sábado, 17 de setembro de 2011

definindo as prioridades

Definindo as prioridades da vida


Questionamentos

Quem somos?
O que buscamos?
Como nos vemos?
O que realmente tem valor?

Partindo destes questionamentos podemos traçar alguns parâmetros para nossa vida, tenho vistos muitas mulheres que andam frustadas, deprimidas, ansiosas eu diria que nadaram e nadaram e morreram na praia.
Se olharmos todas as mulheres do mundo e pudermos entrevistá-las, creio que todas terão as mesmas necessidades, necessidade de serem amadas, protegidas, valorizadas, respeitadas, realizadas.
Alguns anos atrás elas se realizavam em fazer bons casamentos, ter alguns filhos e cuidar da sua casa, a mulher buscou autonomia, e independência, saiu a luta, não há nada de errado nisto. Só que os anseios continuaram e o cansaço físico e emocional continuaram.
Mas na Bíblia temos uma lição fantástica de duas mulheres que tinham suas prioridades e puderam aprender muito.
Lucas 10:38-42
“ E ACONTECEU QUE, INDO ELES DE CAMINHO, ENTROU NUMA ALDEIA; E CERTA MULHER, POR NOME MARTA, O RECEBEU EM SUA CASA. E TINHA ESTA UMA IRMÃ, CHAMADA MARIA, A QUAL, ASSENTANDO-SE TAMBÉM AOS PÉS DE JESUS, OUVIA A SUA PALAVRA. MARTA, PORÉM, ANDAVA DISTRAIDA EM MUITOS SERVIÇOS E, APROXIMANDO-SE DISSE: SENHOR, NÃO TE IMPORTAS QUE A MINHA IRMÃ ME DEIXE SERVIR SÓ? DIZE-LHE, POIS, QUE ME AJUDE.
E RESPONDENDO JESUS, DISSE-LHE: MARTA, MARTA ESTÁS ANSIOSA E AFADIGADA COM MUITAS COISAS, MAS UMA SÓ É NECESSÁRIA; E MARIA ECOLHEU A BOA PARTE, A QUAL NÃO LHE SERÁ TIRADA.”
BASEADA NESTE TEXTO QUERO PONTUAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES.
  1. Marta representa, a mulher assoberbada, quanto mais faz, mais tem pra fazer, e não consegue administrar o seu tempo de forma que encontre tempo para cada atividade do dia. Ela está exalta e ansiedade lhe faz senti mais frustrada e solitária, e pelo texto eu imagino que após ela trocar vários olhares com a irmã, e sinalizar para que ela fosse ajuda-la, não suportando a mais a atitude da irmã ela fala com Jesus.
  2. Falar com Jesus, expor sua preocupação, mas Jesus vai além e vê o intimo daquela mulher talvez fosse a irmã mais velha e lhe pesava a responsabilidade, de suprir e organizar o lar, ela não tivesse tempo para ela e em Jo. 12:2 diz “ Fizeram-lhe, pois ali uma ceia, e Marta servia.” ela era muito prestativa. Mas atrás disto havia uma mulher carente de atenção de carinho, a ansiedade e o cansaço tomada conta do seu coração.
  3. Marta vai ao encontro de Jesus quando seu irmão morre e diz “ se tu estivesse, aqui, meu irmão não teria morrido” Jo 11:20
Neste primeiro momento temos que ver nossa real condição, até então Marta achava que a causa da sua frustração era sua irmã mas após o confronto com o mestre creio que ela pode fazer uma análise mas profunda do seus sentimentos. No meu ministério tenho encontrado muitas mulheres que sente necessidade de ser ouvidas, porque o seu coração está cheio de mágoa, ressentimentos, cansaços e ansiedades. Meu marido em uma das suas pregações disse uma frase que me marcou “ o que nos cansa, não é o trabalho, mas os conflitos mal resolvidos” tem muita verdade nisto porque o trabalho é muito importante. Temos a tendencia de transferir o motivo das nossa dores culpamos nossos pais, culpamos, nosso amigos, culpamos até Deus pelas nossa frustrações.
  1. Maria, as vezes eu ouço que ela era folgada, não pelo contrario ela queria aproveitar aquele momento ao máximo, ela sabia que não era sempre que o mestre estava em sua casa. Maria tenha sede para aprender mais dos ensinos do Mestre ela priorizou sentar aos pés de Jesus e ouvir seus ensinos. Maria não se preocupou que era mulher, ou que sua irmã estava chamando, seu coração estava inclinado em receber do mestre.
  2. Maria escolheu a melhor parte. Aqui fala de escolhas que temos fazer na vida, quantas vezes fazemos más escolhas, que nos marcam pelo resto da vida. As vezes um casamento, ou um emprego, ou uma compra, ou uma viajem, temos que fazer escolhas o tempo todo das nossas vidas. A diferença é saber fazer uma boa escolha.
  3. Maria não mediu esforços quando ungiu os pés de Jesus com nardo puro ela quebrou o vaso de alabastro e se prostrou aos pés de Jesus e o adorou. Jo 12:3 “Então, Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés com seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento”.
  4. Maria na ocasião da morte do seu irmão Lazaro Jo 11:20, Marta vai ao encontro do mestre mas Maria fica assentada em casa, pelo texto parece que ela estava decepcionada com o mestre por ele não ter ido logo que foi chamado, porque seu irmão ainda estava vivo. E no vrs 28 Marta vai e chama sua irmã só ai ela vai ao encontro de Jesus. Quantas vezes também ficamos decepcionadas com Jesus por não curar nosso ente querido, dar aquela promoção que estamos pedindo, ou mudando uma situação difícil.
  5. Maria “lançou-se aos seus pés” e libera uma palavra que contia a sua dor “se tu estivesse aqui, meu irmão não teria morrido” este momento de dor Jesus se move de intima compaixão e diz que Jesus chorou. Eu creio que neste momento Jesus sente toda angustia e decepção de Maria por isso que ele se move de intima compaixão.
    Conclusão:As duas mulheres com muitas qualidades, Marta com seu valor por ser pratica, e saber servir, Maria uma adoradora que soube priorizar o momento com o mestre fazendo a melhor escolha, sabia o valor da adoração oferecendo o melhor para o Senhor, na ora da dor sabia que o melhor era se lançar aos pés do mestre, abrir seu coração e compartilhar suas dores e suas angustias. Temos que aprender com estas mulheres abrir o nossos corações, e receber toda provisão, toda cura, toda restauração que há no nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário