I - Quais foram as influências POSITIVAS que Abrão deixou de legado para seu filho?
a. Obedeceu ao chamado de Deus. Ainda que em vez de sair, só com sua família, acabou levando o sobrinho Ló com ele. O sobrinho acabou se tornando uma "mala sem alça e sem rodas". Mas, de qualquer forma, Abraão obedeceu e deixou Harã, com a finalidade de ir onde Deus já anteriormente desejava que fosse.
b. Construiu altares. Todas às vezes, em que o Senhor lhe apareceu ou respondeu um pedido, Abraão construiu aqueles marcos de memória da aparição ou revelação do Senhor. Tais altares eram tremendos recordatórios das orientações claras de Deus para sua vida.
c. Provou sua fé ao crer na promessa de ser pai de um filho com Sara. A princípio, pensou que poderia dar alguma ajuda a Deus. Usou Hagar para ter um filho com ela. Naqueles tempos isto era possível. "Barriga de Aluguel", com inseminação não artificial. Lá veio Ismael. Todavia, depois de uma visitação do Senhor em sua tenda, Abraão creu contra a esperança e confiou naquele que fez a promessa.
d. Provou sua fé ao apresentar seu filho no altar do sacrifício. Não posso imaginar a dor do coração deste pai. Certamente Isaque era paparicadíssimo pelo pai. Mas, parecia que o Senhor precisava ensinar a Abraão que nenhuma benção pode ser maior que o "Abençoador". Ensinar que nenhuma benção pode ocupar um lugar maior no coração e na vida de Abraão do que o lugar que o Senhor deve ocupar na vida dele. Ele foi firme e obedeceu por fé. E que fé!
e. Foi um homem justo. Percebe-se isto pelas narrativas que seu escravo oferece em suas conversas com o Senhor, e com as pessoas com quem encontra no caminho, a fim de cumprir o objetivo de encontrar uma esposa para Isaque. Não foi 100% justo - pela maneira como tratou Hagar e seu filho Ismael e como tratou seus outros filhos com Quetura.
f. Foi um dizimista. A Bíblia, pela primeira vez ANTES DA LEI, fala que Abarão deu dízimo de tudo ao Sumo Sacerdote Melquizedeque. Abraão entendeu quem era seu supridor. Por isso, tornara-se próspero em tudo que fazia. Até quando estava em dificuldades, enriquecia mais e mais. Que incrível!
II - Quais foram as influências NEGATIVAS que Abraão deixou de legado para seu filho Isaque?
a. Tomou decisões sem consultar ao Senhor. Abraão empreende uma viagem ao Egito sem consultar o Senhor. Estava à busca de alimentação; mas era um desvio de rota. Tomou ainda a decisão de deitar-se com Hagar, para cooperar com o Senhor no cumprimento das promessas d’Ele. Todas as vezes que tomou uma decisão por conta própria, acabou quebrando a cara e passando péssimos exemplos aos seus filhos.
b. Mentiu duas vezes sobre seus status matrimonial. Por duas vezes, Abrão, que já era tão abençoado e protegido pelo Senhor, por medo de homens, MENTE a respeito de sua esposa. Que vergonha de marido. Não é mesmo? Que péssimo exemplo aos seus filhos!
c. Preferiu um filho mais do que o outro. Outra situação extremamente perigosa. Uma evidência de problemas conjugais. Pais que preferem um filho, ou outro, mostram que estão com problemas de relacionamento e estão "substituindo" o cônjuge por um dos filhos. Isto é traumático para toda a família. Conheço homens casados que ainda perguntam para a mãe se devem ou não sair para jantar com a esposa. Conheço mulheres casadas que desprezam seus esposos e usam o filho como "motivo". Conheço mulheres que tem filhos casados e insistem em interferir na vida do filho, que vivem em outra casa com outra mulher. Mas algumas mães não aceitam que o filho a trocou por outra. Há homens, que em vez de casarem com uma mulher, casaram com o "clone" da mãe e se relacionam com “uma mãe” e não com uma mulher. Catastrófico.
d. Não foi justo com Hagar e Ismael - era riquíssimo. Por que deu somente uma porção de comida e um simples odre de água para eles e os expulsara de casa? Ele poderia mandar seus empregados levarem-nos a uma cidade, comprar terras, gado e bens para eles. Mas, não. Ele simplesmente os botou fora de casa.
e. Era demasiadamente controlado por sua mulher. Era impressionante como ele acabava cedendo aos caprichos de sua esposa. O conflito entre Sara e Hagar só foi resolvido depois de tudo se tornar insustentável. Deus precisou entrar na jogada. A separação se tornou a terrível saída para o conflito.
f. Separa seus outros filhos da convivência com Isaque. Incrivelmente, além de expulsar Isaque de casa, mais tarde fará o mesmo com os filhos dele com Quetura. (Gen. 25:6). Que coisa horrível. Assim sendo, seu filho Isaque vai herdar essas influências em sua vida. CRIANÇA VÊ, CRIANÇA FAZ!!!! Precisamos lembrar que o ambiente de uma casa se repetirá nos filhos até a quinta geração! (Nivaldo Nassiff)
Nenhum comentário:
Postar um comentário