quinta-feira, 8 de agosto de 2013
JEREMIAS NA CASA DO OLEIRO
Deus envia Jeremias a casa do Oleiro para lhe ensinar algumas lições impressionantes. Acredito que, basicamente, o Senhor Deus vai ensinar que não aceita uma religiosidade dominical divorciada de uma vida semanal, integra, honesta e coerente. Vejamos as lições da casa do Oleiro:
I- O OLEIRO É DEUS
Significa que Ele é quem manda em nossas vidas. Significa que é Ele quem faz de nós o que desejar. Significa que Ele é o chefão. Significa, também, que sempre é Ele quem está no controle, no comando, na direção, e o barro (eu e você) precisaremos aprender a lidar com o fato de que não controlamos nada, não mandamos em nada. Ser o Senhor o oleiro, me faz aprender que é Ele quem DECIDE 4 coisas a nosso respeito:
PRIMEIRO: Ele decide a FORMA DO VASO.
Foi Ele quem me fabricou. Preciso aceitar minha pessoa, meu corpo e minha aparência (Salmo 139). Aprender a lidar com nossa “autoimagem” e consequente “autoestima”. Todos nós, cada vaso, foi uma invenção da criatividade, da inventividade espetacular do Senhor. Vá ao espelho e fale a você mesmo: “Oi obra da criação do Altíssimo!” E sorria pra você. Se não o pode fazê-lo, busque ajuda. Você não é um erro da criação. Você é um acerto premeditado do Criador. Quando olho meu filho com Síndrome de Down, SEI DE TODO MEU CORAÇÃO, que ele é uma obra espetacular da criação do meu Senhor. Sei que, modernamente, se oferecem aos casais a possibilidade do aborto em caso de “deformações” do feto. Para mim, para minha maneira de crer, não existem “deformações” ou “acidentes” da natureza. Há sempre a mão inventiva do Criador. Todavia, meu coração é cheio de compaixão para com aqueles que não podem crer ou suportar tal situação. Sei de pessoas que sentem ser diferente por dentro. Sentem estar envolvidos no “invólucro” errado. Então partem para a mudança de seu físico, através de cirurgias. Não creio que o Senhor tenha “envelopado” erradamente a ninguém. O que desejo dizer é que a aceitação de nosso corpo, e de quem somos por dentro, vai longe de ser uma coisa simples. Mas, é preciso encontrar a ajuda necessária para nos sentirmos felizes com quem (forma e conteúdo) somos; pois somos resultado de uma decisão do Criador. Na minha maneira de crer, pelo menos.
SEGUNDO. Ele decide a UTILIDADE DO VASO.
Ele dá diferentes capacidades, dons e talentos a cada vaso. Isto me ensina que: nenhum de nós é inútil; ninguém é insubstituível; cada um de nós tem uma tarefa a desempenhar; quando falho com minha tarefa falho com a humanidade. Creio que quando estamos desempenhando o papel que o Senhor determinou pra nós; quando estamos realizando a tarefa para a qual Ele nos designou, seremos “imortais” até que termine nossa tarefa neste mundo. Por isso sempre peço a Deus mais tarefas a desempenhar, especialmente algumas que custam anos para serem realizadas. Hahaha. Mas, creio também (como veremos mais adiante), que vasos rebeldes podem ser descartados e substituídos. Quando não realizo minha tarefa, para a qual Deus me designou, estou falhando para com Ele, para com as pessoas à minha volta, com a humanidade e comigo mesmo. Ou não tem o Oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Romanos 9:21.
TERCEIRO. Ele decide o LOCAL DO USO DO VASO.
Deus decide o lugar onde eu vivo, trabalho e estudo. Ele decide quanto tempo permanecerei aqui; é quem muda agente de lugar. Isto me ensina que, em vez de reclamar por estar onde estou, devo tentar descobrir como ser útil onde estou. Não há o que temer. Nem mesmo a "santa imigração" (na história houve a “Santa Inquisição”, hoje há a “santa imigração” aqui nos Estados Unidos, que caça e deporta milhares de pessoas todos os anos) poderá movê-lo daqui, sem a expressa AUTORIZAÇÃO do Senhor. Ele é a autoridade SUPERIOR. Nada, nem ninguém, pode nos tocar sem a expressa e absoluta permissão dEle. O lugar onde você vive, estuda, trabalha, tem seu lazer, foi o Senhor quem o colocou aí. Todas as pessoas que vivem à sua volta, onde você reside, estuda, trabalha e tem seu lazer, foi o Senhor que os colocou aí. Por que? Porque Ele ama todas estas pessoas e deseja a salvação delas. Então, Ele deu a todas elas a MELHOR OPÇÃO dEle em todo o Universo: VOCÊ!!! Olhe à sua volta! Perceba onde vive. Observe mais as ruas, casas, prédios, árvores, pessoas. Tente amar o lugar onde Deus o tem colocado. Não foram seus pais que o obrigaram a viver aí, nem seu patrão, nem seu professor, nem seu Pastor, nem as Leis de um país. FOI DEUS!!! Este é o melhor lugar do mundo para você. Até que Ele o mude de lugar outra vez, se Ele o desejar!!! Disse-lhe, porém, o Senhor: “Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. Atos 9:15”.
QUARTO. Ele decide o TEMPO DE VIDA DO VASO.
Meu tempo de vida é decidido pelo Senhor. Nenhum médico pode decidir isto. Se Deus quiser, Ele pode abreviar ou adiar minha existência neste mundo. O Salmo 90 fala em 70 ou 80 anos de vida. Se isto está certo, me restam uns 13 anos para viver. Não gosto nada da idéia. Creio que viverei na eternidade. Mas, não sei nada, e nem quero aprender nada sobre a eternidade agora. Não ensino minhas ovelhas sobre como viver no céu. As tento ensinar como faz pra viver aqui neste planeta. Na eternidade, teremos TODA eternidade para aprender como viver lá. Preciso aprender a viver aqui, neste mundo de humanos que tanto amo e os admiro, de pássaros, rios, montanhas, calor e frio, outono e inverno. Com comidas “divinas”, com vales de vinhedos, cujos resultados produtivos faz agente bailar e cantar como se a eternidade já tivesse se instalado aqui, no meu viver, agora. E só tenho 13 anos? É pouco. Por isso, devo “aproveitar” bem meus minutos e segundos. Quero abraçar e beijar mais minha família e amigos. Quero cantar mais (desafinadíssimo ao extremo) as canções que produzem lágrimas de alegria e saudades. Quero me preocupar menos, muito menos com o que estão pensando de mim (pois isto é problema deles e não meu). Quero rir mais de mim mesmo. Quero viajar mais. Quero ler mais que três livros por mês. Quero ir mais à praia. Quero andar mais de bicicleta e sentir o vento no meu rosto. Quero ir a mais “baladas” (das permitidas à minha moral e fé). Mas, saber que é Ele quem decide o tempo de vida do vaso, me ensina a descansar nEle e obedecê-Lo. Pois, aí está a verdadeira sensação e sentido de propósito de vida bem vivida. Mas, também sei, que se eu honrar meus pais, o Senhor poderá dar uma esticadinha em meu tempo de existência aqui na terra.
Quero morrer consciente para naquele momento poder dizer duas coisas:
1. Que saudades de vocês;
2. Posso morrer, pois vivi; de verdade eu VIVI.
II- A RODA DO OLEIRO.
Acredito que as “rodas” são diferentes coisas, situações, circunstâncias e pessoas que o Senhor usa para nos amassar e moldar. Sim, Deus usa diferentes rodas para MOLDAR nossas vidas. No livro de Jeremias, Ele usou a Babilônia. Ele pode então usar uma nação, um rei, um governo, uma carro desgovernado, uma pedrinha no caminho. Deus pega quem, ou o que Ele desejar, para nos amassar, moldar e formar o (caráter dEle em nós) o vaso que Ele deseja que venhamos a ser. O que Deus deseja é formar um VASO ÚTIL. Se a vida está dura e difícil. Se os problemas parecem maiores do que sua capacidade de suportar ou lidar. Se os problemas, já faz muito tempo, não o abandonam, SAIBA DE UMA COISA: Deus AMA VOCÊ DEMAIS. E Ele não desistiu de moldar você. Este sofrimento todo é a ação poderosa das mãos do Senhor amassando você ao extremo! Posso dizer que você é o diamante em lapidação. Quanto mais duro é o diamante mais precioso o é. Descobriu porque está difícil e dolorosa a lapidação? Porque você VALE MUITO. Isto me ensina a não odiar as “rodas”, pois elas só são instrumentos nas mãos do Senhor para nos moldar. Afinal, minha luta não é contra a carne e o sangue. Desta forma, até mesmo quando Satanás usa pessoas contra mim, as tento ver como as rodas que o Senhor (não satanás) está usando, e deposito minha raiva, ódio e rancor, em Satanás, e não nas rodas que estão sendo usadas. Mas, também preciso aprender que se estou sendo amassado, outra vez, é porque eu devo perguntar logo o que fiz de errado, e permitir a remodelagem, pois ela se faz necessária, afim de que eu possa ser aquilo e quem o Senhor deseja de minha vida.
III- O BARRO
A matéria prima. Ser barro. Saber-se barro. Ver-se barro. Isto me ensina algumas coisas bem importantes. Gostaria de compartilhar com você.
1. O barro NAO É DIGNO DE NADA.
Não há dignidade no barro. Deus não está obrigado a fazer nada pelo barro. Deus não está obrigado a abençoar o barro. No barro não há nada de especial. Não há barro melhor ou pior, tudo e todos são barro. Barro serve para ser tirado, lavado, descartado. Barro serve para nada. A INDIGNIDADE DO BARRO DESOBRIGA O SENHOR DE NOS ABENÇOAR. Ele faz o que Ele faz não por merecimento nosso, senão porque Ele quer nos abençoar. Não há nada em nós que possa " manipular" a divindade. Já ouvi orações que dizem: “ordenamos”, “autorizamos”, “reivindicamos”, etc. Usamos da “autoridade, da qual “estamos vestidos”, para que Deus faça COMO e O QUE estamos “determinando”. Francamente, nem na posição de filhos podemos ordenar qualquer coisa ao Criador, ao Senhor, ao Oleiro. Nele, lavado no sangue dEle, eu MANDO, ORDENO e EXPULSO demônios. Mas, ao Senhor sempre peço. Vou, ousadamente à presença dEle, no lugar santíssimo, por causa do Sumo-Sacerdote Jesus de Nazaré, que com Seu sangue rasgou o véu do santuário e me deu a permissão de entrar na presença do Oleiro. Mas, sempre para ser grato, e pedir, só pedir. Jamais mandar. Jamais. Vou lá, converso com Ele sem ser destruído, faço pedidos (e às vezes os recebo) por causa da GRAÇA, pura GRAÇA, nada mais do que a GRAÇA.
2. O barro NÃO TEM NENHUM DIREITO.
Ninguém tem direito a nada. Devemos baixar o orgulho religioso. Devemos abaixar o nariz. Devemos enfiar o “rabicó” debaixo das pernas e sair de mansinho. Não somos donos de nada neste mundo. Meu amigo brigou com seus filhos porque pisaram no banco do carro. Eu adoro quando meus netos, cheios de gripe, espiram no banco do carro, dando-me a sensação de que minha nuca esta ligeiramente molhada. E quando vomitam no banco de traz do caro? Maravilha. Brigar por um carro? Bater neles por uma vomitada? Jamais. O carro é nada. As roupas são nada. Sentaram na “minha” cadeira na Igreja. Aqui sempre sento eu. É mesmo? Você não é dono de nada. Tudo que um escravo adquire pertence ao Senhor do escravo. Não estou dizendo para não cuidar. Estou dizendo para parar de agir como se você fosse dono de alguma coisa. Aprendi que minha casa pertencia ao Banco, mesmo com meu nome no título de propriedade. E, diante do Senhor, você não tem direito a exigir nada, reivindicar nada. Ele o faz porque Ele o quer. Ele ama porque Ele decidiu amar. Minha reação tem que ser de gratidão e não de exigências. O que outros vasos tem é problema de Deus. Ele decidiu dar, em medidas diferentes, aos Seus vasos. É meu DEVER SANTO, isto sim, perceber quem tem de menos e dividir o que tenho. Mas, jamais exigir de Deus o mesmo para mim, que Ele deu a outros vasos dEle.
3. O barro é MOLDÁVEL.
Modelável. Mutável, Transformável... Nossa, existem estas palavras? Hahahaha. Deus pode fazer do barro o tipo de vaso que Ele desejar. Deus pode moldar o barro a qualquer momento. Ou seja, posso saber que há esperanças para mim. Ele ainda pode tirar as impurezas de minha vida. Sei que Ele conseguirá dar um jeito em mim. Não podemos perder as esperanças. Deus pode moldar e mudar seu esposo, seu filho, seu chefe e o Presidente. Jamais desista de seu marido, de sua esposa, de um filho ou filha. O que lhe pode parecer impossível, é possível para o Senhor. Conheço pessoas que todos desistiram delas. Mas, Deus afinal as terminou de moldar! Uma mulher, no Antigo Testamento, não desistiu de um filho morto. Por que desistiríamos de um parente ainda vivo? O mais duro ser-humano é moldável, nas mãos do Senhor. Vai doer demais, mas ao final estará pronto, pois quem começou a boa obra a terminará.
4. O barro é ESTRAGÁVEL.
Quero confessar que eu tenho uma tendência, iminente, para inclinar-me ao que não presta, pensar no que não devo, de ir contra a vontade do Senhor, de fazer o que é errado, o tempo todo. Sem querer me justificar, preciso dizer que todos nós somos DETERIORÁVEIS. Quem está de pé, que cuide para que não caia! Não é o que está escrito na Bíblia? Ninguém é melhor do que ninguém. Davi pecou. Os discípulos pediram para cair raios. Paulo e Barnabé brigaram feio. Sabe o que? Isto me ensina a ser humilde diante dos homens e diante de Deus. Quando um irmão peca, não devo assumir a postura de “Deus” na terra e condená-lo, senão o que devo fazer é encostar e ver nele os meus próprios pecados. Devo ser um ajudador para que retorne à roda. Sim! Precisaremos voltar à roda. Há impurezas na natureza do barro. Às vezes preciso subir na roda junto com meu irmão. Exatamente, porque somos tão vulneráveis e atraímos tantas impurezas, é que precisamos aprender a não julgar, nem mudar ninguém, apenas amá-los, e em muitos casos, somente suportarmos suas dores. Gosto destas palavras de um de meus autores favoritos: “Meu nome é Brennan. Sou alcoólatra. Como cheguei a esse estado, por que o deixei, por que voltei, são a história de minha vida. Mas não é a história toda. Meu nome é Brennan. Sou católico. Como cheguei a ser, por que deixei de ser, por que voltei a ser, são também a história de minha vida. Mas não é a história toda. Meu nome é Brennan. Fui padre, mas não sou mais padre. Fui casado, mas não sou mais casado. Como cheguei a essas situações, por que as deixei, são também a história de minha vida. Mas não é a história toda. Meu nome é Brennan. Sou pecador, salvo pela graça. Essa é a grande história, a mais importante. Somente Deus, em Sua fúria, a conhece plenamente. Minha vida tem sido vivida no anseio furioso de Deus. E tenho aprendido a orar.” (Breennan Manning).
Para mim, este homem que tem um coração lindamente escancarado, de uma mente dolorida e uma alma doce e bela, que morreu no início deste ano, é uma dos homens de Deus mais cheios de humanidade que conheci (por ler seus livros). Ele sempre foi amassado, até seu último segundo de vida. Mas, foi o ser humano com a maior honestidade de sentimentos que eu conheci. A vida dele, é uma lição pra mim, de que Deus consegue entrar em meu coração, alma e mente, exatamente pelas rachaduras do vaso, não pela imponente beleza externa. Mesmo porque, que beleza pode haver no barro?
5. O barro é REUTILIZÁVEL
Deus reutiliza, pelo meio da restauração na roda. Será de novo amassado. DEUS NÃO DESCARTA NINGUÉM. Deus SEMPRE reutiliza a MESMA matéria prima. Portanto, jamais desista de Deus, pois Ele jamais desiste do vaso sincero. Isto me ensina que não sou “descartável”, por causa de minhas impurezas. Mais tarde vamos aprender que poderemos ser descartados por nossa rebeldia ou idolatria (Jeremias cap. 19). É bom saber que o Senhor JAMAIS desiste da gente. Mesmo quando (várias vezes por dia) vivo como o filho pródigo, Ele sempre está às portas me esperando com banho (purificação), roupas limpas (autoridade de filho), anel (sinal de filiação) e sapatos (sinal de liberdade, ou seja: a porta segue aberta. Se desejar sair outra vez, poderá fazê-lo, pois, aqui em casa, meu filho só permanece por amor, jamais por medo, dúvidas ou dívidas). E, lógico, uma festa de amor outra vez! Um boi gordo! Meu médico precisa ler esta parte da Bíblia, e parar de me proibir de comer a picanha com gordurinha. Deus não nos refaz com “outro” barro, ELE aproveita, sempre, a mesma matéria prima.
6. O. Barro EXPÕEM a beleza do CONTEÚDO.
O barro não pode obscurecer o que está dentro. O barro não pode ser narcisista, como muitos “grandes” líderes ou cantores “gospels” do momento. Por quê de barro? Para que a beleza seja o que está dentro e não o que está fora. Vaso só pode ser bonito até o limite de não roubar a beleza do que está dentro. Aprendi que:” As estrelas só brilham quando o Sol não está brilhando". Se a estrela está brilhando é porque “escondeu” o Sol de sua vida. A vida, os dons, os talentos e a as realizações do vaso, DEVEM (Em Inglês é forte: MUST) apontar para o sol. O vaso bonito por fora sempre correra riscos de brilhar mais do que o conteúdo. “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 2 Coríntios 4:7”. O vaso bonito sempre correra o risco de entender que deve ser servido. Cuidado para não roubar a glória do Senhor.
7. O barro tem um PROPÓSITO PRIORITÁRIO.
Qual é o propósito da vida? SERVIR! A vida do barro só faz sentido quando utilizado para servir outras pessoas. A vida do barro encontra o seu pessoal significado da existência, no ambiente que contempla a realização do outro. Enquanto escrevo este texto vejo à minha frente 7 ou 8 diferentes vasos. Alguns são bem bonitos. Mas minha esposa os arranjou de tal maneira que sempre nossos olhos encontram as flores neles. E todos eles estão lá, SERVINDO o tempo todo. Sem reclamar ou resmungar. Estou olhando para eles, agora mesmo, e quase posso “ouvi-los” (estou ficando louco? Ou mais louco?): “Para isso existimos, e só poderemos seguir aqui se SERVIRMOS. Pois, nossa vida perde o sentido e a razão de ser, se pararmos de servir”. Nem sempre precisaremos servir de maneira grandiosa, espetacular. Mas jamais deveremos parar de servir. Olhe ao seu redor. O que você pode fazer por uma pessoa hoje? Orar? Ligar? Ir visitar? Levar um bolinho de fubá? Pagar uma conta de luz pra alguém? Pense. Há inúmeras maneira de servir e sentir-se realizado.
III- O VASO NÃO ENSINÁVEL
No capitulo 19, o Senhor ensina a Jeremias que Ele pode quebrar o vaso para sempre. Quando isto pode acontecer? Me parece que, sempre e quando o vaso insiste (rebeldia) em não se deixar moldar, e usado conforme a vontade do Senhor, poderá resultar na ação divina de quebrar para sempre o vaso. Isto me ensina que Deus tem paciência com o pecador. Porém, não tolera a rebeldia, nem a idolatria. “Portanto, examine-se o homem a si mesmo...”, antes que seja tarde demais.
CONCLUSÃO
Há dois tipos de ausentes hoje:
1. os que já são vasos perfeitos e não precisam ouvir ou ler esta mensagem;
2. Os vasos que não tem mais chances. Serão quebrados para sempre e por isso não adiantava mais ouvir ou ler esta mensagem.
Porém, se você conhece alguém que precisa ler este texto ou ouvir esta mensagem, envia pra esta pessoa.
Talvez seja está a maneira de você servir hoje.
Pense nisto.
Deus os abençoe.
Nassiffão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário