terça-feira, 29 de outubro de 2013

PREGAÇÃO DO PR GERALDO ARAÚJO
















segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Conhecer os sintomas do infarto é essencial para evitar o pior

Quanto antes você procurar um hospital, menores são os riscos

POR ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 21/10/2013

As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a causa principal. De acordo com o Datasus, agência de controle de dados do governo, foram registrados 2028 óbitos por doenças cardiovasculares no estado de São Paulo apenas no mês de agosto de 2013. A mortalidade hospitalar por infarto agudo na internação é alta, e maior quanto mais demorado o tempo entre o início dos sintomas e o atendimento final. Os fatores de risco para o infarto são obesidade,hipertensão, colesterol alto, estresse, diabetes ou infartos anteriores. Homens na meia idade e mulheres após a menopausa são os mais afetados pelo problema.
O infarto acontece quando parte do músculo cardíaco morreu por falta de oxigênio. A nutrição do músculo é feita pelas artérias coronárias, que levam sangue e nutrientes até o coração. Se uma artéria dessas "entupir" - que ocorre quando uma placa de gordura perto da parede interna do vaso rompe - o fluxo de sangue é interrompido e aquela área entra em sofrimento (causando dor) e se esse fluxo não for reestabelecido a tempo, o tecido morre.

Identificando o infarto

Habítos ruins 
A dor do IAM é uma sensação mal definida, surda, que pode se alojar em qualquer local entre o lábio inferior e a cicatriz umbilical. Ainda que a maioria das pessoas sinta dor no meio do peito, em aperto, espalhando para o braço direito, vemos com muita frequência apresentações menos características. Já vi pessoas com dor no queixo, dor nas costas. As características do infarto em mulheres são muito menos típicas, com queixas de queimação ou agulhadas no peito ou ainda falta de ar sem dor. Qualquer dor nessas regiões que se mantêm por mais de 20 minutos deve ser investigada e considerada doença grave, especialmente se associada aos seguintes sintomas:
  • Vômitos
  • Suor frio
  • Fraqueza Intensa
  • Palpitações
  • Falta de ar.
Na presença dessas sensações, é de extrema importância procurar ajuda no pronto socorro mais próximo em no máximo uma hora. Conforme o tempo passa a dor diminui, mas o dano torna-se mais extenso e irreversível. Após 12 horas de dor, o músculo em sofrimento já morreu quase por completo.
Em municípios com disponibilidade de atendimento domiciliar rápido, como o excelente SAMU de São Paulo, vale a pena acioná-lo. Na ausência de uma ambulância, busque uma acompanhante que possa dirigir ou acompanhar até o medico (sempre em um hospital de emergência, para não transformar um consultório medico em uma UTI). Evite dirigir com suspeita de infarto, pois arritmias e desmaios são frequentes no inicio do quadro, colocando em risco você e os outros. Carregue consigo seus exames mais recentes, se estiverem acessíveis e não forem atrasar a sua viagem. Fique tranquilo e explique tudo ao seu acompanhante e médico, em especial a presença de alergias e doenças prévias.

domingo, 27 de outubro de 2013

Batata-doce para secar a barriga


Chegou o aval que faltava para esse tubérculo marcar presença nas refeições de quem pretende enxugar as medidas e controlar o diabete.
É difícil acreditar que algo que tenha a palavra doce no nome ajude a emagrecer. Pois essa batata originária da América Central auxilia a exterminar os quilos a mais com muita doçura. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da College of Agriculture and Life Sciences, nos Estados Unidos. O poder desse tubérculo se deve a seu baixo índice glicêmico, o famoso IG. "Isso significa que ele é digerido de forma mais lenta e, portanto, dá mais saciedade, auxiliando no combate à obesidade", ensina a nutricionista Gisele Pavin, coordenadora de nutrição da Unilever. "E, por liberar a glicose de forma gradual, evita que ela seja armazenada no corpo feito gordura", completa.

Não à toa, graças à geração equilibrada de energia proporcionada pelo vegetal, a batata- doce é considerada o alimento dos atletas. Afinal, propicia que o açúcar seja absorvido na medida exata. Daí, o corpo não se vê obrigado a secretar doses exageradas de insulina, o hormônio responsável por botar esse combustível adocicado para dentro das células. "Em outras palavras, a pessoa tem disposição de sobra para se exercitar", explica a nutróloga Marcella Garcez Duarte, da Associação Brasileira de Nutrologia, que dá a dica: o ideal é consumi-la entre uma e duas horas antes da atividade física.

A batata-doce é benéfica até para quem apresenta tendência ao diabete. Afinal, com a produção de insulina na dose certa, o pâncreas, encarregado de fabricá-la, não trabalha adoidado. Assim, o indivíduo não desenvolve resistência à substância, um fator por trás do tipo 2 da doença. O estudo americano ainda descobriu que a variedade Beauregard, que está chegando agora ao Brasil, tem o mesmo padrão proteico de suplementos vendidos até pouco tempo no exterior para controle da glicose no sangue de portadores do distúrbio. "Por enquanto ela está sendo distribuída para cultivo próprio, mas deve chegar aos mercados sem demora", conta Jairo Vieira, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Hortaliças, em Brasília. Diante dessas propriedades, ninguém deixará a batata-doce fora da lista de compras, não é mesmo?

A diferença entre:

Batata-inglesa 

Ultrapassa os 85 pontos do limite de um índice glicêmico ideal. Mas é menos calórica do que sua irmã — são 52 calorias em 100 gramas cozidas — e apresenta taxas maiores de potássio e fósforo.

Batata-doce
Seu IG é 44, o que a coloca na categoria de baixo índice. É rica em ferro e possui cinco vezes mais cálcio do que a inglesa. E tem betacaroteno, antioxidante que vira vitamina A no organismo. 

Na hora de comer

Evite prepará-la com óleos para não engordá-la. Para aproveitar melhor seus nutrientes, cozinhe-a com a casca. Assim, você desfruta das fibras. Adoce seu cardápio com o ingrediente de duas a três vezes por semana e complete o prato com proteínas.

O QUE A UNIDADE PROMOVE

PASTORA ELIANA ARAÚJO














Nem mesmo um grande marido pode substituir a Deus



Algumas vezes fico tão cansada tentando descobrir como fazer com que o meu marido me ame, e que tudo entre nós dê certo, que ele, de alguma maneira, tornou-se meu deus.

Se estamos bem, eu estou bem. Se não estamos, também não estou. Isto é naturalmente compreensível porque meu marido e eu somos tão unidos, como se fossemos uma única pessoa, estamos tão próximos, que quando ele sofre, eu sofro. Mas meu espírito não deveria vacilar entre a alegria e a tristeza com base em como Art e eu estamos. Ao invés disso, minha alma deveria estar sempre tranqüila na segurança do amor e da aceitação incondicionais de Jesus. Ele nos apresentou esse princípio claramente em João 15.5,6: "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim,e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem".

Jesus é a videira de nossa vida; nossos maridos não o são. Se permanecermos em Cristo, e permitirmos que Ele seja o único que ampare nossas almas e determine nossas identidades, então poderemos dar muito mais frutos. Consegue entender por qual motivo é tão importante que você tenha cada necessidade espiritual satisfeita exclusivamente por Deus? Meu marido não pode dar-me esse tipo de amor, alegria, paz, etc., de forma consistente. E eu não consigo lhe dar amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança sem Cristo. Sem Cristo eu não consigo fazer nada de bom, porque sem Ele vou murchar enquanto estiver tentando que meu marido me satisfaça em tudo. Quando faço isso, esgoto as reservas do meu marido e do meu casamento.

Hoje o meu marido é basicamente o mesmo homem que era quando as coisas não iam tão bem. Deus trabalhou no seu coração e fez algumas mudanças nele, mas nada do que EU fiz teve o poder de modificá-lo. A coisa mais importante que transformou o meu casamento foi eu permitir que Deus fosse o meu Deus. Em vez de concentrar-me em todas as coisas que o meu marido não fazia direito, ou deixar que a sua aprovação ou desaprovação me consumissem, aprendi a ir a Deus e dizer: "Senhor, eu sei que você me ama, e ama o meu marido. Então, por favor, faça com que ele se modifique, ou modifique o meu coração no que se refere a esse problema que estamos enfrentando". Algumas vezes Ele suaviza o meu marido, mas o número de vezes em que Deus me modifica é muito maior.

Deus me ensinou o que significa viver para um público de uma pessoa. Ao invés de tentar ser uma boa esposa para conseguir a aprovação do meu marido, tentar ser uma boa mãe para conseguir a aprovação dos meus filhos, e tentar ser uma boa amiga para conseguir a aprovação das minhas amigas, agora eu simplesmente tento agradar a Deus. Procuro apenas o Seu favor e sigo os Seus preceitos. Fazendo isso, me torno uma boa esposa, uma boa mãe e uma boa amiga.

O que transformou o meu casamento foi passar constantemente algum tempo com Deus todos os dias, e pedir-lhe que me nutrisse e me desse a minha identidade e a minha segurança. Isso me liberou deixar de preocupar-me com as minhas necessidades, as minhas vontades e os meus desejos para dedicar mais atenção às necessidades, as vontades e aos desejos do meu marido. Somente através da força de Deus agindo em mim é que posso dedicar-me dessa maneira ao meu marido e sentir mais satisfação em dar do que em receber.

Os maridos querem simplesmente que os corações de suas esposas estejam suficientemente seguros para receberem livremente o amor que estão oferecendo. Isto só acontecerá quando o coração de uma esposa estivertranqüilo e em segurança nas mãos do Senhor, e ela estiver em paz, sabendo quem é o seu Deus. Só então uma esposa forte, porém terna, poderá emergir com a capacidade de ser a esposa que foi criada para ser.

Lysa Terkeurst – extraído do livro “Cative o coração dele”

sábado, 26 de outubro de 2013

UM GRITO DE LIBERDADE

 Mulheres sauditas tomaram o volante neste sábado (26), como parte de uma campanha de reivindicação, no único país... mais forte', diz ativista saudita Clérigo saudita diz que dirigir pode afetar ovário da mulher Mulheres sauditas fazem...


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MAIS PERTO DE DEUS


Nenhuma pessoa na terra jamais desfrutou da intimidade que Moisés teve com Deus. “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo” – Ex 33.11. Ninguém passou mais tempo com Deus, ninguém o compreendeu melhor.

Moisés tem uma mensagem para nós: aproximar-se mais de Deus deveria ser nossa única paixão motivadora! A interação de Deus conosco é pessoal, de longo prazo e de consequências por toda a vida. Nossos erros, falhas e sucessos – todos eles se destinam a nos ajudar a nos aproximar Dele, conhecê-lO melhor e andar em Sua presença com passo mais decidido.

Podemos ter inveja de Moisés que falava “face a face com Deus, mas temos o mesmo privilégio que ele. Podemos não nos esconder numa caverna e ver a glória de Deus passar, mas em Cristo permanecemos na presença do Todo-poderoso “revelado”, falando diretamente ao nosso Senhor. Numa era da graça, os privilégios de Moisés tornam-se os privilégios do mais humilde cristão.

Em Mais perto de Deus, tento começar onde todos nós estamos e, por meio da vida de outra pessoa, levar-nos onde deveríamos estar. Deus nos convida a nos aproximarmos, a entrarmos em sua sala do trono e falarmos com Ele como fez Moisés. Se este livro ajudar a estimular nosso apetite por mais do Todo-poderoso, terá cumprido seu objetivo. Junte-se a mim enquanto damos alguns passos gigantescos na direção de Deus.

ERWIN LUTZER
             prefácio do livro tema do Congresso Pregue a Palavra 2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CONVITE

SE DESEJA CRESCER NO CONHECIMENTO DA PALAVRA, E CAMINHAR NA VISÃO QUE O SENHOR TEM NOS DADO DO MDA, VENHA PARTICIPAR CONOSCO É O LUGAR IDEAL PARA VOCÊ TIRAR SUAS DÚVIDAS, E DESCOBRIR O SEU LUGAR NO CORPO. ESTAMOS EQUIPANDO OS MEMBROS PARA SABER RESPONDER O MOTIVO DA FÉ, TORNANDO-OS PROSPERO E FRUTÍFEROS. DIGA SIM PARA DEUS!

sábado, 19 de outubro de 2013

Mantendo como principal o principal



Você se lembra do que Jesus disse ser a coisa mais importante da vida?

"Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração, sua mente e sua alma." Este é o primeiro e o maior mandamento. Mateus 22:37-38

Estes versículos não dizem para amarmos o Senhor com as sobras do nosso coração, alma e mente. Também não diz que Deus deveria ocupar nossos pensamentos a cada minuto do dia. A maioria de nós não pode ficar sentada o dia inteiro meditando sobre Deus. Ele sabe que você tem uma vida. Foi ele quem a deu a você e quer que seja uma boa administradora de seurelacionamento conjugal, da educação de seus filhos, de seu trabalho, de suas responsabilidades domesticas, de sua igreja, dos compromissos sociais etc.

De acordo com esses versículos, Jesus quer que amemos a Deus mais do que a qualquer outra coisa que exija nosso tempo e atenção. Devemos amar a Deus acima de tudo, com toda a força e paixão que cada uma de nós puder. Demonstramos esse amor a Deus ao concentrar nossos pensamentos e energias nas coisas que ele nos preparou para fazermos e que o agradam. Deus quer que façamos como Paulo encorajou o povo de Filipos a fazer:

“E agora, irmãos, ao terminar esta carta, quero dizer-lhes mais uma coisa. Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas boas e belas que há em outras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas.”-  Filipenses 4:8
Para mostrar a você como funciona, vou descrever um dia típico em minha vida quando consigo manter o foco nas coisas piedosas...
Acordo com um hino de adoração em minha mente e é bem provável que cantarole algumas partes ou até o cante em voz alta no chuveiro. Enquanto me preparo para o dia, tento ter a melhor aparência possível para causar uma impressão positiva às pessoas que devo encontrar. Ao preparar o café, deixar os filhos prontos para a escola, fazer uma lista de compras, abastecer o carro e pagar contas pelo computador, estou servindo a minha família. Quando desempenho minhas responsabilidades, faço isso para avançar o reino de Deus. Ao dar um telefonema para uma colega de trabalho que está doente, enviar um e-mail para uma amiga, visitar rapidamente minha vizinha, faço isso para construir e manter relacionamentos sadios e positivos. Todos esses pensamentos e ações são atos de administração responsável. Eu os pratico por apreciar a família e os amigos que Deus me deu.
Deus é o meu único e constante pensamento durante o dia? Não. Mas, mesmo quando penso em outras coisas que exigem minha atenção, estou amando a Deus de todo coração, alma e entendimento? Absolutamente sim. Quando demonstramos administração responsável da vida que Ele nos deu, nossa vida oferece a prova do nosso amor.

Shannon Ethridge – extraído do livro “A batalha de toda mulher” – Mundo Cristão

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DEUS NÃO QUER SABER DAS NOSSAS DESCULPAS

PASTORA ELIANA SANTOS ARAÚJO


" Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas." Mateus 22:1-4
Quando paramos para pensar nos preparativos de uma cerimonia de casamento ficamos cansados só de imaginar, são listas dos convidados, vestido da noiva, roupa do noivo, o que servir, que vai realizar a cerimonia, as musicas, a lista dos presentes, as testemunhas, as daminhas, as lembrancinhas, os doces e bolos, a decoração, e tudo mais. Nos tempos bíblicos isto não era muito diferente a celebração era algo muito festivos as famílias se mobilizavam em fazer o melhor. Neste texto usa este contexto para representar o Reino de Deus, porque Deus com seu cuidado e amor tem preparado tudo para a bodas do seu Filho e a Igreja ele deseja que muitos participem desta celebração.
" Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados." Mateus 22:5-10
Sabemos que este texto fala da rejeição dos Judeus, em relação o plano de salvação que o Deus fez para a redenção do seu povo. Mas podemos aplicar nos dias de hoje como temos rejeitado fazer a vontade de Deus, em vez de obedecer, desobedecendo, em vez de amar, odiamos, em vez de levar vida,  levamos morte e o resultado disto é decepção depois de tanto preparativos, os convidados se mostram indiferentes a convites. Fico pensando que toda esta situação trouxe muitos prejuízo, os gastos,  a humilhação, a tristeza, depressão porque na certa o sentimento de rejeição bateria forte. 
Um outro texto importante para nossa reflexão

" Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia." Lucas 14:16-24.
Este texto é fantástico, quebra tudo nosso conceito de sermos os melhores e os escolhidos, este texto fala que a graça de Deus se manifesta a todos que estão com o coração aberto para receber, mas também mostra a indiferença dos verdadeiros convidados. Era um convite para um banquete, não era uma festa qualquer e mesmo assim os convidados priorizaram outras coisas e ai surgiu as mais diversas desculpas. Muitas vezes vemos esta realidade na igreja pessoas priorizando mais seus afazeres do que o banquete que Deus tem preparado para os seus, preferindo ficar com as migalhas do mundo do que sentar-se a mesa e ceia como um nobre. 
Temos que aprender a valorizar o que realmente tem valor, saber que o que Deus tem pra nós é o melhor mesmo que isto envolva renúncia e desprendimento.
Perdemos muito quando não priorizamos o reino.


FESTA SEMEADURA 6/10/13