Cerimônia histórica e inédita no Brasil. O ex-presidente João Goulart foi homenageado hoje, com todas as honras de um Chefe de Estado, após quase 37 anos da sua morte.
A solenidade aflorou emoções e sentimentos, que por longos anos foram reprimidos e ignorados por uma nação inteira, que não teve o direito ao luto oficial de um mandatário constitucionalmente estabelecido.
“Estamos aqui fazendo justiça, recuperando a nossa própria história e valorizando todas as conquistas que temos construído até aqui. Democracia se constrói todos os dias, inclusive num momento como este, onde homenageamos um ex-presidente, constitucionalmente estabelecido, que foi deposto por circunstâncias de golpe. Hoje tivemos aqui foças civis e militares nesta homenagem para reafirmar que isso nunca mais aconteça”, destacou a Ministra Maria do Rosário.
Durante a cerimônia, a presidenta Dilma depositou, junto com a viúva de João Goulart, Maria Thereza, uma coroa de flores brancas na urna com os restos mortais do presidente. Maria Thereza recebeu a bandeira brasileira que estava em cima da urna com os restos mortais de Jango.
Ao final, a urna foi levada pela Polícia Federal para o Instituto Nacional de Criminalística, onde será feita a coleta das amostras necessárias para a realização da perícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário