PASTORA ELIANA SANTOS ARAÚJO
" Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas." Mateus 22:1-4
Quando paramos para pensar nos preparativos de uma cerimonia de casamento ficamos cansados só de imaginar, são listas dos convidados, vestido da noiva, roupa do noivo, o que servir, que vai realizar a cerimonia, as musicas, a lista dos presentes, as testemunhas, as daminhas, as lembrancinhas, os doces e bolos, a decoração, e tudo mais. Nos tempos bíblicos isto não era muito diferente a celebração era algo muito festivos as famílias se mobilizavam em fazer o melhor. Neste texto usa este contexto para representar o Reino de Deus, porque Deus com seu cuidado e amor tem preparado tudo para a bodas do seu Filho e a Igreja ele deseja que muitos participem desta celebração.
" Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados." Mateus 22:5-10
Sabemos que este texto fala da rejeição dos Judeus, em relação o plano de salvação que o Deus fez para a redenção do seu povo. Mas podemos aplicar nos dias de hoje como temos rejeitado fazer a vontade de Deus, em vez de obedecer, desobedecendo, em vez de amar, odiamos, em vez de levar vida, levamos morte e o resultado disto é decepção depois de tanto preparativos, os convidados se mostram indiferentes a convites. Fico pensando que toda esta situação trouxe muitos prejuízo, os gastos, a humilhação, a tristeza, depressão porque na certa o sentimento de rejeição bateria forte.
Um outro texto importante para nossa reflexão
" Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia." Lucas 14:16-24.
Este texto é fantástico, quebra tudo nosso conceito de sermos os melhores e os escolhidos, este texto fala que a graça de Deus se manifesta a todos que estão com o coração aberto para receber, mas também mostra a indiferença dos verdadeiros convidados. Era um convite para um banquete, não era uma festa qualquer e mesmo assim os convidados priorizaram outras coisas e ai surgiu as mais diversas desculpas. Muitas vezes vemos esta realidade na igreja pessoas priorizando mais seus afazeres do que o banquete que Deus tem preparado para os seus, preferindo ficar com as migalhas do mundo do que sentar-se a mesa e ceia como um nobre.
Temos que aprender a valorizar o que realmente tem valor, saber que o que Deus tem pra nós é o melhor mesmo que isto envolva renúncia e desprendimento.
Perdemos muito quando não priorizamos o reino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário