terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pr Nivaldo Nassiff parte 1

Livro do Profeta Jonas
Lí uma vez, em um antigo livro, cujo título já não me lembro mais, a história de uma idosa senhora católica que reconstruiu uma estátua de Jesus Cristo, em uma praça, numa cidadesinha do interior da França, que fora destruida por uma bomba durante a Segunda Guerra Mundial. Ela remontou a estátua do Senhor Jesus, mas jamais pode encontrar os bracos da estátua. Então ela escreveu um cartaz e os colocou pendurado no pescoço da estátua, com as seguintes palavras: "O senhor Jesus não tem bracos, senão os nossos"! Acredito que ela estava quase certa. Creio que o Senhor Jesus não tem braços ou mãos, não tem olhos , pernas ou pés, não tem coração, senão os NOSSOS! Somos o corpo de Cristo. Somos a expressão visível e palpável da presença do Semhor Jesus neste mundo. Ele olha, se apaixona, caminha, abraça e trabalha por meio do "corpo" dEle neste mundo: Sua Igreja! Eu e você!!! 
No livro do profeta Jonas aprendemos que o Semhor decidira usar Seu profeta para manifestar Seu Amor e Misericórdia para com o povo de Nínive. Deus desejava derramar de Seu amor, dar Seu perdão e Misericórdia e, o faria através de Jonas. Então, o Semhor se comunica com Jonas e o envia a pregar um sermão de alerta ao povo de Nínive, solicitando o arrependimento deles ou seriam destruidos para sempre! Jonas, mesmo conhecendo bem o Senhor, decide rebelar-se, desobedecer e ir na direção oposta. Foi a Tarsis, ou pelo menos tento FUGIR da presença do Senhor, indo a Tarsis. Todavia, o Senhor o segue e o encontra no navio. Envia uma tempestade tão violenta, que culmina com o lancamento de Jonas ao mar. Então o Senhor envia um peixe que o leva para Nínive. Lá Jonas prega um sermãozinho "fureca" , que acaba provocando um avivamento de proporçoes nacionais. Então sobe numa montanha, tenta se abrigar numa caverna e quase norre de calor e da tempestade de areia. Deus faz nascer uma planta que faz sombra pra Jonas. Jonas então, decide permanecer vivendo na caverna. O Senhor age outra vez e envia um verme que mata a planta, fazendo-a murchar. Jonas fica com raiva por perder a planta. Então o Senhor lhe faz uma pergunta fulminante: "Jonas, voêe está preocupado com uma simples plantinha que você não fez nada para ela nascer e Eu não irei ficar preocupado com milhares de pessoas e animais, que poderão perecer sem arrependimento? Nesta historia, aprendemos algumas lições impressionantes: 
PRIMEIRA LIÇÃO: "O Senhor também ama aqueles a quem nós não amamos, não gostamos e também aqueles a quem odiamos". 
Fico imaginando que quando o Senhor fala pra Jonas que destruiria aquele povo em 40 dias, que Jonas respondeu: "pra que demorar tanto? Destrua-os imeditamente!" Os judeus tinham todas as razōes do mundo para odiar aquele povo, que em tempos passados havia matado milhares de homens judeus, violentado suas esposas e levado seus filhos cativos para erem oferecidos em sacrifício aos deuses ninivitas. Tudo que os judeus daquele tempo desejavam era a destruição dos ninivitas. Mas agora o Senhor vinha pedir justo a um judeu para levar a mensagem do arrependimento àquele povo. Jonas não desejava fazer aquilo, porque ele sabia que eles viessem a se arrepender, o Sennor os perdoraria!!! Tem gente que você odeia e que deseja que morra? Seja honesto. Uma vez eu estava voltando de Cuba e preguei um sermão sobre a graça numa cidade da Florida. Durante o Sermão eu disse que se Fidel se arrependesse Deus o levaria para o céu! Um cubano sentado bem na minha frente se levantou muito irritado e com ódio e dor em seus olhos, me disse: "no céu que Fidel entrar, eu jamais entrarei". Sua mãe e alguns irmãos foram mortos por aquele regime. É assim mesmo. Uns oram: " Senhor ilumina Fidel". Outros oram: " Senhor elimina Fidel". Uma vez eu estava pregando numa cadeia e naquele dia, em uma cela separada, estava sozinho um homem acusado de violentar criancinhas. Ele estava em celas separadas porque se estivesse na cela comum com outros presos, seria assassinado pelos presos, que também não aceitam que um homem violente criancinhas. Eu pregava e estava explicando para aqueles presos que o Senhor os amava e desejava o arrependimento deles. Eu pregava usando estas palavras: " Deus o ama, Deus o ama, Deus o ama". Quando apontei para a cela do estuprador, minha voz tremeu, minha garganta se fechou... Por um momento pensei num filhinho meu nas mãos daquele monstro.... Com muito custo disse com meus lábios para ele: "Deus ooo....a....ma". Mas em minha mente eu pensava: "eu o odeio e se eu pudesse eu lhe mataria...". Deus amar as pessoas a quem odiamos já é difícil. Agora sermos usados por Deus para levar uma chance de arrependimento a tais pessoas é demais, não é mesmo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário