quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Terminar bem !!!

Pastor Nivaldo Nassiff

Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. (EC 7:8)

Eu acredito que cada um de nós está escrevendo dia a dia a historia pessoal de vida. Cada palavra que sai de nossa boca, cada gesto mostrado, cada atitude seja para o bem ou para o mau está sendo escrita no livro que conta a nossa historia neste chão que pisamos dia a dia. Nossa biografia revelerará de forma implacável nosso enredo, que sempre será composto de começo, meio e FIM.
O chão da existência humana conta-nos que existem muitas pessoas que começaram bem. Todavia, infelizmente terminaram desastrosamente. 
Há alguns exemplos na Bíblia que nos contam sobre os que começaram bem e termiram mal:
1. Saul o primeiro rei de Israel. Um homem que começa humilde e livre de soberba e vaidade quando começou a reinar. Saul tinha um zelo tremendo pelo nome do Senhor. Mas o seu fim foi terrível. Ele se tornou soberbo, vaidoso e amante de si mesmo.
2. O Grande rei Salomão, que com toda sua sabedoria não foi capaz de terminar bem. Ele nasceu de uma promessa que Deus fez a seu servo Davi. Deus deu a Salomão, mais riquezas do que qualquer homem teve um dia. Ele foi dotado de uma sabedoria explendida, porém no final de sua tragetoria ele apostatou da fé e terminou seus dias adorando aos ídolos e deuses estranhos e chegando ao cúmulo de sacrificar seus filhos aos deuses pagãos. Sua sabedoria foi transformada em loucura e seu fim cheio de tristeza.
3. O povo de Deus na travessia do deserto. Começaram de maneira espetacular. As pragas do Egito e a travesia pelo mar a pé enxuto foram um dos começos mais cinematográficos da Historia da existência humana. Todavia dos milhōes que entraram, somente dois sairam!!! 
Tenho aprendido que mais importante, muito mais importante do que começar bem, é TERMINAR BEM!!! Se é assim mesmo, então a pergunta que se deve fazer é: O queNÃO FAZER e, o QUE FAZER para nossa historia terminar bem? Olhando para a história do povo de Deus no Deserto, através do livro de Êxodo, creio que encontramos três JAMAIS e três SEMPRE. Vamos ver? 

I- O QUE NÃO FAZER, para não terminar mal:
Primeiro: JAMAIS culpe seu líder pelo que lhe acontece, pois não foi seu líder quem o trouxe aqui, mas sim Deus. Nossa tendência é quase sempre culparmos os outros por nossas dificuldades. Mas precisamos entender que, era Deus quem estava levando Seu povo por aquele caminho.
Se não entendermos e nem crermos nisto, acabaremos por nos amrgurararmos coontra as pessoas que nos lideram: pai, cônjuge, patrão, professor, pastor... Dependendo do direcionamento de suas reações, você poderá encontrar cura ou doenças.
Segundo: JAMAIS reclame das circunstancias. Há circunstancias, às vezes, em nossas vidas, extremamente dolorosas. Eu sei! Tambem creio que podemos gemer de dor, chorar de dor, gritar de dor. Mas, sei tambem que muitas vezes reclamamos demais, choramos facilmente e resmungamos contra Deus e contra os homens por causa de nossa sorte. Seja grato pelo maná e não reclame, nem resmungue por aquilo que ainda não tem. É minha impressão que para cada reclamação do povo de Deus no deserto, o Senhor acrescentava mais um ano lá!
Terceiro: JAMAIS seja rebelde. Deus destesta a rebeldia e me parece que as melhores maneiras do Senhor acabar com a rebeldia é ou é enfermando ou mantando o rebelde. Rebeldeia é como pecado de feitiçaria. Deus jamais permitirá que um rebelde que é para Ele como um feiticeiro, permaneça impune nos arraiais da presença dEle!! Precisamos aprender a enchergar a vestitura, a vestimenta de autoridade do líder. Se uma pessoa vestida civilmente entra na frente de meu carro e me pede para parar o carro na auto estrada, posso parar ou não. Olho no rosto da pessoa e penso em falar: " tá querendo morrer...?". Mas se aquela pessoa está vestida de polícia, nem mesmo olho no rosto dele. Paro imediatamente! Por que? Por causa da vestimenta de autoridade daquela pessoa. Quem não consegue ver a vestimenta de autoriade de seu pai, de sua mãe, de sua professora, de seu chefe ou de seu Pastor, corre o risco de se rebelar, trazendo extremo perigo à sua saúde física, mental e espiritual, além de grande perigo à própria existência neste planeta. Cuidado, pois especialmente quando julgamos que nosso líder sabe menos do que nós, é quando mais estamos correndo risco de plantar os pés nos terrenos da rebeldia. As doenças, os desastres e a morte sempre andam muito perto do rebelde. O que acontece quando somos rebeldes? No exemplo do Êxodo aprendemos que pelo menos TRÊS desgraças podem chegar à casa do rebelde:
1.: A LEPRA pode te pegar. Lá no mais secreto lugar de tua morada, a lepra traspaça as frestas das portas e escala sua cama de maneira assutadora efetivamente avassaladora, sem pena nem dó! Lepra, na Bíblia simboliza isolamento, alienação e nojo. O leproso só consegue viver em meio a outros leprosos, em meio a abraços melados pelas secreções que lhe são comuns! 2.: A congregação fica paralizada. Como se a desgraça pessoal já não bastasse, o Êxodo mostra que o Tabernáculo ficou paralizado por uma semana. Sem sair do lugar! Isto ensina que a atividade rebelde destilada nos corredores da Igreja (ou da casa, ou da coorporação) provoca a paralização da obra de Deus (e dos homens). A lepra do rebelde começa a compromoter as engrenagens que movem a Igreja. Até que o Senhor purifique o lugar onde se relaciona com Seu povo, tudo fica parado. Menos mal, que a ação purificadora do Semhor não é demorada. Todavia, pobre daquele ser-humano que foi o causador da paralização da obra de Deus, por um minuto que seja. 3. : Deus fica em SILÊNCIO, sem revelaçao ao seu povo. Isto é o desastre! A secreção peçonhenta destilada do rebelde leproso, tem a diabólica capacidade não de ensurdecer a congregação, mas de calar a voz do Espírito Santo, pois o Senhor nega-Se a falar em lugares maculados. E a própria Bíblia adverte que sem profecia o povo perece! Me espanto quando penso no que será dos tais que, por sua rebeldia, paralizam o andamento da obra da evangelização mundial, deram um tempo a mais de vida aos demônios e, ainda são o impedimento da chegada da profecia de Deus ao Seu povo. Misericórdia!!!

II- O QUE FAZER para terminar bem:
Primeiro: Fale bem, elogie, HONRE a todos e principalmente seu líder. Lo livro de Tiago, aprendemos que não há como de uma mesma fonte sair água salgada e água doce ao mesmo tempo. O fato é que seremos identificados por aquilo que sair com mais frequencia de nossos lábios. Honrar pai e mãe nos permite viver mais do que iriamos viver. Há promessa de Deus para os que sabem honrar: viverão mais sobre a Terra! Quem dos outros fala bem, de sí mesmo fala bem. Quem dos outros fala mal, de sí mesmo fala mal!!!. Quando apontamos um dedo para alguém (para o bem ou para o mal) sempre teremos três dedos apontados para nós mesmos! 
Segundo: aprenda a LOUVAR com GRATIDÃO e a agradecer com louvor. A cantora Cassiane canta uma canção que nos incentiva a louvar. Eu gosto demais da canção e do jeito que a Cassiane interpreta aquela canção. "louve, simplesmente louve, louve sempre, louve mais...vencerás..." Louve, agradeça, louve, agradeça, louve a Deus pelo milagre da vida. A gratidão emocionada, inundada de louvores é o primeiro passo na jornada ao alcance da prosperidade. Uma gratidão não expressada é como ingratidao expresada. 
Terceiro: OBEDEÇA! Quando cremos, obedecemos! A impressão que tenho é de que a desobediência é prima da descrença e, a falta de fé e irmã gêmea da rebeldia. Muitas vezes na vida, não vamos entender todos os detalhes e razões pelas quais devemos fazer o que nosso Senhor esta nos mandando fazer. O que aprendi em meio as tormentas da existência é que OBEDEÇER CUSTA MUITO CARO. MAS DESOBEDEÇER CUSTA MAIS CARO AINDA!!!
Aí, o resumo da "ópera" acho que é este: bons começos nem sempre são bons indicativos de boas finalizações. O que sei é que acusações, queixumes e rebeldia são excelentes sinalizadores do desastre se avizinhando à existência de sua casa! E, em contra partida, a honra, o louvor de um coração grato e a obediência são componentes essenciais ao "gps" de nossa alma, que nos conduzirá aos tempos triunfantes! Pense nisto. Deus os abençoe. Nassiffão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário