenho dó de sua empresa e de seus empregados, cujas vidas e familias dependem de sua empresa. Quanto desastre na vida do desobediente e daqueles que compartilham do mesmo quadrilátero.
SÉTIMA LIÇÃO: "Os Dois Momentos em Que o Senhor Nos Usa"
A história deste profeta desobediente e fujão, nos ensina que o Senhor usa-nos em dois momentos. Ou o Senhor nos usa em nossa santidade e obediência; ou Ele nos usará quando convencidos do nosso pecado e das consequências desastrosas advindas de nossa desobediência, confessarmos a Deus e quando for preciso, também confessarmos àqueles a quem nossa desobediência trouxe consequências desastrosas, dor e sofrimento, o NOSSO pecado. Então, o Senhor, em meio de nossa confissao, arrependimento e mudança de atitude, poderá nos usar outra vez.
OITAVA LIÇÃO: " Deus tem instrumentos inuzitados para mudar radicalmente o curso de sua vida".
Deus enviou um peixe enorme para engolir o Jonas, sem matá-lo e levá-lo exatamente para o centro da vontade dEle. Creio de todo o meu coração que o Senhor não tem nenhuma dificuldade de enviar uma baleia de verdade para buscar você onde quer que você se encontre. Deus pode fazer a baleia saír voando do mar e descer numa cidade no meio do continente, até chegar à sua casa, trabalho ou escola e engolir você e leva-lo para onde o Senhor o desejar. Quanto mais enviar um bêbado dirigindo um carro; ou uma doença qualquer, ou fazer você perder um emprego, ou quebrar um relacionamento... Não! Não! Eu não sou um bruxo! Sou um pastor! Não estou ameaçando ou rogando uma praga sobre você! Estou lhe advertindo com amor e temor! Deus sempre tem uma "baleia" nas mangas.... Ele sabe como dar uma trombada em você, forçando-o a uma mudança absolutamente radical em sua vida. Tenho um amigo chines, que vou chamar aqui de "Chaolin" (vou ocultar o nome verdadeiro, porque não pedi permissao a ele para contar isso). O meu amigo Chaolin, era um pre-adolescente quando o Senhor o chamou para ser pastor. Ele negou este chamado e viveu alguns anos "fugindo" de Deus (como se isso fosse possível). O fujão, abandona a Igreja e os amigos da Ireja. Deixa de ler a Bíblia e de orar. Faz de tudo para calar a voz de Deus em seu coração. Perda de tempo. O Chaolin fez tudo isto. Um dia, já um jovem, experimentou um acidente de moto. Acordou num hospital com paralizia total, da cintura para baixo. Quando ele soube dos fatos, chorou e disse, secretamente em seu coração, para o Senhor: "É agora que você Deus, já não poderá me usar mais como pastor..". Anos mais tarde aquele jovem em cadeiras de rodas recebeu o diplmoma de mestre em teologia e é hoje, um pastor capelão em hospitais. Quando Deus deseja usar você, Ele o fará custe o que custar para você!!! Vai esperar a tempestade caír sobre sua cabeça e sobre a cabeça dos que vivem ao seu redor? Vai esperar pela "trombada do grande peixe"? Ou vai obedecer JÁ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário