(Números 20:9) - Então Moisés tomou a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.
(Números 20:10) - E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
(Números 20:11) - Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
(Números 20:12) - E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
1. Significado da "vara" a autoridade é ferramenta que Deus dá
2. A autoridade é dEle, Ele apenas compartilha (a autoridade não vem da vara vem de Deus)
3. A autoridade que Deus deu não foi dada para que ele ferisse
4. A autoridade usada presunçosamente pode custar nossa herança (rocha simbolizando Cristo)
5. A autoridade é dada para cumprir o seus propósitos e não ao homem, o que tira a autoridade de um homem.
Orgulho
(Números 11:24) - E saiu Moisés, e falou as palavras do SENHOR ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs ao redor da tenda.
(Números 11:25) - Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.
(Números 11:26) - Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e do outro Medade; e repousou sobre eles o espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial.
(Números 11:27) - Então correu um moço e anunciou a Moisés e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.
(Números 11:28) - E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Moisés, meu senhor, proíbe-lho.
(Números 11:29) - Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu espírito sobre ele!
Moisés tinha o espírito de um autentico ministro
- Quando um líder se torna protetor do seu próprio domínio espiritual ele cessou de andar na verdadeira autoridade espiritual.(Filipenses 2:5) - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
(Filipenses 2:6) - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
(Filipenses 2:7) - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
(Filipenses 2:8) - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
(Filipenses 2:9) - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
- Quando queremos fazer da igreja, o quintal de nossa casa.(Isaías 66:1) - ASSIM diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
(Isaías 66:2) - Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.
- A autoridade é dada para proteger as crianças espirituais e prepara-las para amadurecer e serem sacerdotes
- Não era desejo de Moisés ter Israel dependente dele
- Todo ministério verdadeiro é devotado para que as pessoas conheçam individualmente ao Senhor
- Jesus demonstrou esta mesma atitude ele explicou para os seus discípulos que seria melhor para eles que ele saísse de cena para que pudessem receber o Espírito Santo