Dez dicas para saber mais sobre o leite
1)
Pasteurização é o nome do processo pelo qual o leite é aquecido a 75ºC, com eliminação de todos os micro organismos que podem fazer mal à saúde. Em seguida, o leite é resfriado a 3ºC, garantindo com isto a manutenção da qualidade do produto até o momento do consumo. Este processo preserva a maior parte dos nutrientes do leite.
2)
Não confunda: o leite longa vida não é leite pasteurizado, é leite esterilizado, precisa ser aquecido a até 140ºC para poder ser armazenado por até seis meses. Isto faz com que o leite longa vida perca grande parte dos seus nutrientes.
3)
Uma das grandes diferenças entre o leite longa vida e o leite pasteurizado é que, enquanto a pasteurização mantém boa parte dos lactobacilos, a esterilização do leite elimina todos eles. Os lactobacilos são importantes para o equilíbrio da flora intestinal e ajudam a prevenir várias doenças, entre elas o câncer de cólon.
4)
O leite pasteurizado de boa qualidade não deve ser fervido. Na fervura, ele é aquecido acima dos 75ºC e isto diminui sua qualidade nutricional.
5)
Nos Estados Unidos e Canadá, só uma em cada duzentas pessoas toma leite longa vida. Isto acontece porque a população desses países recebe mais informações sobre a qualidade dos produtos que consome.
6)
O leite pasteurizado, ao contrário do longa vida, não contém aditivos, como, por exemplo, o citrato de sódio.
7)
O leite pasteurizado é o leite natural mais nutritivo que existe, depois do leite materno. Encontrado em saquinhos, caixinhas ou garrafas, é sempre mantido refrigerado.
8)
De todos os tratamentos térmicos existentes na industrialização do leite, a pasteurização é o que menos altera sua composição natural (vitaminas B1, B2, B6, B9, B12 e C, sais minerais e proteínas), além de manter vivos boa parte dos lactobacilos.
9)
A qualidade e segurança dos produtos de origem animal é o certificada com o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) ou por inspeção realizada pelo estado ou município. Não compre produtos sem uma dessas certificações, dando preferência aos que tiverem o selo do SIF.
10)
É muito perigoso consumir leite cru ou queijos e manteigas feitos com ele. Se não for pasteurizado, o leite pode transmitir doenças graves, como tuberculose, brucelose, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário