sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Barcos famosos

BARCOS FAMOSOS

No final da tarde de hoje (quinta-feira, dia 16/08/12) saimos: Lucia, Rafa, Bruna eu a minha sogrinha, dona Cida, para jantarmos numa cidadezinha aqui da New England, que se chama Gloucester (lê-se Glóster), onde foi produzido um filme em 1999, A Tempestade Perfeita, escrito por Sebastian Junger; que contava a história passada em outubro de 1991, quando uma forte tempestade, que jamais acontecera igual na história, atingiu a costa de Gloucester, Massachusetts. Aquela tempestade foi apelidada de "tempestade perfeita", porque eram três tempestades combinadas em uma só, criando uma das forças mais destrutivas jamais testemunhadas no Oceano Atlântico. Jantamos num restaurante a beira mar, com centenas e centenas de barcos ancorados no pier, numa vista espetacular do por Sol. Então, comecei a pensar em algumas embarcações famosas.
1. Titanic: Creio que um dos navios mais famosos é o Titanic, que afundou em 15 de Abril de 1912. Um reporter Inglês teria dito numa radio, no dia de sua viagem inaugural, que aquele navio era tão grande e tão forte que “nem Deus poderia destrui-lo”. De fato o Titanic era tão impressionante no início do Seculo 20, que os seres-humanos acreditavam que não haveria mais nada no mundo que não pudesse ser resolvido pela inteligência humana…o humanismos estava tomando fôlego... Mal sabiam que duas Guerras mundiais se passariam nos seguintes anos… A lição que aprendo do Titanic, é que não importa quão poderosos os homens possam ser, jamais prescindirão de Deus. Mas, também aprendo que se o Senhor desejar matar-nos hoje, não haverá nada no mundo que possa nos protejer das mãos poderosas do Senhor. Em Suas mãos encontramos abrigo e segurança. Fora de Suas mãos…. o “Titanic” afunda facilmente.
2. Trans-Atlantico Concórdia. O Navio de cruzeiro da Costa Concórdia com 4.229 pessoas a bordo bateu em rochas e naufragou em frente a ilha de Giglio. Havia 57 brasileiros a bordo, mas nenhum ficou ferido. O que mais impressionou o mundo foi o fato do comandante Francesco Schettino ter abandonado o barco, procurando salvar a sua própria vidas antes das dos passageiros. Por causa disto, este capitão tornou-se o símbolo de uma Itália que os italianos querem esquecer: a do capitão que abandona o navio. A dura lição a ser aprendida é aquela que nos ensina que nem sempre o líder tem o caráter e a dedicação aos seus comandados, como se deveria esperar…
3. O barco do jogador de futebol Neymar. A imprensa divulgou fartamente a compra de um belíssimo barco de 15 milhões de Reais, pelo jogador Neymar, que alegou ter comprado a embarcação para desfrutar um pouco de lazer com seus amigos… A lição é tão óbvia, não é mesmo? Neymar é autruista. Tomara que não venhamos a aprender que o jovensinho Neymar está se perdendo em baladas regadas a álcool e drogas. Tomara né?
4. Barcos, nome do jogador do Palmeiras. Pois é, o “Barcos” afundou o Clube de Regatas Flamento nesta semana…. Que lição aprendemos? Que o Palmeiras está navegando nos mares do rebaixamento e quer levar mais gente com ele….
5. Outro barco que anda famoso nestes dia é o barco do “Maxuel”. O personagem de “Avenida Brasil”, ganhou um barco de Nina, que está usando dinheiro roubado para dominar o sujeito e depois manda-lo para o inferno. O barco é um símbolo de vingança, desrrespeito, roubo, corrupção, desonestidade. A pergunta é: Quantos barcos mais iguais a este estão por aí? A lição é a antiga lição: Mais cedo ou mais tarde a roubalheira virá à luz. E aí, o barco afundará. Só não se pode garantir a punição dos bandidos e corrúptos no Brasil....  
Mas, e na Bíblia que barcos podemos encontrar? Vamos ver alguns?
1. O Barco de Noé. Para mim, é o barco do recomeço. Era o barco símbolo do amor e da “segunda oportunidade” que Deus estava dando à raça humana. Lí numa publicação Americana, que num belo dia, a mulher de Noé começou a gritar com ele, porque estava entrando água na Arca… Dizia o artigo que ela gritava com Noé, dizendo: “Noé, bem que eu te disse pra não trazer o casal de cupins…mas você nunca me ouve, né?! Homem é tudo igaul, só muda o endereço..”. Bem, não posso dizer que isto se passou. Mas, sei que dentro do barco de Noé, deveria estar um fedô enorme. Pode imaginar quantas feses e xixi de todos aqueles bichos, estavam por alí? Até onde eu sei, não havia descarga naqueles tempos. Tinha que recolher e jogar pela janelinha... Mas só depois da tempestadae parar. Dentro era muito ruim. Mas, lá fora era muito pior. Dentro cheirava cocô. La fora cheirava morte. Se dentro estava ruim, imageine lá fora. As vezes penso na arca como um símbolo da Igreja. A Igreja de Jesus anda tão machucada, maculada, às vezes "cheirando mal". Mas lá fora… sem chance. Não abandone o barco! Há uma promessa do Senhor de apresentar sua Igreja sem mancha, rugas ou máculas, não é mesmo? 
2. O Barco de Jonas. O barco de Jonas é o barco da desobediência, provocada pela decepção que o profeta tivera com Deus. Jonas desejava a destruição de Nínive. Deus desejava a salvação deles. Este é o maior problema de Deus, na minha opinião: Deus frequentemente ama aqueles a quem odiamos. Ele ama o pior pecador. Ele perdoa o pior pecador. Ele salva o pior pecador. No barco de Jonas, caiu uma tempestade de "desperatmento", pois o bicho estava literalmente dormindo. Jonas naquele momenteo, tinha uma alma amortecida, um coração insensível e um caráter despreocupado com a vida humana. Todavia, estava afundando o barco com todos dentro e provavelmente, afundando os barcos ao redor. Isto acontece com quem convive com os desobedientes: São molhados, assolados por uma tempestade que não lhes diz respeito. A tempestade cai na cabeça do desobediente e respinga na cabeça dos estão ao lado. Acho que a vida de Acã é outro exemplo…
3. Os Barcos quebrados de Josafá I Reis 22:49. Josafá construiu barcos par air buscar ouro. Todavia a Bíblia informa que os barcos todos se quebraram no porto. Este rei espetacular, enfrentou uma tremenda perda no final de sua via. II Cronicas 20:35ss informa que Josofá estava sendo punido pelo Senhor por fazer aliança com um ímpio… Será que o barco quebra quando nos associarmos com quem o Senhor proibe? Melhor prestar mais atenção às orientações do Senhor, né?
4. O Barco do Pão – Prov. 31:14. Na verdade, a Bíblia estava referindo-se à mulher virtuosa, que é como uma embarcação que de longe traz o pão. Este é o barco que não mede esforços ou distancias para ir buscar e trazer o pão. Para mim, este barco é simbolo da determinacão ousada daquela pessoa que empreende tudo que é e pode para alcançar e trazer o “pão”. Me fez lembrar do filme "The Pursuit of Happyness", encenado por Will Smith que conta a história verdadeira de um homem pobre, quase mendigo, sem teto, que luta por sua felicidade e, que termina sendo um dos homens mais ricos do Estados Unidos.
5. O Barco no Oceano – Prov. 30:19. Esta é uma passagem onde o autor de Provérbios demosntra sua admiração por quatro coisas no mundo: A. o caminho da águia no céu – é sempre um voo pensado, planejado e com objetivos claros e sem desvios; B. o caminho da cobra na pedra – não deixa rastros. C. o caminho do navio no oceano – só pode saber para onde ir, olhando para cima. De dia para o sol. De noite para as estrelas. B. o caminho de um homem com sua donzela. Como seria lindo se um casal planejasse bem suas vidas. Não se perdesse em desvios. Como seria lindo um casal chegar no altar sem “marcas do passado”… Mas se algo “manchar” a caminhada, o sangue de Jesus purifica. E como seria lindo para um casal caminhar “olhando pra cima”; buscando orientação do alto. Em vez de auto-ajuda, receberem ajuda do alto. Olhemos para o alto nos mares da vida.
6. O Barco de Jesus no Mar da Galiléia. O Barquinho da obediência. Jesus os manda entrar no barco e os discipulos obedecem. Jesus indica o caminho e os discipulos obedecem. Mesmo assim, encontraram uma violenta tempestade. Aprendemos que a obediência não nos isenta de tempestades. Todavia a obediência traz Jesus para dentro do barco. E aí está toda a diferença. Navegar nas águas da obediência torna-se uma garantia da presença dEle e abre as portas dos milagres. Desejando o Senhor, Ele poderá transformar as tempestades em bonanças e nos ajudrá chegar ao porto seguro de nosso destino.
7. O Barco da Pescaria. Pedro e sua empresa, passaram a noite toda pescando. Nada! Pela manha voltavam frustrados e avistaram Jesus na praia. Jesu lhes ordena a lançar as redes outra vez. Explicaram que fizeram aquilo a noite toda, exatamente alí. Mas, obedeceriam a Jesus. Resultado: Muitos peixes. Acho que a lição é: Em algum momento, o trabalho honesto e persistente, encontrará com o Senhor na praia. Em vez de “morrer na praia”; reviveremos na praia. Muitas vezes “morremos na praia” porque não nos esforçamos só mais cinco minutos, não oramos só mais cinco minutos, não nos mantemos no posto só mais um pouquinho.
8. O Barco Abandonado Mateus 4:22. Este é o barco que o Senhor diz: abandonem este barco, porque tenho um outro tipo de barco e um outro tipo de pescaria pra você. É símbolo da transição. Eu tenho enormes dificuldades para deixar lugares e pessoas. Sofro um monte. Todavia, quando a Palavra dEe é certa, confirmada e reconfirmada, é preciso obedecer e obedecer imediatamente. Acredito que a lição é: “Se você não saír disto aí agora, você vai perecer e fazer os outros perecerem! Sai daí já!” . Mergulhados nesta convicção é que eu e minha casa estamos nos mudando de Boston para a cidade de Orlando. Estaremos abordando o novo barco, em Setembro, para em obediência, navegar por novas águas. O barco de Boston já tem seu novo comandante.
9. O Barco do Apostolo Paulo Atos, 21:2; 27:19.37. O barco do Apostolo Paulo é muito cumplicado. Todas as vezes que ele usou um barco houve naufrágio. Que cara “azarado”; com maldições hereditárias; que camarada cheio de pecado este Paulo. Só se metia em problemas…. Não!!!!! O cara éra ungidasso! Vivia na obediência. Todo seu sofrimento foi por amor a Jesus e aos povos não alcançados do mundo. Quando estava sendo levado ao imperador Romano, seu barco enfrenta uma violenta tempestade. Bem diferente de Jonas, que dormia o sono da indiferença, Paulo grita com todos e lhes acalma dizendo-lhes que o Senhor lhe revelara que o barco se perderia mas nenhuma vida sofreria dano. E assim o foi. Um homem de Deus, nas horas de tempestades, tem a chance de ser um consolador e profeta de Deus – Paulo; ou ser uma pessoa indiferente ao sofrimento alheio, só pensando em sí mesmo, escondido no porão do barco – Jonas. Tempestades são contigências naturais da vivência humana. Como nos portaremos em meio a elas é que fará toda a diferença nas vidas dos que nos rodeiam.


“Pôxa”. Pra onde foi minha mente por estar num pier saboreando um peixinho. Quando fizer uma viagem de barco (pode ser carro, ônibus ou avião também), certifique-se de algumas coisinhas: 1. Apostolo Paulo está na mesma embarcação? Comece a orar e já fique com o colete salva vidas. 2. O comandante é italiano? Tome as mesmas providencias do ponto anterior. 3. Este barco é o da obediência ou da fuga? Não se preocupe em procurar "jonas" e "acãs". Procure VOCÊ não ser o cara causador da desgraça. 4. Pode ter certeza da presença do Senhor com você? 5. Podemos estar em barcos diferentes e navegando por águas e direções diferentes. Mas se estamos todos na mesma frota, sob o comando do mesmo Comandante, então algum dia, ou nos cruzamos pelos mares da vida, ou nos encontraremos no Porto Seguro da Vida Eterna. Então, que mais posso lhe desejar senão, “BONS VENTOS!!!” Pense nisto. Deus os abençoe . Nassiffão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário