PROJETO DE DEUS
“Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada”Ex25:2
No tabernáculo em Êxodo 25:1-9 Deus ordena o levantamento de recursos para execução do projeto. Podemos ver um Deus organizado neste projeto tinha que ter liberalidade, e obediência.
No vrs 9 o Senhor declara “segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus moveis, assim mesmo o farei”. O homem de Deus tem que receber de Deus toda orientação, não dá para realizarmos a obra de Deus da maneira que queremos, mas da maneira que o Senhor quer. Podemos conferir isto em Exodo 25:10-40;26;27:1-20.
Em I Reis 5:13-18 Salomão inicia os preparativos para a construção do templo segundo a orientação do Senhor vrs 17,18 diz “ E mandou o rei que trouxessem pedras grandes e pedras preciosas, pedras lavradas para fundarem a casa. E as lavraram os edificadores de Salomão, e os de hirão. E os gebalitas; e preparavam a madeira e as pedras para edificar a casa”.
Os preparativos não foram feitos de qualquer maneira com resto, ou qualquer material, foram feitos com ouro, madeiras nobres, pedras preciosas, homens com as habilidades artesanais, para lavrar, esculpir, entalhar mestres em todas as artes. Salomão levanta uma equipe de 30.000 homens trabalhadores, enviava para o Líbano alternadamente dez mil por mês. Setenta mil que levavam a carga, oitenta mil que trabalhavam com as pedras retirando das montanhas, a fora chefes e oficiais aproximadamente 3.300 que dirigiam a obra e davam ordens. Todos tinham a sua função e todos tinha o seu valor e eram extremamente importante para aquela grande obra.
Mas uma vez Deus usando homens preparados para grandes projetos. Neste textos vemos um rico princípio de liderança, cada um sabia a sua função os corações estavam motivados e submissos aos lideres constituídos pelo rei.
Depois de todos os recursos a equipe estava preparada havia lideres prontos então Salomão começa a edificar o templo. I Reis 6; 7:15-51.
Em Lucas 14:28-32 “pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?” Isto fala de planejamento, calcular o custo é importante antes de fazer qualquer projeto. A “torre” poderia ser uma torre de observação ou uma construção agrícola, é preciso sentar e avaliar o processo com cuidado.
Hoje os ministérios que não desenvolve estes princípios de receber do Senhor, de calcular, avaliar, e organizar não tem prosperado. Porque a obra o Senhor não se pode fazer relaxadamente. Se com estrutura Deus tem este cuidado de orientar, quanto mais com o trabalho na construção de vidas salvas, por isso eu vejo a importância do ensino sistemático da Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário