O Ebenézer traz o reavivamento.
1SM 7:1 - ENTÃO vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
1SM 7:2 - E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo SENHOR.
1SM 7:3 - Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao SENHOR, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
1SM 7:4 - Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao SENHOR.
1SM 7:5 - Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao SENHOR.
1SM 7:6 - E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o SENHOR. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá.
- A exortação e o arrependimento - Após 20 anos de declínio espiritual Israel reconhece sua condição de derrota e miséria espiritual. O profeta chama o povo para analisar cada um a sua vida e voltar para o Senhor.
- Na presença de Deus há vitória contra o inimigo- Ação sobrenatural do Senhor, aliada a obediência do povo traz a vitória em meio a guerra e o inimigo cai por terra.
3. O memorial é estabelecido- 1SM 7:12 - Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. Não podemos esquecer os feitos do Senhor e temos que reconhecer que tudo é por Ele e para Ele.
4. A trégua - Tempo de paz para haver crescimento tem que haver paz, a guerra rouba as forças exige concentração. No tempo de trégua acontece a restituição, a restauração de tudo que foi destruído.1SM 7:13 - Assim os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra os filisteus todos os dias de Samuel.
1SM 7:14 - E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate, e até os seus termos Israel arrebatou da mão dos filisteus; e houve paz entre Israel e entre os amorreus.
5. A rotina - Retornar as atividades normais, viver a plenitude da graça voltar a conquistar, voltar aos trabalhos cotidiano, prontos para crescer. Corações gratos para adora e levantar um altar para o Senhor.
1SM 7:15 - E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.
1SM 7:16 - E ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares.
1SM 7:17 - Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao SENHOR.
Palavra ministrada pela Prª Eliana Santos Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário