quinta-feira, 30 de agosto de 2012




Nestes dias de busca de Deus, de busca de sinais, de busca de milagres, de busca de intervenções extraordinárias de Deus no ordinário da minha existência, às vezes tão contubarda, com emoções tão antagônicas (eu acho), sendo liquidificadas no meu estômago, fiquei pensando sobre a FÉ. Nas minhas buscas, anseios e medos, percebi que há alguns tipos de FÉ. 
1. Tem gente que tem FÉ na FÉ. Algumas 
pessoas me dizem: “Pastor o Senhor precisa ter mais FÉ; pois a FÉ nunca falha”. Ou então ouço declarações do tipo: “Cara, vou pedir oração para aquela irmazinha alí, porque a FÉ que ela tem é poderosa. Será que é assim mesmo? Penso que não. Quem crê assim, está crendo em um “amuleto”. Fé não á algo para se crer, é antes de mais nada algo para se colocar em. Onde está colocando sua fé? Em quem?
2. Tem gente que tem uma FÉ de que o Senhor SEMPRE VAI resolver todos os seus problemas, dár vitórias em todas as suas lutas, que sempre abrirá as portas que desejam sejam abertas, e ainda, que o Senhor jamais deixará “seu servo” passar necessiades ou ser envergonhado. E por que? Porque tais se julgam filhos especiais (mais privilegiados, por causa da fé, do que os demais) do Senhor. Será que é assim? Penso que não. Quem assim crê, corre um risco gigantesco de se aborrecer com Deus, de ficar de mal dEle e de desistir dEle. Já ouvi dezenas de pessoas que me contaram como estavam decepcionadas com o Senhor, pois creram de todo o caração de que o Senhor faria o que tanto esperavam e desejavam, mas o Senhor não fez nada! Mas, onde está escrito na Bíblia que o Senhor SEMPRE irá responder nossas orações do jeitinho que desejamos? Onde está escrito na Bíblia que o Senhor SEMPRE operará exatamete o milagre que desejamos ou precisamos?
3. FÉ na quantidade de gente que ora. Se muita gente orar pedindo a mesma coisa, então podemos ter FÉ que o Senhor vai responder. Aí eu estou perdidasso, porque botar gente pra orar não é fácil não. Estava pastoreando uma Igreja de 40 membros. Se todos orarem por alguma coisa que preciso, ainda assim meus irmãos de igrejas que tem 400 orando, vão ganhar tudo. Por que Deus vai responder oração de 40 quando Ele tem 400 orando do outro lado? Tem eu e minha igreja de 40 orando pedindo a vaga deu um emprego e na mesma fila tem um irmãozinho que tem 1000 orando para que ele consiga a mesma vaga …. Cara, já perdi o emprego. Pode imaginar que tem umas 400 pessoas orando para Deus dar aquela vaga para aquele irmãzinho enquanto eu só tenho uns 30 ou 40 orando para que a vaga seja minha? Covardia, não acha? Agora que estou indo para uma Igreja com 15.000 membros, será que vou ganhar mais bençãos do que os Pastores que pastoream Igrejas com menor número de membros? Será que é assim mesmo? Penso que não. Se Deus só responde oração de muita gente orando pela mesma coisa, os irmãos Coreanos (que oram muito mesmo) ganhariam todas as bençãos de Deus só pra eles e, o resto do mundo estaria lascado.
4. FÉ dos heróis da FÉ (no livro de Hebreus). O que me parece absolutamente COMUM na FÉ de todos os mencionados nos últimos capítulos do livro de Hebreus, é que TODOS eles acreditavam, tinham absoluta FÉ de que Deus cumpriria com os planos dEle, de Deus, custasse o que custasse para eles, os crentes. Posso ver que os heróis da FÉ, criam em pelo menos duas coisas de forma inabalável: A. Na vida eterna. Eles tinham total FÉ no Senhor de que iriam para a Nova Jerusalém. Portanto a vida deles e todos os seus bens se tornaram esterco diante da grandeza, da beleza e da riqueza da Nova Jerusalém. Nada era mais valioso do que o campo com a “pérola”. Valia apena se desfazer de tudo para não perder o maior tesouro, invisível e vindouro. Eles podiam crêr, ter FÉ no que não viam, por causa da PROMESSA feita a eles pelo Senhor. B. Eles também tinham absoluta e perfeita FÉ de que o Senhor cumpriria os planos dEle ( os planos de Deus, PRIORITARIAMENTE) neste mundo. Nada nem ninguém poderia deter o Senhor. Todas as Nações, Povos, Tribos e Línguas ouviriam a pregação do Evangelho e o Céu receberia representantes de todas as Nações para louvar o Cordeiro que foi morto e ressucitou!!! Penso que é assim. Posso CRÊR, posso ter FÉ de que o Senhor é CAPAZ para realizar qualquer milagre a meu favor. Todavia, CREIO antes, tenho FÉ antes, de que o Senhor realizará todos os milagres em minha vida, responderá todas as minhas orações, abrirá todas as portas que desejo serem abertas, SE, SE, SE qualquer destas bençãos por mim desejadas, contribuirão para que o PLANO do Senhor seja cumrpido neste mundo. Sempre e quando o Senhor pronucniar uma PROMESSA, então posso caminhar em fé, que Ele prometeu e Ele é suficientemente poderoso para CUMPRIR o que prometeu:
“O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Romanos 4:18-21
5. FÉ nos atributos de Deus: onisciência, onipotência, onipresença. Só estes três me ajudam a entender que quando Ele estava criando o Universo, até mesmo antes de criar o planeta Terra, Ele já me conhecia e sabia por tudo quanto eu passaria. Então, às vezes vou la fora e olho para a imensidão do céu e lembro-me de que Ele me conhece. Aí, muitas de minhas orações se transformam em, mais do que uma lista de coisas que desejo, em louvor a Deus, pelo fato dEle saber de minha vida, minhas necessidades e das necessidades daqueles por quem sofro, choro e oro. A leitura de alguns dos nomes de Deus sempre me ajuda muito em minha busca por como é Deus. Eles são os seguintes: Elohim – O Forte, divino (Gênesis 1:1); Adonai – Senhor, indicando uma relação de Mestre para servo (Êxodo 4:10, 13); El Elyon – O mais Alto, o mais Forte (Gênesis 14:20); El Roi – o Forte que enxerga (Gênesis 16:13); El Shaddai – Deus Todo-Poderoso (Gênesis 17:1); El Olam – eterno Deus (Isaías 40:28); Yahweh – SENHOR “Eu Sou”, significando o Deus eterno auto-existente (Êxodo 3:13,14).
Creio que me é exigida MUITO MAIS FÉ quando ao final de minhas orações eu pergunto ao Senhor: “O Senhor entendeu direitinho do que eu preciso? O Senhor se tocou de como aquela mulher está desesperada com aquele tumor malígno? O Senhor percebeu perfeitamente a quantidade e o nível de sofrimento daquela criança espancada diáriamente? O Senhor já sabe de quanto dinheiro eu preciso para hoje e para a minha aposentadoria? O Senhor esta acompanhando o sofrimento do povo Sírio no país comandado pelo ditador Bashar al Assad? Muito bem! Então, ao final, pronuncio as palavras: “SEJA FEITA A SUA VONTADE e não a minha. Amém”. Confesso que preciso de mais FÉ para dizer estas palavras finais, porque lá no mais profundo e no mais secreto de meu coração habita um medo insistente em não me abandonar. Olho pra trás e posso contar milhares de milagres, intervenções inesperadas e inéditas do Senhor em minha vida. Mas, quando se trata de olhar pra frente, o danando do medo que fez uso capeão das profundidades secretas de meu coração consegue aparecer de novo botando medo na minha FÉ… O que eu faço então? Copio Jesus. Cada vez que satanás tentou o Senhor, recebia um trecho da Bíblia como resposta. Faço o mesmo. Vivo recitando versículos da Palavra ao meu coração. O faço até calar a boca do medo indesejadamente residente nas entranhas deste coração velho.

“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Filipenses 3:20-21). Pense nisto. Deus os abençoe. Nassiffão.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


Qual Seu Propósito na Vida?
Por Flitz Klumpp

“Você parece ótimo!” – foi o que meu treinador de corrida no curso secundário me disse. “Se ao menos você não corresse tanto no mesmo lugar!” Esta era sua maneira sarcástica de me dizer que, como alguém sentado numa cadeira de balanço, meu estilo de corrida exibia muita atividade, mas quase nenhum progresso. Para muitos de nós a vida tende a apresentar-se assim. Estamos muito ocupados, mas o que temos realizado? Se realizamos pouco, por que continuamos a fazer as mesmas coisas que temos feito?


Sinto-me fascinado pela vida do homem mais sábio que já viveu: rei Salomão, filho de Davi e terceiro rei de Israel. Ele reinou no século X, AC, governando durante a era de ouro em Israel. Apesar das espantosas realizações e notoriedade, o resumo de sua vida, da perspectiva de seus últimos dias, foi que “É tudo vaidade (sem sentido)” (Eclesiastes 1.2,14).

Olhando para Salomão e tudo quanto ele alcançou durante sua célebre existência, não posso deixar de perguntar: “Como alguém que começou tão bem, e fez tantas coisas, pode chegar ao final da vida e concluir que o que realizou não fazia sentido?”

Muitos começaram idealisticamente fazendo algo que sentiu daria significado à sua vida, para depois se desiludir. Tenho observado isto em muitos que começam carreiras militares. São idealistas e pensam que podem ajudar a realizar coisas importantes, mas a realidade da guerra os leva à decepção. A resultante perda de propósito pode contribuir para o transtorno do estresse pós-traumático (PTSD, em inglês). O mesmo tipo de decepção é experimentado por pessoas envolvidas com a política e o mercado de trabalho.

Todos desejam que a vida valha a pena; todos desejam uma vida significativa. Sempre penso na afirmação do filósofo Blaise Pascal sobre o “vazio com forma de Deus”, que existe no coração de cada pessoa, um vazio que somente Deus pode preencher. John Maxwell, na "Bíblia da Liderança Maxwell", se refere a outro vazio: vazio com forma de vida, que somente pode ser preenchido por uma missão na vida.

A conclusão de Salomão que “tudo é inútil, é correr atrás do vento” (Eclesiastes 1.14), diz respeito ao trabalho feito “debaixo do sol” (Eclesiastes 4.7). Se o propósito para a vida não pode ser encontrado “debaixo do sol”, então precisamos procurá-lo em outro lugar: olhar na direção do céu! Se queremos encontrar verdadeiro significado e propósito, precisamos olhar para o próprio Deus.

Meu amigo e mentor de longa data, Joe Coggeshall, me desafiou durante anos a escrever uma “declaração de propósito de vida”. “Companhias de sucesso têm uma declaração de propósito ou missão”, ele me dizia. “Por que você não pode ter a sua?” Finalmente aceitei o desafio e, desde então, descobri que considerar e por em palavras meu propósito na vida, transformou-se numa bússola que me permite rejeitar o bom em favor do melhor.

Na versão Amplificada, Paulo escreve:“(Porque o meu firme propósito é) que eu possa conhecê-lo (a Jesus Cristo) – [que eu possa progressivamente conhecê-lo pessoalmente mais profunda e intimamente, percebendo e reconhecendo e compreendendo as maravilhas de Sua pessoa mais forte e claramente]” (Filipenses 3.10). No que diz respeito a propósito de vida, este me parece bem razoável.

Qual é o seu propósito? Por que você faz o que faz? Se você não tem uma declaração de propósito de vida, por que não faz uma?

Próxima semana tem mais!

Fritz Klumpp e sua esposa, Ann, vivem em Ashland, Virgínia, EUA. Ele foi piloto da Marinha Americana, serviu durante a Guerra do Vietnã, aposentou-se depois de uma carreira como piloto na Delta Air Lines. Foi durante vários anos diretor executivo do CBMC-USA e atuou no ramo imobiliário. Seu web site é www.fritzklumpp.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.

MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

Pessoas especiais

Bianka Forato


Pessoas são especiais do modo como são... Existem aqueles que são loucos, que amam viver em liberdade voando como um pássaro. Tem os que que passam e te marca de uma forma, que quando não está perto te faz falta. Existe também aqueles que são palhaços, te fazem rir, te faz bem. O companheiro de todos os momentos desde os mais tristes ate os mais especiais. Existe aqueles que em simples palavras torna seu dia mais especial. Aqueles que são mais sérios, que impõe respeito, até mesmo medo, mas que também é uma pessoa carente. Existem aquelas que se destacam pelo jeito descontraído de ser, mas por dentro só Deus sabe como é que estão, muitas vezes tristes e sem rumo.Tem aqueles que são baixinhos e invocadinhos. Também tem aqueles que choram junto com você, aqueles que também sentem tua dor. Existe aqueles que cutucam o tempo todo, mas é gente boa. Têm aqueles que são como psicólogos, te ouvem, e apenas falam "vai dar tudo certo". Existe os estilosos,
 taxados muitas das vezes de metidos, mala, mas quando você conhece de verdade, passa a amar. Aquele que adora uma novidade, um bafão. Tem aqueles q são ciumento te querem só pra si, mas na verdade é uma pessoa cheia de amor que apenas expressa muitas vezes demais aquilo que senti. Pessoas que te conhece apenas pelo olhar, já fala "esta tudo bem mesmo?". Existe os extremamente inteligentes, que dá até raiva de conversar porque você nem tem ideia do que está falando. Aqueles que adora um fervo, esbanja alegria e sorri que ate contagia. Os que adoram dormir e assistir um filminho de boinha. Tem os que são amáveis, e adoráveis, mas quando se irrita sai de baixo. Enfim, existem tantos... MAS O MAIS IMPORTANTE É QUE DEUS AMA A CADA UM DE UMA FORMA ESPECIAL! E devemos amá-los também, pois é um mandamento do s2 de Deus! AMIGOS, são todos meus amores!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O azeite de oliva e a saúde


MEDICINA E SAÚDE -- Azeite de oliva -
O AZEITE DE OLIVA E A SAÚDE


            As gorduras representam 33% do total da energia ingerida diariamente. Para uma alimentação saudável, seria essencial substituir o consumo de gorduras saturadas por monoinsaturadas, como é o caso do azeite - chave para uma saúde melhor.
            As últimas novidades nutricionais coincidem em assinalar que o uso de azeite de oliva reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. Além disso, numerosos pesquisadores, médicos e nutricionistas afirmam que o azeite de oliva é uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser extraído da fruta e especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.
            Outros benefícios do azeite de oliva são:
  • Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos;
  • Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;
  • Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos;
  • Acelera as funções metabólicas;
  • Produz efeito protetor e tônico da epiderme;
  • Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.
            O azeite de oliva é o mais adequado para ser consumido tanto ao natural como em fritura. Em virtude de sua composição, o azeite de oliva mantém suas propriedades, mesmo nas temperaturas mais elevadas. Uma fritura feita em azeite de oliva, na temperatura adequada, protege o alimento mantendo suas propriedades e incorporando seus elementos positivos.

O AZEITE DE OLIVA E A PELE

            A oliveira e o azeite de seu fruto têm sido parte da cultura mediterrânea desde suas origens. Além de ser utilizado na alimentação, servia como remédio e produto de beleza, entre outros. Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para sua pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então, criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade. Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.
            O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A oliveira é uma árvore capaz de regenerar e autoproteger.
            Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: funciona como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção; melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.

ESPANHA: TRADIÇÃO EM AZEITE DE OLIVA

            A Espanha conta com uma longa tradição na elaboração do azeite de oliva. O cultivo de oliveiras se remonta há seis mil anos, embora desde a pré-história já existissem oliveiras selvagens. Atualmente, a Espanha é o produtor líder mundial de azeite de oliva, exportando para mais de 100 países, estando entre os primeiros Itália, França, Estados Unidos, Japão e Austrália. Localizam-se na Espanha conceituados órgãos que verificam a qualidade do produto, entre eles a sede do Conselho Internacional para o Azeite de Oliva.
            A gastronomia espanhola é amplamente conhecida pelo uso do azeite de oliva, uma das razões pelas quais sua cozinha é tão saudável. O azeite de oliva é também um dos ingredientes básicos de muitas entradas, como é o caso da famosa "Tortilla de Patata", por exemplo. Além disso, muitas verduras e peixes são preparados com azeite de oliva e alho.

PROCESSO DE PRODUÇÃO DO AZEITE DE OLIVA

            Os olivais cobrem vastas áreas da região mediterrânea, particularmente na Espanha. Em maio, as flores nascem em todo seu esplendor. Entre junho e outubro elas amadurecem. No início, as azeitonas são verdes. Com o tempo, ficam escuras até adquirir cor preta. Tanto as mais verdes quanto as maduras podem ser apreciadas.
            A colheita da azeitona acontece geralmente entre novembro e fevereiro. Cada oliveira gera cerca de 15 a 50 quilos de azeitona. Após 24 horas de colhidas, as azeitonas são levadas para a trituradora. Nessa fase, se produz uma pasta da fruta inteira, inclusive o caroço. Geralmente, esse processo é realizado em trituradoras de pedra de granito. A pasta é estendida em cestos, que são empilhados e colocados em prensas. A prensa aplica forte pressão e, à medida que o faz, a pasta se transforma num suco composto por água e azeite. Numa próxima etapa, o azeite fica repousando e a água vegetal é tirada em centrifugadoras. Após esse processo, obtém-se aproximadamente um quilo de azeite de oliva virgem para cada cinco quilos de azeitona. 

Importância do Azeite para a saúde


Indispensável nas saladas e opção saborosa na hora de cozinhar, o azeite, extraído da prensagem da azeitona, também é conhecido como ouro líquido. Sabe o motivo? É porque ele traz inúmeros benefícios à saúde. Por isso, tem feito, cada vez mais, parte das mesas brasileiras.

De acordo com a nutricionista Joana Jakobowicz, da empresa de consultoria nutricional Sob Medida Nutrição Inteligente, o azeite é fonte de gordura monoinsaturada, reduzindo o LDL – conhecido como mau colesterol. Também contém ômega-3 – que reduz o nível de pressão arterial e o “mau” colesterol –, vitamina E – potente antioxidante que combate o envelhecimento precoce –, além de substâncias denominadas ligninas – que protegem contra o câncer ao reprimir precocemente as mudanças de células cancerígenas. Entendeu agora por que o apelido de “ouro líquido”?

“Indicamos consumir quatro colheres de sobremesa por dia, para quem não tem problemas de peso”, informa a nutricionista. É que, apesar de nutritivo, o azeite é calórico. Para quem precisa de uma dieta mais controlada, a especialista orienta ingerir duas colheres de sobremesa por dia, na salada e nos alimentos em geral.

Há uma infinidade de azeites disponíveis no mercado, do extravirgem, passando pelo virgem fino, puro, virgem semifino e refinado. Joana ressalta que as melhores opções são os prensados a frio – conhecidos como extravirgem, que são os mais puros –, pois durante o processo de refinação do azeite, algumas propriedades nutricionais são perdidas.

O extravirgem é indicado para consumo in natura, nas saladas, nos pães e nos queijos. Os demais podem ir ao fogo. Porém, não se esqueça que algumas propriedades nutricionais podem ser perdidas nas altas temperaturas.

O importante é que você inclua no cardápio a quantidade ideal de azeite. Assim você usufrui, no dia a dia, dos ótimos benefícios que esse “ouro líquido” proporciona.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A RAIZ AMARGA -


DT 29:18 -  Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;
DT 29:19 -  E aconteça que, alguém ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme o parecer do meu coração; para acrescentar à sede a bebedeira.
 Em Hebreus 12:15 encontramos a expressão: "Raiz de Amargura" e muitas pessoas associam essa figura com a mágoa que alguém pode ter contra outra pessoa. No entanto, a raiz amarga é isso e muito mais. Conforme podemos verificar em Dt. 29:18-19, a raiz de amargura é qualquer secreto anseio maligno que desconsidera as advertências da Palavra de Deus. Esse anseio é chamado de "raiz" porque fica bem escondido no solo do coração que o conserva, e é chamado de "amargo" porque, se pudesse ser transformado em comida, teria um gosto muito ruim.
A raiz amarga, portanto, está no coração de qualquer pessoa que tem anseios que desagradam a Deus e que pouco se importam com isso. Ela está no coração do invejoso, do soberbo, do odioso, do imoral e do avarento e, quando brota traz à luz as ações mais sujas, perversas e egoístas.
Arranquemos,  tais raízes venenosas de nossos corações e cultivemos no solo de nossa alma tudo o que é da justiça e da verdade. É a Palavra de Deus a boa semente. Lancemo-la em nossa terra, reguemo-la com orações e comamos e distribuamos o seu fruto.
SL 51:10 -  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Pr. Antonio Mendes ( Patorais)

Pastor Léo Pereira Ministrando na Bethesda


Congresso de mulheres Aos pés da cruz



























fotos do congresso de mulheres aos pés da cruz