PRECISAMOS DE EXORTAÇÃO
Exortação: Admoestação, advertência, conselho. Exortar é animar, advertir, persuadir. A exortação é uma prática bíblica que precisa ser mais exercida pelos crentes. Quando somos exortados, somos lembrados de que não estamos sendo zelosos e cuidadosos em alguma área da nossa vida cristã.
A exortação nos trás à realidade mostrando como estávamos longe do propósito de Deus, como estávamos sendo relapsos para com os princípios da Palavra, como estávamos sendo negligentes para com a igreja, etc. Por isso quando exortamos o nosso irmão o acordamos para algo que ele deveria fazer e não está fazendo. Vamos ver alguns tipos de exortações contidas na Bíblia:
- Exortação a permanecer firme - 1PE 5:12 - Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
- Não despreze a correção do Senhor - HB 12:5 - E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
- Encorajando os discípulos - AT 20:2 - E, havendo andado por aquelas terras, exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia.
- Encorajando o povo - AT 13:15 - E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.
- Encorajando todos os dias - HB 3:13 - Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
- Exortação à moderação -TT 2:12 - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
- Exortação ao bom testemunho - 1TS 2:12 - Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
- Exortação que fortalece a igreja - 1TS 5:14 - Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
Antonio Mendes Gonçales (livro Pastorais pag-168)
Nenhum comentário:
Postar um comentário